sábado, 29 de julho de 2017

OS ATRIBUTOS DE DEUS: ONIPRESENÇA





O que vocês achariam de uma pessoa que não tem nenhuma formação teológica falar para vocês que iria escrever sobre dos 3 atributos de Deus mais conhecidos pelo homem: a Onipresença, Onisciência e Onipotência? Creio que até eu falaria que bobagem, se eu não conhecesse o que o Espírito Santo pode fazer, ou melhor, nos usar para alcançar vidas e também mudar a nossa visão e nos proporcionar uma experiência única com Deus. Desde que tenho me deixado levar pela mente de Cristo e querer saber o que Ele quer de mim tenho experimentado coisas extraordinárias e digo até que sobrenaturais. Não estou falando de sensações, mas de troca, de deixar a minha mente estar conectada em Deus e Ele fluir através de mim. Uma famosa frase do pensador e filósofo grego proeminente chamado Sócrates definiu muito bem como estou hoje em dia vivendo este momento de troca genuína com Cristo: "Só sei que nada sei e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa". É assim que me sinto diante do que Deus tem feito na minha vida e o que tenho escrito no blog, pois quanto mais você admite que não sabe nada, que não é nada, que não pode nada diante de Deus mais Ele te mostra que tudo o que sabemos não é o suficiente para Ele e que Ele tem muito mais para nos mostrar. Quando li e refleti sobre essa frase fiquei muito, mas muito feliz por ter reconhecido a minha ignorância sobre as coisas do Reino, porque assim Deus tem me dado e me feito refletir sobre coisas que jamais passaram pelo meu intelecto. Sinto que tudo que aprendo e leio e converso com o Pai me enche de novidades, de boas novas, de vida que são capazes de dissipar qualquer tipo de problema seja ele financeiro, emocional, social, pessoal; pois na verdade me coloquei dentro da frase de Sócrates... Pai, só sei que nada sei...me mostra, me ensina, me orienta, me faz enxergar, me faz dividir o pouco que sei, me faz amar, me faz ter compaixão, me dê sabedoria, me dê discernimento, e me dê entendimento acerca do que Senhor pensa e sobre o que o Senhor quer de mim. Como mencionado acima nunca estudei teologia e você pode parar de ler este post daqui mesmo, porque o que vou escrever é para aqueles que não tem medo, não sabem nada, mas que acreditam que existe algo a mais nesse mundo do que somente este mundo! Qualquer um de vocês posso afirmar de pronto, que já tiveram alguma experiência com o divino; seja ele com intuição de não fazer algo, ou de fazer, de sentir algo, de se atrasar para pegar o voo que justamente veio a cair, enfim, é só puxar em sua memória que você em qualquer parte do planeta em que esteja vai se lembrar que de algum modo, de alguma maneira, dia ou lugar, você viu o que Deus fez por você. Caros leitores a primeira coisa que afirmo é que não existe acaso e nem tão pouco coincidência; pois tudo tem sua hora e seu tempo para acontecer (Eclesiastes 3: 1-22). Este livro que alguns estudiosos afirmam ter sido escrito pelo rei Salomão, declara que sempre houve e sempre haverá uma dicotomia entre a sabedoria humana X sabedoria divina, no qual demonstra neste livro a futilidade da oposição humana a Deus, pois os caminhos de Deus são misteriosos e estão muito além da nossa compreensão FINITA (Bíblia de Estudos Arqueológicos NVI).

Diante dessa introdução vou adiante e neste post falarei sobre um dos atributos de Deus que seria a ONIPRESENÇA. Primeiro vamos ver do que se trata esta palavra. Os adjetivos server para modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade, uma extensão ou uma quantidade àquilo que ele nomeia segundo minha amiga a Wikipédia. Portanto, onipresente é um adjetivo de dois gêneros; que está presente em todos os lugares em todas as partes ao mesmo tempo; ubíquo. Mas quaisquer que sejam os atributos de Deus (que são 18 segundo a Bíblia de Estudo da Mulher) nunca seremos capazes de compreender e entender todos eles, porque nossa mente é pequena e FINITA. Nossa mente é ensinada  a ser cartesiana, metódica e fundamentada em conceitos que não são abrangentes que limita o nosso saber vivendo em nossa sociedade. Existem palavras em nosso vocabulário que são inclusive de difícil compreensão ou estão sendo usadas de maneira equivocada. Um exemplo bom seria as palavras extraordinário e sobrenatural. É difícil ver uma pessoa dizer que viveu que viu algo extraordinário, porque para se ver e viver algo assim elas precisam pensar e estar fora da sua caixinha de segurança. A palavra sobrenatural eu diria que é usada de maneira equivocada, porque a sociedade, a TV, a mídia a coloca como coisa ruim, uma coisa do mal, mas se esquecem de que o sobrenatural existe desde o momento em de Gênesis 1. O sobrenatural desestabiliza o natural e consequentemente a nossa visão cartesiana de ver o mundo. Para alguns o sobrenatural é assustador e irracional. Admita! somos obtusos sim e com a mente mais obtusa ainda. 

Agora vejamos no caso da figura de Deus. Sempre que pensamos na figura de Deus temos já marcado como ferro em brasa em nossa mente um senhor/velho austero, com cabelos e barba longa e brancos com a voz grave capaz de estremecer os alicerces da terra e dos céus. Mas na verdade esse é um estereótipo do que seria Deus para nós, ou melhor, o que foi falado de geração em geração e que chegou até hoje no nosso conhecimento. Junto com este conhecimento também vieram os três atributos mais conhecidos de Deus: ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE. A grosso modo Ele está em qualquer lugar (seja ele qual for geográfica e espiritualmente falando); Ele sabe sobre TODAS as coisas, pessoas e fatos mesmo antes delas existirem e acontecerem e Ele é o TODO poderoso. Falando desse modo parece muito simples, mas esquecemos de que somos seres imperfeitos e limitados, apesar do plano original que fomos feitos a imagem e semelhança Dele. Porque nos tornamos limitados e imperfeitos? Para responder esta pergunta é preciso falar do porque Deus nos criou. Em Gênesis tudo é explicado detalhadamente como cada coisa surgiu inclusive o ser humano, mas antes disso olhemos para o próprio céu e vemos que antes de nosso Tudo acontecer já existiam os anjos em suas diversas hierarquias (anjos, arcanjos, querubins e serafins). Não vou explicar cada hierarquia, mas posso afirmar que anjos e homens são seres de muito apreço à Deus, pois quando era preciso a interferência divina seja numa guerra ou na liberação de uma palavra os anjos são e foram maiores do que os homens (2 Reis 19:35 - 1 anjo derrotou 185 mil assírios). Mas em termos de mundo espiritual o homem ocupa posição de primazia a Deus (Tiago 1:18), por isso os anjos nos servem (Hebreus 1:14). Ao mencionar anjos não podemos esquecer um dos anjos mais proeminentes dentre eles que tinha um apreço especial de Deus era Lúcifer. Ele foi o mais exaltado de toda criação (Ezequiel 28:13-15), a mais grandiosa das obras de Deus; um ser celestial radiante que refletia o esplendor da criação. Assim apropriadamente era chamado de Lúcifer. Essa palavra cujo a raiz hebraica significa "brilhar", sendo usada como título para referir-se a estrela de maior brilho e seu resplendor mais resiste ao nascer do Sol. O nome Lúcifer tornou-se amplamente usado como título para Satanás antes de sua REBELIÃO, porque é o equivalente no latino dessa palavra. No coração de Lúcifer brotou a semente do orgulho e ele passou a querer a usurpar a glória que era exclusiva de Deus. A criatura se achava melhor que o Criador. O orgulho de Lúcifer o fez cair numa grande armadilha (Isaías 14:13-14 e Ezequiel 28:17). O orgulho foi a iniquidade que tomou todo o ser de Lúcifer e assim o fez cair e perder todo seu esplendor. Foi tirado dele a luz, o poder e a permissão de estar diante de Deus e principalmente a ADORÁ-LO. A ele foi entregue este mundo, no qual governa com mãos de ferro sempre disposto a nos destruir. Mas porque? Simples... o que de mais valioso para Lúcifer era o fato de que ele podia estar na presença de Deus e o Adorar. Quando Deus criou o homem do barro e junto o sopro de Vida, colocou nele o que havia sido tirado de Lúcifer, o poder de adorar a Deus. Quando passou a existir uma vontade que não era a do Criador o pecado chegou até nós. A ira do inimigo não demorou a acontecer, pois logo depois do homem e a mulher terem sido criados ele começou a agir nesse mundo e assim é até hoje (Gênesis 3). Somos imperfeitos, porque nascemos do pecado, mas fomos redimidos pelo sangue de Jesus que pagou tudo o que devíamos e por isso somos capazes de entrar na presença do Pai e adorá-Lo. Pensa numa pessoa com muita, mas muita raiva da humanidade, esse é Satanás, porque a adoração foi dada a TODOS os seres humanos, reles feitos de barro e tirada dele por causa dele mesmo. Deus nos deu o livre arbítrio justamente para que possamos mostrar para o inimigo que apesar de algum momento de nossas vidas ele tenha governado, hoje NÃO GOVERNA MAIS

Mas porque falar de tudo isso para chegar no atributo da Onipresença? Já perceberam que tudo está no âmbito sobrenatural? Como tentar falar de onipresença e não compreender o sobrenatural? Deus é Deus na China, no Havaí, no Alasca, na Rússia, no Peru, na Argélia, ou seja, a internacionalidade, os idiomas diversos e estereótipos diversos nos fazem pensar que Deus tenha gênero como já especifiquei acima, mas se eu te disser que Deus não tem gênero assim como Ele é Onipresente, faria algum sentido para você? Pois então, isso mostra um conceito que Ele me fez enxergar que seria a ILIMITUDE DE DEUS. Meu corretor ortográfico pirou, porque ele não reconhece essa palavra no nosso idioma. No dicionário pode até não existir, mas para Ele TUDO é possível e foi este entendimento que tive ao sentir no meu coração que Deus queria que eu escrevesse. Vou definir ilimitude como tudo aquilo que não tem limites, mas eu poderia ter usado a palavra ilimitado, pois essa a meu corretor ortográfico reconhece, mas ilimitude é além de ilimitado pois se eu disser que Deus é ilimitado eu já vou estar limitando o seu poder e sua condição. Sabe por que isso? Porque somos limitados e Deus para se revelar, se mostrar, interagir com o homem depois de sua saída do Éden Ele precisa limitar-se a nós. Assim como Deus não faz acepção de pessoas Ele também não se limita a se apresentar para nós conforme nós precisamos O ver. Ele se abrange conforme a nossa limitação. Em determinados tempos em nossas vidas precisamos de colo de pai, de abraço de uma amiga, de amor de uma esposa, de alento de mãe e o que fazer quando não temos essas "pessoas", ou melhor, essas figuras em nossas vidas, porque o seu pai foi abusivo, sua esposa o traiu, sua mãe o abandonou? Não é pelo gênero que Deus nos vê, mas sim da necessidade da qual estamos precisando no momento em questão. Pegando novamente o gancho do Filme A Cabana, onde existe outro livro que se chama "Encontre Deus na Cabana" de Randal Rauser que tenta elucidar os mistérios de Deus revelados no Livro A Cabana. "A questão não é que Mack (todos nós...palavras minhas) deva parar de pensar em Deus como um avô, mas que ele precisa se expandir além deste quadro que limita Deus a simplesmente um homem altivo e branco. Como explica Papai: Mackenzie, eu não sou masculino nem feminino, ainda que os dois gêneros derivem de minha natureza. Se eu escolho aparecer para você como homem ou mulher, é porque o amo. Para mim, aparecer como mulher e sugerir que você me chame de Papai é simplesmente para ajudá-lo a não sucumbir tão facilmente aos seus condicionamentos religiosos." Só por questão de curiosidade Deus quando fala comigo Ele me chama de Filha, porque Ele sabe da relação que tive entre um pai que me criou e o nome que está na minha certidão de nascimento que é um homem que eu nem sei quem é. Existiu sempre uma falha nesse aspecto na minha vida onde a figura paterna para mim era um grande ponto de interrogação em cima de um ombro masculino. 

Portanto, ser Onipresente é estar em vários lugares ao mesmo tempo; é entender e aceitar que Deus possui sua Ilimitude e em sua brilhante sabedoria se mostra as pessoas conforme as suas necessidades, pois é Deus que se limita para poder se encaixar a nossa maneira de vê-Lo. Ele se encaixa na nossa visão limitada. E Ele que se acomoda ao tamanho de nossa pequenez. Em diversos momentos na Bíblia podemos ver como Deus se limita (Mateus 25:34-46). Fecho este assunto por hoje usando as palavras da Bíblia de Estudos da Mulher em artigo específico sobre os Atributos de Deus que diz:

"Ele é onipresente. A viva presença de Deus tanto em lugares quanto em relacionamentos é um dos postulados que permeiam toda a Bíblia. Não existe nenhum lugar sem Deus, nenhum lugar além dele (2 Crônicas 6:18); ele está em todos os lugares ao mesmo tempo (Efésios 4:6). Contudo, Deus não é limitado por lugares nem por pessoas e não depende deles (Jeremias 23:23-24). A presença universal de Deus abrange todo o espaço - estende-se a todos os pontos geográficos (Salmos 33:18), a criação (Salmos 104) e a todas as situações humanas (Isaías 40:21-13). (...)"



Cristina Miranda - Espaço Elohim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM