terça-feira, 7 de agosto de 2018

ENTERRADOS OU PLANTADOS, EIS A QUESTÃO!




Um dia desses li o famoso Salmo 119 e percebi que ele nada mais é uma espécie de "mantra" afirmando intensa e constantemente que é preciso meditar na Palavra. São 176 versículos dizendo de como é bom meditar, não esquecer e nem se desviar da Lei de Deus. No Antigo Testamento eles só tinham os livros concernentes ao povo judeu e a eles foi deixado um legado no qual os judeus os seguem até os dias de hoje. Mas com o cumprimento do que descrito em Isaías, fato esse que eles não entenderam, Jesus veio e a partir do Novo Testamento foi feito um adendo de um novo entendimento de "Meditar na Palavra dia e noite". Muitas vezes achamos a Bíblia pesada, grande, incompreensível, cheia de informações desnecessárias, cheias de firulas, histórias que não conseguimos alcançar com a nossa mente, situações que só existiram nos contos de Dona Carochinha. A Bíblia é um legado deixado a humanidade para que deixemos de nos achar auto suficientes em tentarmos viver longe de Deus. Como é inútil esse comportamento! E sabe porque? Por que chega uma hora que Deus te pega bem na curva e te confronta: "Eu já te conhecia antes mesmo de você nascer; quando foste concebido já existia um decreto Meu sobre os Meus propósitos em sua vida e até hoje deixei você andar conforme a tua vontade; Sei de todos os desejos do seu coração e mais, o sondo; te dei talentos e dons para que você cumprisse a carreira que estabeleci sobre a sua vida e o que você está fazendo com tudo isso?" Meus caros, já lhes disse que fui confrontada desse jeito e fiquei estática, imóvel, congelada, porque eu sabia o que eu tinha que fazer, mas não estava fazendo pelas voltas que o inimigo me fez dar, pela dor, pela perda, pela decepção, pela frustração e por ai vai e por mim mesma. Não foi Deus que se afastou de mim, porque eu não estava a altura de fazer o que Ele queria, como várias vezes eu pensei, mas foi eu que permiti esse afastamento e enterrei tudo o que ele já havia feito comigo. 

Creio que o salmista queria mostrar isso; nunca deixássemos de olhar para a Palavra, porque é dali que nos é confirmado dia e noite quem somos para Deus. O mundo está cheio de coisas e distrações que nos fazem ir em sentido contrário de pegar uma Bíblia pesada e grande para ler. Hoje temos tantos avanços tecnológicos que fica chato dar este tipo de desculpa para Deus, porque nos enganamos a nós mesmo quando falamos isso o que na verdade estamos dizendo é para Deus que a Palavra Dele é muito chata e cheia de palavras chatas. Tudo nos afeta, tudo nos atinge, tudo é motivo para reclamar e pior murmurar. Confesso que tem horas que não tenho muita paciência para determinadas coisa e por isso Deus precisa continuar a fazer a obra em mim, porque ainda falho muito em entender determinados tipos de comportamentos e atitudes de alguns irmãos ao meu redor. Falam da Palavra, mas literalmente não vivem a Palavra e o que acontece? Reclamam, falam mal do outro, se ofendem, se entristecem e tudo acaba em murmuração. Existe uma falha no caráter. O Salmo 119 é longo, mas creio que foi assim para que não houvesse a possibilidade do povo se esquecer do era importante e essencial para eles... Ler, Buscar, e Meditar na Palavra de Deus dia e noite. E se ler a Bíblia em você te causa cansaço, desânimo, incompreensão dos texto, falta de interesse a sua mente precisa ser liberta, porque está sendo assolada pelo diabo pois, é exatamente isso que ele quer... te paralisar nos propósitos que Deus tem para você e fazer você ver que nada disso vale a pena. Ou você acredita que o diabo só se manifesta em alguém em que corpo todo fica  retorcido e com voz grossa? Existe uma influência maligna na qual não damos conta que não nos permite buscar, ler e meditar na Palavra conforme é convocado em Salmos 119. Você já parou para pensar que ele sabe exatamente tudo o que está escrito na Bíblia e que ele esteve a todo instante sendo um coadjuvante nas histórias contadas. Existiram algumas em que podemos dizer que ele foi o protagonista! Ele esteve presente desde antes da fundação do mundo e experimentou o que era ser servo de Deus. Ele sabe que se fizermos o que a Bíblia nos instrue a fazer ele perde e uma bomba é jogada no inferno e aqueles em que ele se julgava dono e senhor vão ter seus olhos abertos e o negarão e farão a confissão de fé. 

Ainda em Salmos, Livro Poético e declamado em canções até hoje; em seu primeiro capítulo já fala do que ele se trata... uma Ode aos que buscam, esperam e temem ao Senhor e meditam em Sua Lei. São 176 capítulos de instruções e afirmações que ler a Palavra, meditar e adorar ao Senhor que é Bom. São 176 capítulos que nos chamam a fazer o que nem era necessário de ser dito hoje em dia para nós; são 176 capítulos que por mais antiquado nos pareça é a realidade do cristão verdadeiro. O primeiro capítulo começa assim "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo o quanto o fizer prosperará". Então, lembram quando falei em talentos e dons enterrados, assim como estavam os meus e sei que de muitos que possam vir a ler este post? Se lermos atentamente e meditarmos na Palavra entenderemos a grande diferença do que é ser plantado e o que é ser enterrado. 

Em Mateus 25:14-30 encontra-se uma parábola muito conhecida contada por Jesus sobre os talentos enterrados. Talento era o nome da moeda na época e Ele contou que um senhor sai a viajar e deixou três escravos encarregados de todos os seus bens; a um deu 5 talentos, a outro 2 talentos e ao último 1 talento. Quando o senhor voltou ele perguntou aos escravos o que eles tinham feito com o dinheiro dele: o primeiro que recebeu 5 talentos investiu e dobrou o valor que passou a ser 10 talentos, o segundo também investiu e dobrou passando de 2 para 4 talentos e o terceiro declarou que ficou com medo do senhor e simplesmente o enterrou em lugar seguro e devolveu 1 talento. A cada um foi dado conforme a sua capacidade. O senhor se alegrou com os dois primeiros por eles terem feito multiplicar o que lhes havia sido confiado e disse: "Foste fiel no pouco e no muito te colocarei"; já o último que enterrou o talento esse foi chamado atenção e expulso do meio deles por ele não ter cumprido a sua carreira. Ele roubou ao seu senhor? Não! Mas ele não fez o que muita das vezes não fazemos com o que Deus deu para nós... NADA! Essa parábola era para mostrar que o povo tinha que ficar esperto para a volta de Cristo. Foi isso que doeu em mim, pois eu não estava fazendo nada com o que Ele me deu e como seria que Ele voltasse naquele momento? O que eu iria apresentar ao meu Senhor quando Ele me perguntasse o que eu fiz com os talentos que Ele me deu? O ato de enterrar é um ato de finitude, ou seja, está morto, não serve mais para nada, não tem mais volta. Enterrar é decretar uma derrota, dizer para o mundo que não existe mais, que morreu. Enterramos sonhos, vidas, pessoas, ministérios, profissões, casamentos, relacionamentos e decretamos a falência de todos eles em nossas vidas. 

Porém, quando somos árvores e somos plantadas em ribeiros de águas, como se descreve em Salmos capítulo 1, porque lemos e meditamos na Palavra da Verdade de dia e de noite, somos produtivos, somos facilitadores de bênçãos, de cura, de libertação; somos agentes de transformação para que outros vejam em nós algo que eles tanto procuram, mas não encontram em qualquer loja para cmprar, que é o amor de do Pai. Plantar significa gerar vida, significa que no tempo certo daremos frutos e eles serão bons e que nada nos abalará. Plantar significa ter a certeza de que quando formos questionado sobre nosso talentos saberemos o que fizemos e o que entregaremos ao Senhor. Plantar é deixar Deus nos amar e usar a nossa vida para que o amor Dele flua em nós e possamos ser canal que faz a diferença na vida de outras pessoas. Plantar não é enterrar, pois quando plantamos uma semente é a raiz que se aprofunda que sustenta a árvore em cima do solo; é a profundeza e solidez de onde estamos sendo plantados que nos faz árvores frondosas que vento de doutrina nenhum consegue derrubar. Não foi a semente que foi enterrada, mas o que foi nutrido através da Palavra de Deus que fizeram as raízes fortes e muito, muito mais profundas. 

Temos a opção de ser enterrado ou plantado... Quem você quer ser? 
Ninguém é obrigado a nada, mas tudo tem um preço a ser pago...
#ficaadica


Cristina Miranda - Espaço Elohim
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Salmos 1:1Bem
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM