quarta-feira, 25 de julho de 2018

QUAIS ESTÃO SENDO AS NOSSAS ESCOLHAS?







Em quantos momentos da nossa vida paramos para pensar de como estamos fazendo nossas escolhas; se elas estão sendo as certas e acaba se dando conta que em muitos momentos fizemos escolhas não tão boas? Assim que caminha a nossa humanidade porque é assim que somos movidos, pela nossa auto suficiência, por não estarmos centrados em algo, melhor em alguém que é muito mais capaz de nos orientar e fazer as escolhas que nós fazemos errado. É certo que Deus nos deu o livre arbítrio, mas vamos combinar que não somos muito bons em escolher o que é o bom para nós mesmos. Dependendo do momento somos egoístas e não damos atenção a situações, a pessoas e acabamos colocando como sempre os pés pelas mãos. E como fazer as escolhas certas e tomar caminhos corretos para que evitemos os tropeços? Desculpa, mas essa resposta é que não é possível. A questão não é querer ou não querer; pois não podemos evitar os tropeços em alguns momentos de nossa vida, mas podemos tentar não errar tanto quanto erramos ouvindo mais e praticando mais aquilo que nosso Mestre nos ensinou. O pior de tudo isso é que essas escolhas causam grande impacto em nossas vidas e podem acabar por definir situações que poderíamos ter feito de maneira diferente. E ainda falo mais, mesmo como cristãos; ainda assim, colocamos os pés pelas mãos como qualquer outra pessoa, mesmo sabendo que devemos entregar os nossos caminhos e escolhas a Cristo...Imagine quem não conhece a Palavra e caminha como folha seca levada pelo vento?

Falando em escolhas não podemos deixar de falar que as escolhas tem suas qualificações e creio que quando temos esse entendimento podemos compreender que não somos mais donos de nós mesmos quando entregamos a nossa vida para Jesus gerir. A gestão de Jeová é simples, básica e certeira e está muito bem descrita em Mateus 6:33 e muitos devem conhecer esta passagem da Bíblia, pois ela fala de PRIORIDADE. Se lermos o capítulo todo de Mateus 6 existem lições valiosas e também a única oração que Jesus ensinou e que ficou registrada para a posteridade que é o  "Pai Nosso" como a conhecemos. Ali Ele fala de como devemos nos comportar diante das pessoas, diante de situações diárias, diante dos costumes da época de ajudar com esmolas, orar e jejuar. Todas essas coisas que eram feitas para que os outros vissem que estavam fazendo Ele advertiu que se fizessem no secreto, ou seja, que só você e Deus vissem, num lugar guardado e próprio para este encontro. O Pai trabalha em segredo para que não nos gloriemos no lugar Dele, não busquemos a fazer com a força do nosso braço e afirmemos... "foi EU quem conseguiu". O agir de Deus é no silêncio, é no reservado pois é lá que devemos O buscar. Continuando em Mateus 6 Ele fala diretamente para nossos dias de hoje que são as preocupações do dia-a-dia; o que vamos comer, beber, vestir, trabalhar, estudar, e tantas outras mais. Ele deixa claro que não precisamos nos preocupar, ou seja, nos ocupar com algo antecipadamente, sendo que Ele não permite que sintamos falta de nada, porque também disse Davi em Salmos 37:25-28 que nunca ele viu um justo desamparado e nem seus filhos mendigar o pão. Desde de sempre Deus não desamparou nenhum dos seus que mesmo em desalinho com Ele os guardou. Adão e Eva não saíram nus do Éden, pois Deus providenciou vestimentas de pele de animais para os cobrir e dai se deu o primeiro sacrifício da humanidade.  Deus tem sempre por nós um sentimento de cuidado e zelo, mesmo quando Ele não nos dá o que pedimos, pois Ele sabe que tal coisa pode ser a nossa ruína e isso Ele não permitirá. Percebeu que Deus sempre nos viu como PRIORIDADE para Ele? Será que isso não mexe conosco em saber que Deus sempre está ao nosso lado e tentando nos orientar a fazer boas escolhas, mas principalmente buscar a Ele primeiro antes de se jogar no desespero? As aflições e situações difíceis sempre farão parte de nossas vidas, porque existem dias em que estamos vivendo de maneira plena e em outras em que achamos que nos encontramos em um "inferno astral". Mas tudo isso não é questão de sorte ou azar e sim uma questão de viver as intempéries da vida da mesma forma em que vivemos quando a bonança está conosco; colocando como PRIORIDADE buscar o Reino antes de buscar para si. A busca pelo Reino nos leva diretamente ao coração do Pai e Ele antes mesmo de sabermos que vamos precisar de algo Ele já sabe. 

Hoje em dia o que vemos é uma inversão de atitudes e posturas que revelam o quanto egoístas estamos sendo diariamente. Vivemos em tempos de filhos mimados que se define muito bem como está descrito em Provérbios 30:15 "A sanguessuga tem duas filhas que se chamam Me dá e Me dá! Há três grandes demandas que jamais estão completamente satisfeitas, quatro que nunca declaram: É o bastante!". Filhos que só buscam por que querem algo e pior pedem sem ao menos buscar estão buscando em outro pai. Nunca estão satisfeitos, sempre querendo algo e não existe a possibilidade de não ter. Já se depararam com pessoas assim que só querem e não dão nada? Somos assim com Deus, sanguessugas espirituais que achamos que por sermos filhos o Pai nos é obrigado a sustentar as nossas demandas na hora, do jeito, da forma que queremos. Esquecemos que somos cacos entre muitos cacos diante do Grande Eu Sou. E imagino Ele olhando para nós nos comportando de uma maneira tão infantil que Ele coloca a mãos na testa e diz: "Coitado de Ti, vê se cresce e me veja como um Pai e não um caixa eletrônico; no qual você digita a senha Amém ou Aleluia e Eu te dou o que você quer".

PRIORIDADE é condição do que é o primeiro em tempo, ordem e dignidade, ou seja, Deus é PRIORIDADE, vou piorar, tem que ser PRIORIDADE e para muito de nós Ele não é. Só deixamos Ele ser assim quando somos acometidos por alguma situação ruim, uma doença, uma dependência, uma perda, uma ferida, uma dor. Quando nos vemos no fundo do poço é que nos lembramos que Ele é a nossa PRIORIDADE. E pior de tudo é que demoramos para nos darmos conta disso e as agruras e desertos nunca se apartam de nós. Buscar o Reino de Deus e Sua Justiça para que as demais coisas serem acrescentadas é um sinônimo para a palavra PRIORIDADE e quem não consegue entender que sem ela só continuaremos a dar voltas no deserto vai continuar a murmurar e colocar a culpa em Deus pelo seu próprio fracasso. 

PRIORIDADE é o segredo... PRIORIDADE é a chave e quando entendermos essa condição iremos entender o que diz essa canção...

Filho
Sem intimidade Comigo, não há como você vencer
Sem dobrar os seus joelhos e na madrugada Me buscar
Sem examinar as Escrituras
Não há como descobrir os segredos que Tenho pra você
Mas sondei seu coração e vi desejo de adorar
Foi pensando, então, que decidi Me revelar
E lhe mostrar alguns segredos para uma vida de vitória e de conquista
Escuta o que Eu vou lhe dizer

Filho
Enquanto Eu for sua prioridade, pode vir o que vier
Pode também contar Comigo, seja lá para o que for
Mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita
Mas você não será atingido, verá livramento
Sou Eu o seu Deus!
Se lhe fecharem uma porta, outra pra você Eu abrirei
De preferência onde não tem parede
Só pra mostrar que Sou o Deus da sua vida
Sou o Deus da sua história
E ninguém irá sentar à mesa
Enquanto com glória Eu não lhe honrar! (...) - Midian Lima


 
Cristina Miranda - Espaço Elohim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM