quinta-feira, 4 de maio de 2017

ARREPENDIMENTO = TRANSFORMAÇÃO DO CARÁTER DE PEDRO






Não seria justo com a figura emblemática de Pedro, terminar a sua história e deixar de falar em que homem ele se transformou depois de ter negado a Cristo. As vezes só vemos, ou fica marcada a pessoa pelas coisas que fizeram de errado e quase nunca pela sua transformação boa ou pelas qualidades que essa mudança foi capaz de fazer.
Uma vez ouvi que devemos exaltar as qualidades dos irmãos, pois as falhas sempre serão maiores que as qualidade devida a nossa condição humana e agindo assim estaremos edificando cada vez mais para que o melhor cresça e as falhas diminuem ao ponto de desaparecer. 
Nem todos nós somos de todo bons e nem de todo maus, mas no ser humano existe uma coisa chamada índole que pode, dependendo da pessoa pender tanto de uma lado ou para outro. Começa ai a construção do caráter de cada um. Dependendo como fomos criados, dependendo do meio social, do meio familiar, dependendo de várias vaiáveis, principalmente as psicológicas tendemos a sermos de jeito ou de outro. 
Como já era de se esperar de Pedro por alguns momentos vividos ainda junto a Jesus, ele se tornou o líder dentre os discípulos que a partir do retorno de Jesus ao céu, passaram os 12 a serem chamados de Apóstolos, já sendo Matias o substituto do traidor Judas Iscariotes. Tudo o que ele falava e a forma que agia estava conforme as Escrituras tendo como exemplo as passagens do Livro de Atos 1:15 até Atos 2:14-21. Acabaram-se o modo rude de falar, a rispidez ao tratar os outros e a completa falta de argumentos. Quem estava diante deles naquele momento era um homem sereno, correto, prudente, porém cheio do Espírito Santo de Deus. Ali a frente de uma multidão se encontrava um homem que aprendeu com seus erros, se arrependeu e descobriu no amor de Deus a grande mudança que foi capaz de transformar o seu caráter distorcido. 
No episódio do derramamento do Espírito Santo junto as discípulos no início do Livro de Atos demonstra muito bem isso, pois Pedro exorta uma multidão que não entendia o que estava acontecendo no meio deles e levantou-se rumores de que os discípulos estava embriagados, porque eles falavam em línguas estrangeiras e línguas estranhas. Pedro com inteligência argumentativa dirigiu-se e advertiu a multidão mostrando que pela Palavra que esse acontecimento já tinha sido descrito pelo Profeta Joel e por isso estava sendo cumprida uma profecia. Ele também falou sobre a atitude do povo foi sido o grande responsável pela morte Jesus; e mais uma vez ele explica que o que Davi disse não era sobre ele mesmo, ou seja, pela sua própria ressurreição, mas sim por um futuro que ainda iria chegar; já que ele também era Profeta de Deus e falava da ressurreição de Cristo.
No final das contas Pedro pregou para essa multidão e muitos temeram e quiseram se arrepender e dos 120 seguidores que existia no início do Livro de Atos com essa pregação de Pedro se transformou em 3 mil e depois em 5 mil. Muitos deles conheciam a Pedro e sabiam que algo muito extraordinário tinha acontecido com ele, pois sabiam de onde ele vinha, como ela viviam, ou seja, sabiam do passado dele. Tamanha foi essa transformação que ele chamou a atenção de todos e principalmente dos líderes religiosos da época, pois não acreditavam do que saía de sua boca já que ele não tinha acesso as Escrituras como eles. 
Quando permitimos que Deus aga em amor em nossas vidas, que nos limpa dos pecados, dos erros, das dores, das feridas; Ele literalmente transforma água em vinho. A água era um líquido que naquela época não era muito boa de se beber devido ao fato de ser retirado de poços que muita das vezes era misturada com o barro e assim não tinha aquele gosto de água que a gente conhece hoje em dia como água potável. O vinho por sua vez era a bebida que mais se utilizava naquele tempo e também de fácil acesso para todos. Quando comparo a transformação do caráter de Pedro ou de qualquer um de nós, me lembro de um dito popular que diz: "Fulano mudou da água pro vinho" . É interessante constatar que muitos de nossos ditos populares saíram dos textos ou de passagens bíblicas e está enraizados em nossa memória afetiva até porque ouvimos nossos avós ou pais falarem assim porque eles também ouviam em casa quando pequenos de seus avós e pais.
Esse ditado popular em específico cabe aqui nesse momento, porque se trata do primeiro milagre feito por Jesus nas Bodas de Canã na Galileia (João 2:1-11). Não me aprofundando muito o que aconteceu é que por ser uma Bodas, ou seja casamento, essa festa duravam dias e por isso não poderia faltar de jeito nenhum nem comida e nem vinho. Jesus, os discípulos e sua mãe Maria foram convidados e como era o normal as mulheres serviam os homens nessa ocasião. Maria, lá nos bastidores da festa,  sabendo que tinha acontecido, foi até Jesus e disse que o vinho havia acabado e isso traria desonra para o anfitrião da festa. Apesar de Jesus afirmar que sua hora ainda não havia chegado, Ele vai onde se encontravam as talhas para guardar água e pediu que os empregados enchessem de água e assim que foi feito Ele mandou novamente que levasse o conteúdo para que o mestre de cerimônias fosse servido. O espanto veio quando que derramado no copo do mestre de cerimônias era vinho e não água. E detalhe o vinho estava tão bom que ele foi parabenizar ao noivo por tamanha qualidade do produto e o elogiando porque todos deixam o vinho ruim pra ser servido depois que todos não pudessem mais discernir o gosto de tão bêbados, mas que ele serviu o bom vinho no começo do casamento e o melhor depois.
A expressão "mudar da água pro vinho" e diga-se de passagem, vinho muito bom e da melhor qualidade, cabe no entendimento de com o a vida de Pedro foi transformada quando o amor de Deus entrou na vida dele logo após ele ter negado a Cristo e ter entendido que o que ele fez foi mentir e virar as costas para aquele que ele mais amava na vida dele a ponto de deixar tudo e todos para trás e segui-Lo. O que quero dizer é que quando Deus toca e nos arrependemos de nossos erros somos capazes de mudar radicalmente o nosso ponto de vista, nosso caminho e nossa direção e seguir a Cristo. Foi isso que aconteceu com Pedro, comigo, com todos aqueles que creram em Jesus e na Palavra de Vida Eterna que Ele nos deixou. Todos mudamos quando Jesus toca em nós, no profundo e no oculto; todos nós sucumbimos as nossas maiores fraquezas por conta de um amor que não conseguimos entender ser tão grande e a única certeza que temos é que não somos merecedores de todo esse amor.
Pedro seguiu sua missão como Apóstolo de levar ao povo ao arrependimento e mostrar que existe uma vida melhor a ser vivida nesse mundo corrompido. Ele foi um grande exemplo de que quando existe o verdadeiro arrependimento existe transformação de caráter, existe conversão genuína, existe salvação.
Pedro viveu seus dias saindo e entrando de prisões por conta de seu testemunho e pelo o que ele pregava; foi um homem respeitado no meio deles e fora deles; foi aquele que fez as mesmas coisas que Jesus fez como milagre, prodígios e maravilhas; ao comando de sua voz pessoas eram curadas e até sua sombra surtia o mesmo efeito entre os enfermos.
O que falar de uma figura assim que deu início junto com os outros companheiros a essa árdua tarefa de continuar a proclamar o Evangelho na sua essência e levar a salvação a todos que acreditavam, se batizavam e se convertiam? Milhares de pessoas foram alcançadas tendo os 12 como início. e seria injusto de minha parte não descrever em que este homem pescador humilde de num lugarzinho na Galileia foi capaz de fazer...


ELE SE TORNOU LITERALMENTE O QUE JESUS DISSE A ELE SE TORNARIA UMA CERTA OCASIÃO: DEIXE A REDE DE LADO, PORQUE TE TRANSFORMAREI EM PESCADOR DE HOMENS.

As grandes transformações não acontecem grandes; Deus quando age não age na grandeza, Ele gosta de trabalhar nos começos, começar pelo início, pelo pequeno, pelo micro para que quando a transformação estiver completa, plena, totalizada e grandiosa conforme é a Sua graça, toda honra e toda glória sejam dadas e Ele tão somente.

Que Deus possa começar esse início em seu coração e que você diminua para que Ele literalmente cresça em você!




Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM