segunda-feira, 21 de março de 2011

DÍZIMOS E OFERTAS




Dízimos e Ofertas


“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis; nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, sodomitas, nem LADRÕES, nem AVARENTOS, nem bêbados, nem maldizentes, nem ROUBADORES herdarão o reino de DEUS.”  -  1Co 6:9-10


ROUBAR: Despojar de dinheiro ou de valores; tomar furtivamente (praticado em oculto, secreto, dissimulado) ou por violência o alheio, ou seja, pegar ou reter para si algo que não te pertence.

LADRÃO: Quem furta ou rouba gatuno, salteador, indivíduo sem consciência.

AVARENTOS: Que tem avareza (apego, sórdido ao dinheiro, desejo ardente de acumular riqueza, mesquinhez, sovinice), parco em palavras ou louvores.


Seria estranho falar sobre dízimos e ofertas tomando como texto base 1Co 6:9-10? Soaria estranho enfatizar as palavras LADRÕES, AVARENTOS, E ROUBADORES?
Respondo que não, tomando também como estudo disso Malaquias 3:9 - “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim roubais, vós, a nação toda”.

Aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus, inclusive, aqueles que não dizimam e ofertam na casa do Senhor, porque podemos entender que eles estão “sonegando” o que é de DEUS!

Para compreender melhor este momento da Palavra sobre Dízimos e Ofertas, precisamos entender algo muito importante que foi declarado por Paulo na Carta aos Gálatas 3:17 – “E digo isto: uma aliança, já anteriormente confirmada por Deus , a lei, que veio 430 anos depois, não a pode ab-rogar (invalidar) de forma que venha a desfazer a promessa”, ou seja, aquilo que foi estabelecido na Época da Promessa com Abraão, não deixou de existir pelo fato da lei mosaica ter sido deposta pelo o que Cristo fez por nós na Cruz.

Dízimo significa a décima parte e em hebraico se fala “ma’aser”. Dizimar é um princípio assim como obediência e submissão, e, no entanto, ser obediente e submisso continuam sendo posturas que devem ser praticadas e incorporadas ao dia-a-dia da vida cristã, pois são chaves que determinam a nossa vitória. Porque é tão difícil entender e aceitar que dízimos e ofertas também fazem parte deste rol de posturas corretas que temos que ter diante de DEUS?

Nossa natureza é egoísta, orgulhosa e padecemos de medo o que muita das vezes nos impede de abrir nosso coração para que esta verdade rhema faça parte de nossa vida. O que também dificulta o nosso entendimento é não compreender que não temos nada (dinheiro, carro, casa, etc).

No Antigo Testamento o dízimo era usado primeiramente para cobrir as despesas do Templo e o sustento dos sacerdotes. No profundo do entendimento sobre dízimo, DEUS é dono de tudo (Ex 19:5; Sl 24:1; Ag 2:8). Nós fomos criados por Ele e a Ele devemos o fôlego de vida (Gn 1:26-27). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente DEUS (Jó 1:21; Jo 3:27).

O Novo Testamento nos ensina que devemos nos lembrar que somos meros mordomos dos bens que o Senhor nos “dá”; que devemos decidir de todo coração, servir a DEUS e não ao dinheiro, pois cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3:5), dizimar é a nossa contribuição para promoção do reino de DEUS, especialmente para a obra da igreja local e a disseminação do evangelho pelo mundo (Fp 4::15-17), para ajudar os necessitados (Gl 2:10), para acumular os tesouros no céu (Mt 6:20) e para aprender a reverenciar o Senhor (Dt 14:232-23).

Porque tenho que ser um dizimista?

1 – Porque dízimo é SANTO (Lv 27:30)
2 – Porque quero ser participante das grandes bênçãos de DEUS (Ml 3:11)
3 – Porque amo a obra de DEUS na face da Terra (Ml 3:10)
4 – Porque não quero ser amaldiçoado e não entrar no reino de DEUS (Ml 3:9)
5 – Porque DEUS é dono de tudo (Sl 24)
6 – Porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de DEUS (Dt 14:23)
7 – Porque mais bem-aventurado é dar do que receber (At 20:35)
8 – Porque DEUS ama ao quem dá com alegria (2Co 9:7)
9 – Porque tudo vem das mãos de DEUS (1Cr 29:14)
10 – Porque não sou avarento ((1Tm 6:10)
11 – Porque meu rico tesouro está no céu (Mt 6:19-21)
12 – Porque tudo que peço, recebo! (Mt 7:7-9)
13 – Porque obedeço a DEUS (At 5:29)
14 – Porque a benção de DEUS é que enriquece (Pv. 10:22)
15 – Porque para cada lei, DEUS promete recompensa (Sl 19:7)
16 – Porque receberei de DEUS com a mesma medida (Lc 6:33)
17 – Porque os pensamentos de DEUS são mais altos que os meus (Is 55:9)
18 - Porque DEUS me escolheu e me nomeou (Jo 15:16)
19 – Porque DEUS diz: “Fazei prova de Mim” (Ml 3:10)
20 – Porque minha descendência não vai mendigar o pão (Sl 37:25)
21 – Porque meu salário não será posto em saco furado (Ag 1:6)
22 – Porque é de minha responsabilidade o sustento da Igreja (Ml 3:10)
23 – Porque quero ter a consciência tranqüila (1Tm 1:19)
24 – Porque tudo o que o homem plantar isso ceifará (Gl 6:7)
25 – Porque DEUS suprirá todas as minhas necessidades (Fl 4:19)

A oferta também parte deste princípio de obediência e submissão, pois a oferta é a contribuição que flui dos corações dos servos movidos pelo desejo de ir além, de sua contribuição dizimal, quer por mera gratidão ou por uma causa específica (forro da igreja e a compra do equipamento para os cultos on line, p.ex.). A oferta é comparada como um aroma suave, um perfume não agressivo, mas suave. Aquele cheiro que permanece e que nos traz a memória e lembranças que nos faz desejar estar sentindo ele de novo. Neste entendimento, é um privilégio poder contribuir, e poder fazer algo que é desejável por DEUS. 

Se você ainda tem o seu coração fechado para compreender o que é o dízimo e oferta; que eles ajudam à obra de DEUS, reconhecendo em seus líderes pessoas que estão vivendo pela causa de Jesus; e que a sua contribuição ao templo proporciona mantimento e fundos as despesas desta obra; e o que este princípio de obediência faz na sua vida; e ainda tem medo de entender tais explicações, porque as contas são maiores do que sua renda, aí volte ao texto base e entenderás o porquê falar de 1Co 6:9-10, pois ...

Sinto muito, mas infelizmente com este coração e entendimento você não herdará o Reino de DEUS!




Cris Miranda - Espaço Elohim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM