domingo, 14 de maio de 2017

ANAS, MARIAS E AFINS








Existem muitas Marias, Anas, por esse mundo a fora e elas são a tipificação do que é ser mulher e principalmente ser MÃE. Eu mesma sou uma delas, porque sou mulher, mãe, avó e Ana também. A nossa sociedade nos cria para sermos mães desde de muito cedo quando nos apresentam o nosso primeiro brinquedo a boneca e seus acessórios. Aprendemos que sempre temos que nos comportar, aprender a cozinhar, limpar e tomar conta de uma casa para que no futuro, as vezes não muito distante, o que era brincadeira de criança passaria a ser um fato real,  só que dessa vez o bebê não viria mais de um o pacote de presentes e sim de seu ventre, ou seja, você estaria grávida...você seria MÃE. 
Ser MÃE é um desejo que muitas mulheres tem, mas nem todas são agraciadas por poderem gerar outras vidas. Deus nos deu essa função criando o nosso corpo capaz de gerar vida. Parei nessa semana, sendo domingo Dia das Mães, para pensar de como era e ainda é difícil para uma mulher saber que não pode fazer aquilo que foi nos dado como sendo a nossa "função", biológica e moral diante da sociedade que é gerar filhos. Como deve ser doído para uma mulher olhar para si mesma diante o espelho e se perguntar o porque eu não posso ter filhos, principalmente para as que são casadas? É um fardo que para muitas é difícil de carregar. Existem aquelas que não se ligam nisso e focam em coisas diferentes, mas não quer dizer que pensam diferentes que não tenham seus sonhos e que seu foco seja o errado. Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado para alguém? Quem somos nós para julgar o que essas mulher são ou não são erradas em suas escolhas. Trata-se simplesmente de escolhas as vezes.
Existiram várias figuras de mulheres que foram abençoadas ou mesmo mencionadas na Bíblia que de alguma forma fizeram parte de momento importante da história da humanidade do ponto de vista Cristão. Fora dessa visão, tais como algumas mulheres vista na imagem acima, existiram trocentas delas em que seus feitos causaram impactos significantes tanto no meio das artes, ciência, literatura, música, cinema, moda, política, causas humanitárias, ou seja, em vários segmentos de nossa sociedade. Mas o que uni e as ligam foi um desejo de fazer algo que fizesse diferença no meio em que elas estavam inseridas. Elas queriam ser ouvidas e quando a voz lhes faltava as atitudes falaram por si só. Mulher tem esse dom, de acolher, agregar, de juntar, de somar, de ver além e de como ajudar. Quer dizer que mulher não tem defeitos? CLARO QUE TEM, PORQUE SOMOS TODOS SERES HUMANOS E POR ISSO PASSÍVEIS DE GRANDE FALHAS. Mas a mulher tem características que o homem não tem e essa é a grande graça da raça humana...somos iguais em nossas diferenças e por isso somos tão amados por Deus. 
Mulheres sempre são rotuladas e estigmatizadas por suas ações, mas gostaria de destacar 10 mulheres da Bíblia que fizeram diferença e servem de inspiração para muitas de nós.

EVA: Já ouvi gente falar que quando encontrar no Céu com Eva vai querer pegar ela pelas orelhas...rsrs, mas se acalmem povo, vejamos o contexto por um outro aspecto. Significado de Eva é "a que vive" e ela foi a primeira mulher a habitar o mundo. Foi retirada da costela de Adão e veio para fazer uma parceria com ele, porque não era bom que o homem vivesse só. Vamos dizer que juntos cometeram o pecado que deu o pontapé inicial para a existência humana na Terra, pois eles foram expulsos do Éden e a partir desse momento Adão e Eva começaram a viver como marido e mulher. A consequência dessa relação vieram os filhos e assim caminhou a humanidade. Eva de certo modo foi a mãe das mães, pois foi a primeira gerar filhos. Ela foi a primeira mulher na face da terra.

SARA: Ela era cheia de fé, respeitosa, bonita e foi a mãe do povo de Israel. Ela já não era tão nova quando abandonou tudo e foi viver em tendas com seu marido Abraão para o apoiar. Ela no auge de sua velhice e crendo sempre na Promessa de Deus (para Deus o tempo Dele é diferente do nosso, diga-se de passagem...), aos 90 anos Deus finalmente lhe deu o filho tão esperado e desejado que foi chamado de Isaque.

MIRIÃ: Era a irmã mais velha de Moisés, profetisa, líder de louvor, inteligente e muito corajosa. Ainda menina ela ficou ao lado de seu irmão bebê vigiando nas margens do Rio Nilo na esperança de saber para onde iria seu pequeno e indefeso irmão. Seguindo-o viu que a filha de faraó o encontrara e rapidamente se apresentou dizendo que ela sabia de uma mulher juntos aos hebreus que havia a dado a luz a pouco tempo e que poderia alimentá-lo e assim Moisés voltou para os braços de sua MÃE. Criado o palácio de faraó anos depois Moisés foi o libertador o seu povo hebreu da escravidão e seu primeiro líder. Miriã era muito respeitada junto ao seu povo.

RAABE: Mulher corajosa, crente em Deus, salvadora de sua família que para ajudar a sua família numerosa precisava se prostituir em Jericó. Sabendo dos feitos do Deus de Israel ela acreditou que Ele acabaria com Jericó e assim ajudou a 2 espias a se esconder; por isso Deus ordenou que tudo fosse destruído e morto em Jericó menos Raabe e sua família. Por sua fé uma mulher desprezada pela sua condição de prostituição ganhou um lugar entre o povo de Israel e se tornou antepassada de Jesus sendo mencionada em Sua genealogia. Ganhou um lugar também entre os heróis da fé do povo hebreu.

DÉBORA: Juíza, profetiza e líder de guerra. Ela era uma profetisa e juíza num tempo em que não existia rei em Israel e por isso ela foi levantada para liderar e colocar ordem na casa. Ela convocou o exército e animou os guerreiros que derrotaram os seus opressores. Debaixo da liderança dessa mulher de grande fibra e coragem Israel viveu tempo de paz por 40 anos. Em Juízes 5:7 menciona Débora com o sendo a MÃE levantada para o povo de Israel.

RUTE: Ela era uma mulher leal, dedicada, trabalhadora e fiel a Deus mesmo esta não ser israelita. Seu marido sim era um hebreu e no momento em que o perdeu para a morte ela se viu sozinha com sua sogra que a disse que ela poderia ir embora. Mas Rute não abandonou-a a própria sorte, porque sua sogra já era viúva e agora só tinha Rute como parente. Rute ganhou seu lugar junto aos hebreus por sua dedicação a Deus e seu amor por sua sogra. Ela abandonou sua casa e família para cuidar da sogra e seguir a Deus. Trabalhadora e respeitosa ela conquistou o coração de Boaz e ela foi bisavó do Rei Davi. 

ANA: Ela era uma mulher de oração, fiel, adoradora e MÃE do profeta Samuel. Durante seu casamento com Elcana ela era humilhada por Penina por ela não conseguir dar filhos ao marido como Penina dava. Ana desejava muito dar esse filho ao marido, mas confiava muito que Deus o daria a ela. Certa vez indo a família apresentar sacrifícios a Deus em Siló, uma outra cidade diferente da que eles moravam, ela orou com fé e pediu um filho durante o caminho e disse que se ela tivesse essa benção ela entregaria o filho para o Senhor. Assim Deus fez com Ana e ela entregou Samuel depois de desmamar no Templo onde ficou aos cuidados do profeta Eli. Apesar da distância ela nunca deixou seu filho esquecido, pois todos os anos no período de adoração ela visitava-o no Templo. Samuel cresceu e se tornou um grande profeta ungindo Saul e depois Davi a Rei de Israel e Ana depois de Samuel teve mais filhos.

ESTER: Ela praticamente participou e ganhou o primeiro concurso de beleza da humanidade sendo o grande prêmio ser a Rainha da Pérsia e se casar com o Rei Assuero. Além de bonita ela era inteligente, sensata e muito corajosa, pois arriscou sua própria vida para salvar seu povo de um grande massacre arquitetado pelo conselheiro do Rei Hamã que queria destruir o povo de Israel. Ester recebeu de Deus beleza, graça, inteligência para que ela pudesse proteger e ajudar seu povo.

MARIA: Moça humilde, obediente, pensadora e MÃE de Jesus. Noiva de José, simples foi escolhida para ser MÃE e luz e dar ao Filho de Deus o que seria um grande desafio e uma grande missão. Ela por sua vez não rejeitou essa missão, ao contrário, aceitou com fé e determinação de fazer o melhor. Educou, amou com seu amor de MÃE a Jesus até o fim. Sofreu a pior dor que uma MÃE pode sentir na vida que é ver seu filho morto inocente diante de seus olhos, mas viveu a maior de suas alegrias ao vê-Lo ascender aos Céu ressurreto e glorificado.

PRISCILA: Professora, corajosa, cooperadora e líder na igreja. 
Priscila foi exemplo de trabalho em equipe, pois junto com marido Áquila abriu sua casa para ensinar a Palavra de Deus e assim estabeleceu-se lá uma igreja. Amigos de Paulo ela ajudou a preparar Apolo que seria um companheiro de jornada de Paulo para missão de evangelizar e levar a salvação aos gentios.


Não importa se você é mãe ou não, se você tem a sua ao seu lado hoje ou não, simplesmente acredite que você pode fazer grandes feitos que começam de maneira celular. Um gesto, uma palavra, um abraço, uma ajuda, pode fazer e ser a diferença na vida de alguém e uma coisa que Deus deu sobra pra mulher é um jeito agregador que acolhe sem se dar conta, porque a palavra chave é acolhimento. Abraço é acolhimento, respeito é acolhimento, amor é acolhimento. Sejam férteis não somente para gerar filhos, mas para gerar exemplos passíveis de serem seguidos e com isso ser lembrada por quem você foi para alguém e principalmente aproveitem ao máximo o tempo em que essas mulheres importantes em suas vidas ainda estejam junto de vocês.

FELIZ DIA SE SER MÃE... FELIZ DIA DE SER MULHER!


Cristina Miranda - Espaço Elohim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM