quarta-feira, 1 de agosto de 2018

QUEM QUER SER UM MISSIONÁRIO?!?!?



 

Vocês podem estar pensando...ela ficou maluca perguntando quem quer ser um missionário, pois ser missionário é mais do que um querer é um CHAMADO! Pois é, isso mesmo...Ser Missionário não é algo que se queira, mas algo que se foi chamado. Posso piorar? E se eu te disser que TODOS nós temos o chamado de MISSIONÁRIO, como você entenderia esta minha afirmação? Novamente digo que uns vão conjecturar que eu esteja maluca, mas a luz da Bíblia eu não estou. A anunciação das Boas Novas e a delegação desta missão está explicitamente registrada no Evangelho de Marcos 16:15-18 e é uma conclamação, uma ordem para que os Apóstolos fossem pelo mundo e proclamassem as Boas Novas a TODA criatura. Ora, mas isso foi dito para os Apóstolos e não para nós...Ahh não? Podemos não ter o título de Apóstolos, mas a partir do momento que fomos resgatados, salvos e transformados por essas mesmas Boas Novas, nos tornamos testemunhas de Cristo e por tanto, responsáveis para as espalhar por onde quer que estejamos da mesma forma que os discípulos fizeram. O campo missionário não está só no visto de um passaporte para um país distante onde falar de Cristo é considerado pena de morte ou um lugar cheio de recursos em outro país; campo missionário é a rua da sua casa, é a pessoa que está sentada ao seu lado no ônibus que te leva para o trabalho que você não conhece, mas Deus te fale: Fale de Mim para ela! É o seu trabalho, é a sua parentela, é sua faculdade; ou seja, é em todo lugar e oportunidade que tivermos de falar do amor de Deus. Vão te achar maluco? Sim quem sabe? Mas com certeza  em algum momento a semente cairá em terra fértil e chegará o tempo da colheita. É claro que a Palavra precisa alcançar a TODOS inclusive nos países não alcançados e localidades longínquas como as extremidades desse vasto mundo e afirmo que o campo está pronto para a grande colheita isso é fato!

Agora te convido a fazermos uma  avaliação de que tipo de missionário ou mensageiro estamos dispostos a ser nos dias de hoje. Se todos nós somos missionários em potencial, podemos ser levados a quaisquer lugar e falar para quaisquer pessoa, correto? Mas e se nós só quisermos ser missionário onde é da nossa vontade ou do nosso jeito? Estaremos fazendo o que o Pai nos mandou fazer? A resposta é meio óbvia...NÃO. Posso piorar de novo? E se além de você entender que você é um missionário em potencial Deus te levantar como profeta, qual seria a sua postura nos dias de hoje? Sabe porque pergunto, por que fui perguntada sobre isso e vi que minha resposta seria insatisfatória para mim mesma e para Deus. Vejamos a história de dois homens de Deus sendo que um era do Antigo Testamento e o outro do Novo. Estou me referindo a Jonas e Paulo, duas figuras que tiveram suas experiências registradas no Livro da Bíblia. Jonas era filho de Amitai e profeta levantado por Deus que teve uma relevante missão profética: Falar a Nínive que o julgamento do Senhor que recaiu sobre ela, pois o povo era perverso. Agora começam meus questionamentos; porque que ele sendo profeta levantado por Deus não quis realizar tal tarefa? Qual foi a falta de motivação de obedecer a Deus quando não quis ir aos ninivitas falar sobre o Seu juízo? Saber que Deus era longânimo, misericordioso, compassivo e rico em amor e se Nínive se arrependesse de verdade Ele os pouparia.  Que tipo de servo de Deus Jonas era? Que amor ele tinha por vidas? Que missionário ele era? Jonas era servo de Deus, mas parece que ele O servia como ele queria e na hora que queria, pois ele teve recurso financeiro para não querer cumprir a sua missão, ou seja, comprou uma passagem de navio para Társis. Será que ele dependia em tudo no Senhor para servi-Lo? Será que suas finanças pertenciam a Deus? Quando Jonas se recusa a ir até uma cidade que de tão grande levava 3 dias para atravessá-la, que tipo de empatia ele tinha por vidas e principalmente as que estavam sobre a ameaça de morte? A sua missão era simples ir até Nínive, anunciar e ponto final, mas não consigo alcançar a sua vontade de ficar e assistir de camarote Deus consumir a cidade, pessoas e animais. Só que não (SQN) não é? Quando o rei ficou sabendo da sentença e conhecendo o Senhor Todo Poderoso, a começar por ele, se vestiu de panos de saco, deitou em cinzas e convocou TODO o povo (inclusive os animais foram colocados panos de saco e não foram alimentados assim como as pessoas) a fazer o mesmo e se arrepender de seus pecados. É até irracional imaginar que um servo do Senhor poderia ser tão coração duro assim. Além de desobediente, te pergunto, onde estava o amor de Jonas por vidas, por salvação de almas? Mesmo homens de Deus erram em seus julgamentos, erram em atitudes e comportamentos. Jonas julgou as atitudes de Deus e já sabia que Ele ia acabar cedendo se o povo se arrependesse. Mas não seria essa a lógica correta no tratar de Deus com seu povo, erra, se arrepender e se transformar para não agir mais de maneira incorreta? O povo de Nínive não sabia discernir o que era certo do errado e Deus levantou Jonas para levar o juízo, mas é certo que Deus já sabia o que iria acontecer e Jonas sabia como Deus agiria nessa situação. Essa Missão foi dada, mas foi cumprida depois de desobediência, pois ele foi jogado ao mar engolido por um grande peixe e cuspido para fora depois de 3 dias na barriga desse peixe. Ele orou, pediu perdão a Deus e O mesmo o ouviu e o atendeu, mas Jonas não aguentaria ver essa mesma misericórdia que foi derramada sobre ele ser derramada sobre Ninive. Que missionário foi Jonas? Será que não nos vemos como Jonas em determinados momentos, quando achamos que Deus não deve ter misericórdia de determinados pecadores? Quando não queremos fazer da forma como Deus quer que façamos? Desejamos que queime mesmo no fogo do inferno aquela pessoa que nos fez ou faz tanto mal, tanta injustiça, tanta dor. Porque na verdade sabemos o que vai acontecer com esta pessoa se ela se arrepender e que não queremos que Deus a alcance em amor como nos alcançou, porque ela está má e perversa. Será que somos capazes de poder levar salvação ao cara que estuprou um bebê de meses ou do sujeito de 18 anos que estuprou a mãe na frente de sua irmã mais nova de 11 anos semana passada? Seremos missionário Jonas?

Em contra partida, graças a Deus, existiu um outro exemplo bem emblemático que foi Paulo um Apóstolo, mas em sua essência um missionário que andou por diversos lugares como Galácia, Tessalônia, Éfesos, Filipos, Roma, Corínto, e por ai vai. Ele era, ao contrário de Jonas, totalmente dependente de Deus, onde experimentou ter muito e não ter nada; uma hora estava em casas confortáveis e em outras ocasiões estava ele em um cárcere tenebroso num buraco qualquer e recebendo chicotadas em suas costas fragilizadas no final de sua vida. Apesar de tudo isso ele foi uma testemunha que viveu a visão missionária o qual Jesus nos convocou no Livro de Marcos. Ele anunciou as Boas Novas, levou a salvação e ensinou levando até o mais temeroso algoz ao arrependimento e a certeza do amor de Deus. E qual era a postura dele? Glorificar a Deus por ter sido ele um canal abençoador na vida de uma pessoa que não conhecia o amor de Deus. Estes dois homens de Deus de Livros e tempos tão diferentes tinham em comum o mesmo Deus, o mesmo amor e a mesma misericórdia de perdoar o pecador. Mas a atitude de um e de outro são completamente antagônicas. Seria certo que um era água e o outro azeite, pois não eram a mesma matéria e pior, não se fundiam e nem se misturavam. Seriam dois corpos completamente opostos, com comportamento, atitudes e testemunhos vividos em suas vidas em que Deus era o único elo em comum, mas não havia uma vivência espiritual semelhante. Jonas de certa forma foi egoísta e Paulo era generoso; os dois tinham missões que poderia dizer que seria a mesma que era anunciar a vontade de Deus para o seu povo, mas um se achou no direito de julgar o resultado que seria dado ao povo se houvesse o arrependimento e o outro orava e desejava que as pessoas alcançasse esse mesmo nível de arrependimento. Depois de receber estas informações me foi perguntado: Que tipo de missionário você é? Você tem sido obediente no que diz respeito ao que Deus tem mandado ser feito? Você entendi que você é um missionário em potencial? Temos TODOS uma missão e vai depender da forma como entendemos o chamado dessa missão sermos como Jonas ou como Paulo. Como sei que sou cacos entre muito cacos diante da grandiosidade do amor de Deus eu me questionei que tipo de missionária eu tenho sido?

Que possamos praticar o IDE começando dentro de nosso núcleo de amigos, família e vizinhança. Que possamos praticar o amor do IDE não somente olhar para um lugar distante, pois com certeza existe uma pessoa perto de nós que precisa do nosso IDE.Existe o missionário para as nações e isso é verdade, mas TODOS nós somos um missionário em potencial!


Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM