sexta-feira, 7 de julho de 2017

HUMILDADE X ARROGÂNCIA




O que mais te fascina no seu relacionamento com Deus? No meu caso o que sempre pedi a Ele foi que me desse sabedoria e discernimento, porque sempre acreditei que com base nesses dois preceitos eu poderia realizar as tarefas que Deus me desse. Mas vi que existem outras coisas que podemos pedir e pela graça divina receber em forma de dons e então caminhar seguindo em frente combatendo o bom combate. Creio que o que Deus me deu que veio de fábrica foi escrever e o prazer de ensinar. São duas coisas tão naturais para mim que acho engraçado quando vejo alguém ter medo de falar em público. O engraçado não é por motivo de chacota, mas porque para mim é tão natural que é como eu saber respirar. Uma criança recém nascida não aprende a respirar; ela simplesmente respira, porque está dentro da sua natureza fazer seus pulmões funcionarem assim que ela nasce. É complexo este mecanismo e ainda é muito estudado. Levando-se em conta que um recém nascido sabe o que fazer com que lhe foi dado durante 9 meses de gestação o extinto o faz usar o órgão para sua respiração. Assim somos eu e vocês, cada um de nós possui um dispositivo que quando necessário vem a tona e tudo flui como se isso já fizesse parte de nossa vida, como que no meu caso é escrever e ensinar. Mas ao longo de nossa jornada de auto conhecimento e do nosso relacionamento com Deus podemos sim pedir por mais de ferramentas que nos fazer capazes de avançar cada vez mais para que o Reino do Senhor seja estabelecido na nossa vida e na terra. Quando tive esse insight comecei a pedir outras ferramentas que foram o entendimento, conhecimento e revelação. 
Nada acontece da noite para o dia, porque precisamos estar maduros espiritualmente para que Deus comece a nos dar tais ferramentas.

➤Entendimento: Faculdade de avaliar os seres e as coisas, julgamento, opinião, ajuste entre as partes, combinação, consenso, pacto e acordo.
➤Discernimento: Capacidade de compreender situações de separa o certo do errado, capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza, juízo e tino.
➤Sabedoria: Qualidade, caráter de quem ou do é sábio; grande instrução, ciência, erudição e saber.
➤Conhecimento: Substantivo masculino, ato ou efeito de conhecer, ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.
➤Revelação: Ato ou efeito de revelar, divulgação de um segredo, uma confidência.

Podemos afirmar que tudo isso pode ser adquirido com o passar dos anos através do que passamos na vida ou através de estudo, mas nada mais esclarecedor quando tudo isso se junta com o Espírito Santo para nos ensinar a ter e como usar essas ferramentas. Toda ferramenta vem com um manual de instruções e para que ela não seja usada de maneira errada ou não consigamos usá-la, temos que ter ajuda para usar essas ferramentas da melhor maneira possível, porque na verdade estaremos usando o que Deus nos deu, ou seja, os nossos talentos. Talentos, dons mais essas ferramentas acima fazem o mover do Reino e assim ser possível haver o mover de Deus no meio da Igreja de Cristo. O que você tem feito com seus talentos? Deus me perguntou exatamente sobre isso no inicio deste ano de 2017 e quando me dei conta que eu estava negligenciando algo que Deus tinha me dado para fazer e que era a minha própria essência e não estava nem fazendo e nem usando, me dei conta que estava caminhando para um abismo que talvez eu não tivesse mais chance de me levantar. Ele foi bem claro ao me fazer duas perguntas: "O que você vai me dizer no dia em que você estiver diante de mim e eu te perguntar o que você fez com os talentos que dei? e Eu te dei algo para ser feito e porque você não fez?" Meu coração gelou, minha coluna gelou, meus pensamentos gelaram e depois de me colocar diante Dele de maneira em que Ele reconheceu minha conversão (pois mudei de rumo, ou seja, mudei de curso). Não foi necessário eu me prostrar no chão com rosto no pó e nem vestir panos de saco, não precisei fazer nada extravagante; até porque eu estava fisicamente impossibilitada de me colocar de joelhos, como estou até hoje, mas Ele viu o meu coração e minhas lágrimas não foram em vão. Chorei e pedi perdão a Ele por não estar fazendo o que Ele me tinha mandado fazer e principalmente por ter pedido dons e talentos aos quais Ele me deu, mas não conseguia caminhar, porque o mundo me havia sorvido como quem bebe uma taça de vinho. Me senti com uma dívida enorme com Deus, porque eu me vi como a parábola que Jesus tratou dos três servos em Mateus 25: 14-28. Palavras duras, mas que me fez abrir os meus olhos e coração para as coisas do Reino. O Reino não é de brincadeira de faz de conta, Ele é real, assim como o inimigo e o inferno. As pessoas pensam que são histórias da carochinha, mas infelizmente não são não. Jesus nos ensina que se Ele nos deu algo  é preciso pegar o que Ele nos deu e investir (tempo, oração, estudo, inteligência, vontade), pois o senhor dividiu o seu dinheiro conforme a capacidade de cada um. E foi isso que Deus me perguntou, cadê os talentos que dei? Ou seja, como é que você acha que vai entrar diante de minha presença sem me mostrar o que você fez com os talentos que te dei e te capacitei? Por isso a minha consternação, meu temor e o entendimento que estava na hora de me converter e mudar a minha direção.  

Usando uma frase que Albert Einstein disse e que muitos acham que é versículo bíblico creio que seja exatamente assim que Deus age "Deus não escolhe os capacitados capacita dos escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança." Creio que o significado de estar disponível passa pela segunda parte da frase de Einstein, pois de nada adiantará Deus me capacitar se eu não fizer a minha parte nisso. Deus nos conhece por inteiro, do início ao fim, de frente pra trás e de trás para frente, no nosso interior ao nosso exterior, ou seja nos conhece de uma forma na qual não nos conhecemos. Ele sabe até onde podemos chegar. Ele sabe até quando podemos fazer e sabe o quanto podemos carregar e é por isso que a vontade Dele é boa perfeita e agradável. Não sentimos o peso de nossa responsabilidade, porque o fardo Dele é leve e podemos carregar com alegria. Não nos sentimos culpados, porque sobre Ele foram lançadas todos os meus pecados, transgressões e iniquidades e por isso por mais que o diabo diga que não sou digna tentando roubar a minha identidade em Cristo, eu posso sim caminhar e fazer tudo o que Deus reservou que só eu posso fazer para Ele. Já se deu conta de quanto você é importante para Ele, para Sua obra e para o Reino? 
Existia um programa de TV antigamente que tinha uma parte que o tema era AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE. De uma forma engraçada ou de maneira grosseira também eles tentavam entregar umas sandálias de couro para as pessoas que eles julgavam ser arrogantes. Será que você estaria preparado para receber essas sandálias da humildades se fosse confrontado? Muitos não aceitavam e dava um maior barraco. Será que somos humildes de coração? Ou ficamos de mimimi quando algo que não queremos que aconteça acontece? Eu ficava de mimimi, confesso e sofri as consequências de minhas atitudes como todos aqueles que caminham nessa linha tênue entre o caminho de Deus e o caminho do mundo. 

Tenho estudado o Livro de Daniel e vi que além de ter 12 capítulos de pura profecias de fatos que viriam no futuro (que podem estar se realizando por agora, quem sabe?) também tratou de uma figura emblemática que foi a figura do rei da Babilônia Nabucodonosor. Ele aprendeu o verdadeiro significado da palavra humildade e nem tinha os recursos que temos hoje para aprender... Wikipédia (o atual pai dos burros nosso antigo dicionário). Na na cabeça do rei ser humilde era sinônimo de pessoa sem cultura, que falava errado, e que vivia na pobreza. Na verdade humildade é a capacidade de ser humilde; é suportar a humilhação e superar isso da melhor maneira possível. Isso não quer dizer que devemos ser passivos diante das situações e aceitar todo o tipo de afronta e sim aprender que para ser humilde é preciso saber  aceitar que você não é maior ou melhor que ninguém, ou seja, se achar mais do que verdade é. Quem é humilde aprende a lição com cada desafio na vida. Sim Nabucodonosor era poderoso sim, tinha sabedoria sim, era honrado sim, e tinha força sim e além do domínio entre os animais selvagens e aves, mas tudo isso ele achava que era o maioral e humildade era uma qualidade que nunca passou pela cabeça dele um dia ter.  Eu estava me tornando uma arrogante em meus pensamentos me achando auto suficiente, incrédula apesar de reconhecer a Cristo como meu suficiente salvador e parece loucura, mas existem pessoas assim que estão mergulhadas em seus achismos e na verdade estão caminhando para a morte espiritual. Eu achava que não precisava de nada e de ninguém para continuar a viver uma vida mediana . Achava que eu, eu mesma e eu  poderíamos caminhar pela passagem estreita sem mais ninguém para ajudar. Não pedia a ajuda de Deus quem dirá a homens com Bíblia preta debaixo do braço e de ternos. Fui sim ferida e sim desacreditei na instituição religiosa (graças a Deus), porque religiosidade não é de Deus e segui em esvaindo e andando por veredas boas e as vezes eram ruins. Não haviam melhorias não existiam progressos, porque na verdade eu era muito orgulhosa e arrogante para admitir que precisava dar meia volta e voltar onde eu tinha deixado Deus para traz, pedir perdão a todos que me magoaram e entender que só Deus era quem podia me dar o que eu precisava; não era o pastor, não era o bispo, não era o irmão, mas era uma treta entre eu e Deus. No momento do confronto caiu a minha ficha e estudando o que tenho estudado; vi que Nabucodonosor também foi confrontado e assumiu que Deus era Deus e Deus era na vida dele. 

Por incrível que pareça ele foi usado por Deus para que tudo o que aconteceu com o povo de Israel se cumprisse mediante a sua rebeldia. De todos os inimigos do povo de Deus o rei da Babilônia foi o único que teve uma experiência com Deus e aprendeu o que é ser humilde. Ele foi o único que confessou que Deus era Deus. Quando o puxão de orelhas gospel aconteceu eu já estava assistindo uma novela que fala desse personagem. Mas foi depois que me dei conta e fui parar e saber o porque Deus levantou Nabucodonosor para assolar seu povo e mais, mostrou-lhe Seu poder em diversas situações e o fez confessar que não existia outro deus que não fosse o nosso Deus. Achei tremendo isso, porque a soberania e majestade era inquestionável e ele criou uma das sete maravilhas do mundo antigo, os seus Jardins Suspensos. Ele era inteligente, perspicaz e audacioso, mas a servis dele se curvou e ele foi o único inimigo de Israel que deu a declaração que se encontra em Daniel 4:34. Posso dizer que declarei o mesmo conteúdo, mas de maneira diferente e o que mais importou foi eu ter entendido que só Deus é Deus e que ele nos faz chegar ao fundo do poço para que a nossa servis seja dobrada em determinadas situações...

"Passado esse tempo, eu, Nabucodonosor, olhei para o céu. Minha sanidade voltou, louvei e adorei o Altíssimo e honrei aquele que vive para sempre. (...) Agora eu, Nabucodonosor, louvo, glorifico e honro o Rei dos céus. Todos os seus atos são justos e  verdadeiros, e ele tem poder para HUMILHAR os orgulhosos."

Se Nabucodonosor era o cara do Império da Babilônia se curvou diante do poder de Deus, quem sou eu de me achar alguma coisa a não ser aquilo que Ele quer que eu seja? Até quando a sua servis vai continuar enrijecida pelas arrogâncias, orgulhos e achismos que teimamos em continuar teoricamente te deixando de pé? Será que já não chegou a hora de reavaliar as suas atitudes ou você vai continuar a esperar que Deus te mostre onde é que você tem que ir? O rei da Babilônia foi levado como louco para longe e comeu capim como bois e ficou molhado pelo orvalho, é nesse ponto em que você quer chegar? Vai por mim, existe um caminho diferente quando se ouve o que Deus está te falando nesse momento. Ouça o que diz a voz do Senhor! Ouça o que o Espírito Santo de Deus diz a sua Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM