quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

JESUS QUEBRA PRECONCEITOS E DESTROE BARREIRAS: A MULHER SAMARITANA (João 4: 3-23)


Este texto mostra Jesus dando a verdadeira água da vida para uma mulher que talvez não tivesse nenhuma perspectiva de vida, e ao receber de Cristo a salvação tornou-se uma grande adoradora. No Evangelho Segundo João, capítulo quatro e versículos três ao vinte e três, Jesus estava indo da Judéia para ir outra vez à Galiléia. Antes era necessário passar por Samaria numa cidade chamada Sicar, perto das terras que Jacó, onde se localizava o seu poço. Observemos primeiro que antes era necessário passar por Samaria e Jesus foi parar perto daquele poço para descansar um pouco. Ele poderia ir para qualquer outro lugar, mas ali logo estaria uma mulher samaritana. Uma mulher que tinha como rotina ir todos os dias àquele poço pegar água, e mesmo não sabendo, ela buscava algo mais que saciar a sede física e Jesus estava ali. Ele chegou na hora certa na vida da samaritana e esta é uma segunda observação: Jesus sempre chega na hora certa na nossa vida.

Ela era mulher, samaritana e andava fora dos princípios vigentes na época. Não era uma pessoa bem vista, haja vista a hora em que ela pegava água no poço, por volta do meio dia. Ela não tinha nenhuma esperança e nenhuma perspectiva porque ainda não tinha bebido da água da vida que era o próprio Cristo. A samaritana desconhecia o que estava precisando. Ele conhece as nossas necessidades, os nossos problemas, o nosso vazio, as nossas aflições. Mateus 6:8, nos diz: ”O vosso Pai sabe o que vos é necessário antes mesmo de vós lho pedirdes!”

A terceira observação é que Jesus usa de uma tremenda estratégia quando começa a conversa com a samaritana pedindo água, já que naquela época os judeus não conversavam com os samaritanos - Jesus quebra um costume, um preconceito. Ele não faz acepção de pessoas. Todos são iguais! 
Observamos também que a samaritana ficou muito surpresa. A atenção de Jesus para com ela tocou lá no seu ponto fraco, lá na raiz do problema. Jesus estava falando do dom de Deus, da água da vida. No versículo 9, ela responde: “Senhor, tu não tens com que tirar água e o poço é fundo...” No versículo 12, ela diz mais ainda: “És tu maior do que Jacó, o nosso pai que nos deu o poço?” Duas coisas eu vejo nessa passagem: o poço é fundo! Para Jesus não há nada impossível. O poço pode ser fundo o quanto for e o túnel escuro demais para você, mas Jesus pode te livrar e te dar o escape.

A mulher samaritana adorava o poço de Jacó e Jesus sabia disso. Ela adorava o errado. O Único digno de ser adorado é Jesus, Ele e Seu Reino devem ser a prioridade. A mulher estava ali naquele poço precisando de algo para sua alma, para seu espírito e Jesus lhe deu da verdadeira água. “Quem dela beber, nunca mais terá sede". Ela confessou que queria dessa água para não ter mais sede.

A quarta observação é que Jesus faz com que ela confesse mais alguma coisa que estava dentro do seu coração. Versículo 16: “Disse-lhe Jesus: Vai chama o teu marido e vem cá. E a samaritana lhe respondeu que não tinha marido, porque ela já tivera cinco maridos e o último que estava com ela, não era seu marido. E Jesus lhe falou: Disseste a verdade". Ela foi sincera, transparente, verdadeira e trouxe tudo à luz. Não temos que enganar, mentir, ser falso, Jesus sabe de todas as coisas. Por isso temos que ter a nossa vida aberta, sincera também uns com os outros, isso é muito importante. Deus quer pessoas sinceras que reconheçam suas falhas. Por ter tido cinco maridos e mais um companheiro, a samaritana deixou claro que estava à procura de felicidade para preencher o seu vazio, a sua tristeza, e ela colocava suas expectativas nos maridos. O homem tem um vazio que é exatamente do tamanho de Deus. A nossa expectativa, a nossa esperança é Jesus, somente Ele nunca falha, nunca nos decepciona, não nos abandona, não nos deixa só.

Quando ela entendeu que Jesus era profeta, quis ser uma verdadeira adoradora e saber aonde deveria adorar. Jesus então lhe disse: “Nem neste monte e nem em Jerusalém, adorareis ao Pai...Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Sabe o que isso significa? Que um verdadeiro adorador independente de lugar, momento especial ou circunstância, ele adora em espírito e em verdade. Em espírito porque indica o nível que ocorre a adoração verdadeira, com total sinceridade, com toda disposição de ânimo e atingindo em cheio o coração do Pai. E verdade, porque esta é uma característica de Deus, um atributo Seu. Sendo assim esta é a classe que Deus procura a dedo: a dos verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade. O impacto de Jesus na vida dessa mulher foi tão grande que ela se tornou a primeira Evangelista da história cristã, levando para onde quer que ela fosse a mesma mensagem que Jesus a ensinou...QUE EXISTE UMA ÁGUA QUE MATA TODO O TIPO DE SEDE DA NOSSA VIDA, UMA ÁGUA QUE VEM DIRETO DO TRONO DE DEUS E QUEM DELA BEBER NUNCA MAIS SENTIRÁ SEDE!


Cris Miranda -  Espaço Elohim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM