quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

HUMILDADE: O EXEMPLO DE CRISTO PARA NÓS (Filipenses 2:6)




Humildade segundo definição da língua portuguesa é virtude que consiste no sentimento da própria inferioridade ou fraqueza; modéstia, submissão, condição baixa, inferioridade social, pobreza e obscuridade. Achar-se humilde é considerar-se inferior a algo e isso não é humildade. Quando reconhecemos que somos inferiores a algo ou alguém (entendendo a autoridade/submissão) somos capazes de entender o que Jesus Cristo fez por nós e em quais condições foram estas.

Em nossa sociedade, humildade tem um sentido pejorativo, inferior e ruim, mas foi justamente por causa desta atitude de Jesus de se colocar em humildade perante Deus e aos homens (que por mais que ele fosse Filho de Deus ele veio até nós como um simples homem, no qual ele pode entender as mazelas humanas), que Ele foi exaltado e recebeu um nome acima de todo nome. Jesus, embora tenha sido e seja a divindade eterna, Ele se apropriou da humanidade com todos os atributos pessoais com exceção do pecado para nos mostrar qual é o real significado de servir e ser exaltado.

No AT o entendimento que se tem de humildade inclui um sentido inferioridade ou aflição, porém no NT é tido como qualidade pessoal de dependência de Deus e respeito por uma outra pessoa. Humildade não é condição natural do ser humano; é uma virtude dada por Deus através de um viver em santidade.

A essência da mente de Cristo era humildade e amor sacrificial pelo próximo, enquanto que a essência humana é o egoísmo e o orgulho. Enquanto o mundo naquela época repugnava a humildade, Cristo veio como Salvador humilde. Ele humilhou-se a si mesmo para tornar-se obediente a vontade de Deus, a qual o conduziu a morte de Cruz. Ele incentivou seus seguidores a serem humildes perante Deus e aos homens e também a praticarem a humildade como sendo uma virtude, uma qualidade.

A Palavra de Deus diz que aqueles que forem genuinamente humildes estes serão exaltados (Lucas 1:52). “Kenósis” é a palavra em grego que traduz o sentido do que Deus fez por nós; ou seja, Ele se esvaziou de sua glória, dos seus privilégios e se tornou semelhante ao homem.

A morte na cruz foi a sua humilhação final, pois nenhum cidadão romano morria por morte de cruz, no entanto, esta forma de morte trazia uma maldição do AT (Deuteronômio 21:23).

Ieseus em latim significa "Javé salva" e quando declaramos que “Jesus Cristo é o Senhor”, entende-se que existe 3 nomes nesta frase: Jesus seu nome terreno (Atos 2:22); Cristo seu título messiânico, (o messias Aquele que salva o povo dos pecados) ou seu nome intercessório (Atos 2:21) é Senhor, o seu eterno e glorioso título (Atos 2:36 e Apocalipse  17:14 – Rei dos reis e Senhor do senhores).

O Senhor deseja esta condição de humildes em nós para que possamos viver o melhor de Deus pra nossas vidas e receber de Dele toda autoridade. Cabe a nós ter o entendimento e receber esta atitude como exemplo.




Cris Miranda - Espaço Elohim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM