quinta-feira, 23 de junho de 2011

A VISÃO DO VALE







“O QUE SE VÊ ADIANTE DE MIM É UM VALE DE OSSOS SECOS...”  - Ezequiel 37:1-14




“A Palavra Criadora, Profética de Gênesis 1 convoca o Espírito para libertar e restaurar a vida do povo de Deus, que tinha sido dominado, destruído e exilado.”

O que vimos a nossa frente, em determinadas ocasiões, é uma morte espiritual aliado a uma total falta de esperança. Esta morte acontece geralmente quando nos deixamos levar pelas circunstâncias e nos conformamos com uma visão fatalista, imposta, muita das vezes pelo Inimigo. Isso nos torna passivo diante da nossa própria história. Apesar de Deus ser justiça, quando necessário, Ele também é amor e misericórdia, pois nós mesmos por muitas das vezes, nos atiramos neste Vale de Ossos Secos. Em Lm 3:31-33, Deus se ira com a iniqüidade humana, mas mediante uma atitude; um ouvir a Sua Palavra, muda toda a nossa história e dá vida aos sonhos que jaziam secos sem esperanças e aparentemente sem vida.

O vale é uma metáfora, um símbolo de um lugar decadente. De onde é mais fácil se ver o fim e se vê o fim bem perto. Um lugar de onde só se pode sair subindo e de onde não se sabe o que se vai encontrar lá na frente. Os Ossos são símbolos de uma vida que já se passou. De algo que já foi forte e vistoso, mas que encontrou o seu fim. O Osso é símbolo de silêncio, da inércia, do que não pode se mexer. Uma vez que os ossos são secos reforça-nos a idéia de que a vida já se foi. “Eis que farei entrar o Espírito em vós e vivereis” diz Deus no texto. E foi o Espírito que se foi. 

Sopro da Vida (Gn 2:7) é o que ressuscita o morto, o caído, trás a alegria perdida, hoje é a Palavra de Deus pregada aos nossos ouvidos. Somente podemos nos levantar diante das dificuldades quando recebemos de Deus este “Sopro de Vida” que é a Palavra.
Hoje, em Cristo, temos autoridade para sermos portadores da Palavra de Deus através do Espírito Santo que habita dentro de nós, e levarmos este Sopro de Vida uns aos outros. Como diz Mc 11:22 com fé gerada pelo ouvir a Palavra de Deus, podemos declarar aos ossos secos que se juntem e voltem a vida, a montanha que se lance ao mar, tanto na nossa vida como na dos nossos irmãos, pois também diz a Palavra de que temos que carregar o fardo uns dos outros.
Este Vale é provocado, em sua maioria, por nós mesmos, através das nossas atitudes, desobediência e falta de Intimidade com Deus, pois em Is 55:7-9 diz que os nossos pensamentos não são os pensamentos do Senhor.
Pelo profeta Joel 2:25-27, Deus fala que pelo mover do desejo do nosso coração arrependido, Ele muda toda a história e trás a restituição, libertação, cura em tudo que estava morto em nós.
Uma das lições desse texto de Ez 37:1-14 é a Esperança Baseada no Poder de Deus. O Senhor coloca o profeta no meio dos mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos ressequidos. Isso é um quadro que nos mostra o fim dos recursos naturais e humanos; aparentemente é o fim de tudo, mas os recursos divinos não se esgotam, pois quando tudo parece perdido Deus ainda tem solução. Isso nos faz lembrar o caso de Lázaro irmão de Marta e Maria. Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado!

Aquele Vale cheio de ossos desarticulados e misturados também pode nos mostrar a desorganização de uma vida sem DEUS! Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, na moral, nas finanças. Na verdade muitas pessoas hoje em dia em nossas igrejas são verdadeiros mortos-vivos! Estão com seus sonhos e ideais sepultados! 
A morte não é algo que acontece no fim da vida. A morte é algo presente na experiência de vida de cada um de nós. Aquilo que nos leva para baixo, aquela força que nos diz que não há mais o que fazer. Que diz que nada vai mudar que tudo sempre vai ficar do mesmo jeito e que todo esforço é inútil. São as forças da morte que vêm nos dizer para desistir de tudo. Que diz que a vida não passa de um vale que temos que atravessar. Que não há mudanças porque estamos todos mortos. Somos ossos secos, desconjuntados e espalhados por um vale e este é o quadro pintado sempre pelo Inimigo desejando a nossa morte espiritual. Mas não se desepere: DEUS TRABALHA É NO CAOS!
E Deus diz ao profeta: “Filho do homem, profetize a esses ossos secos e diga-lhes: OUÇAM A MENSAGEM DO SENHOR!”. A Palavra de Deus (que um dia se tornou ser humano) é o remédio para o problema do homem. É através da Palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão outra vez.
Hebreus 4.12 nos diz que a PALAVRA DE DEUS é viva e eficaz, portanto, aqueles que recebem de bom grado essa Palavra serão por ela transformados, vivificados, restaurados, renovados, curados, libertos e derramarão sobre si as bênçãos do SENHOR! E Jesus te chama hoje para restaurar, renovar e assim cada osso vai encontrando o seu lugar no corpo. Isso pode ser usado de forma aplicada para dizer que cada pessoa vai encontrando seu lugar no Corpo de Cristo que é a Igreja e com isso vai encontrar sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua alegria novamente. Já posso ouvir o ruído do Teu vento restaurando e por isso: DA MULTIDÃO DE CAÍDOS, FAZ SENHOR, UM POVO FORTE MARCHAR SOBRE A TERRA, QUANDO O VENTO SOPRAR... 


Cris Miranda - Espaço Elohim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM