quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SOMOS SEMENTES: SOMOS VIDA!



Sementes, pela pesquisa ao dicionário quer dizer grão ou qualquer substância que se lança a terra para germinar; grão ou parte do fruto próprio para reprodução; germe, princípio; origem. Sabe-se também que ao lançar uma semente ao solo, para que ela germine, ou seja, cresça uma nova planta é necessário que haja a “morte” desta semente, pois ela deixa de ser o que é para se transformar em algo que estava dentro dela e que somente fazia parte dela. A semente é o princípio, o início de uma existência tal seja ela uma planta, animal ou ser humano.

Deus criou o mundo através de uma semente lançada, uma ordem dada que deu origem a toda a organização do universo e, por conseguinte a harmonia de tudo o que conhecemos hoje. Pensar em semente é pensar em começo. Deus deu início a nossa própria existência quando deu a seguinte ordem: “Que haja luz!” (Gn 1:3). Ele já tinha criado as coisas, mas elas estavam desorganizadas e por isso ao declarar a Palavra de ordem, aí sim, se deu origem as coisas como nós as conhecemos. A semente lançada neste caso foi a Palavra e este lançar não só organizou o caos, mas também deu início ao verdadeiro ciclo da vida. Podemos entender também que hoje somos sementes prontas para eclodir, ou seja, desabrochar, com a ajuda incessante de Deus. Como sementes levamos a vida de Cristo dentro de nós e no momento que nos lançamos em terra fértil, vemos surgir coisas novas, bênçãos, frutos. Estes frutos são aqueles que se fala com clareza em Gálatas 5:22, pois eles são a essência do Pai. Somos levados a eclodir no ministério em que fazemos parte, na nossa vida diária, na nossa intimidade com Deus, ou seja, em tudo em nossa vida.

Uma das coisas que a semente necessita para viver é de luz que veio através da vida de Cristo, pois é a verdade e a vida conforme se fala em João 1:4-9; 3:19; 8:12 e 1 João 1:5-7 dentre outros. Além de luz a semente necessita de água e ela é trazida pela Palavra de Deus que traduz o sentido bíblico que seria a fonte de água viva, porque se Jesus é esta fonte, a mesma é a Palavra vinda de Deus. A semente para germinar forte precisa estar plantada em uma terra fértil, e, portanto, precisamos nos lançar em um lugar em que se prega a Palavra de Deus genuína, pois saberemos que ali daremos bons frutos. A semente precisa de proteção para as adversidades do tempo (chuva, frio, calor), ou seja, as aflições vividas pelo cristão no dia-a-dia. Jesus nos exorta “Tende bom ânimo, pois eu venci a morte!”. Esta proteção, este ânimo entendo como sendo o próprio Espírito Santo deixado por Jesus conforme Ele havia prometido em João 14:16, para nos consolar e nos ajudar. Tendo luz, água e proteção a semente cresce saudável e forte, podendo vir qualquer situação em que ela não suplantará ao mau tempo.

Assim somos nós quando nos colocamos como sementes nas mãos de Deus, sulcados bem fundo e em terra fértil criamos raízes fortes e com isso ficamos firmes sem vagarmos pela incerteza; sendo molhados com as água vinda do trono, temos a certeza de que existe vida e vida em abundância em nós; e estando debaixo da proteção do Espírito Santo podemos agir com ousadia porque sabemos que quem está conosco é maior do que no mundo está. Ser semente é ser vivo e ser vivo é ter Jesus Cristo vivendo dentro de nós, nos capacitando, ajudando, exortando, ensinando através do Espírito Santo de Deus! Portanto, FRUTIFICA!

Cris Miranda - Espaço Elohim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM