quinta-feira, 23 de junho de 2011

BÁLSAMO DE GILEADE






Bálsamo de Gileade   

  
GILEADE território montanhoso ao oriente do Jordão. O país era acidentado, rico em florestas, com ricas pastagens (Nm 32:1), e produzia especiarias e gomas aromáticas (Gn 37:25). O "bálsamo de Gileade" era a seiva duma árvore que cresce naquela região, que tinha substância de valor para cura de inflamações. Também tinha médico em Gileade (Jr 8:22b).

Refúgio em Gileade.
Gileade era um lugar especial, lá havia respostas para os anseios do povo escolhido, mas, nem sempre ele se dava conta disto, ali acampou (refugiou) Jacó quando foi perseguido pelo sogro Labão. Quando Labão alcançou a Jacó nas montanhas de Gileade, veio, porém, Deus a Labão num sonho de noite e lhe disse: "guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal" (Gn 31:21-24). Foi refúgio dos israelitas, quando se livravam dos filisteus (1 Sm 13:7), refugiando-se ali também os filhos de Saul (2 Sm 2:8,9), e depois o rei Davi quando fugia de seu filho Absalão. 


Muito interessante o ser humano... Quando está em perigo, sempre procura lugar para se refugiar. Gileade foi lugar de refúgio aos olhos de Jacó, dos israelitas, dos filhos de Saul e do rei Davi, viram aquele lugar como respostas para suas segurança. Hoje, o lugar ideal para os nossos refúgios é a Gileade do tempo da graça que é aos pés do Senhor, onde podemos, encontrar socorro e segurança, mesmo que tenha um exército perseguindo você, você vai lembrar do Salmo 27 que nenhum mal vai acontecer com você, pois você encontrou refúgio na Gileade de Deus. 

Riqueza em Gileade
Gileade, mesmo sendo uma terra pedregosa, era sinônimo de riquezas, boas pastagens, florestas, produção de especiarias e gomas aromáticas. As gomas aromática no tempo de Alexandre Magno valiam duas vezes o seu peso em prata. Um exemplo temos dos descendentes de RÚBEN, porque seu gado tinha se multiplicado na terra de Gileade (1 Cr 5:9). Quando estamos vivendo de fato na prática da Palavra de Deus, podemos tomar posse, da prosperidade existente na Gileade de Deus, lugar onde aprendemos que devemos ser totalmente dependentes de Deus. Vivendo no reino de Deus encontramos prosperidade, a Palavra da Verdade pode nos ensinar a prosperar, pois a prosperidade está contida em nos desprendermos das coisas materiais e de não assentarmos nas roda dos escarnecedores (contaminar com as coisas deste mundo). No Salmo 1:3, o salmista nos diz que o Senhor fará de nós como com árvores plantadas junto a ribeiros de águas, as quais dão o seu fruto na estação própria. Tudo o que fizer prosperará. Pelo fato de você morar na Gileade de Deus , ou seja, aos pés do Senhor,  tudo que você tocar será abençoado, em sua casa, em sua família, na escola e no trabalho. Isto é possível quando entramos na prática da Palavra.

Cura em Gileade
A Bíblia nos diz, em Romanos 12:2, para não nos conformarmos com este mundo, este mundo tem levado as pessoas às mais terríveis condições de pecado e de enfermidade física ou emocional (stress, depressão ou coisa semelhante), mas na Gileade de Deus podemos achar resposta para os nossos anseios, curas para as enfermidades. Quando alguém está doente, é natural que se procure um hospital para se consultar com um médico, para ser curado do mal (enfermidade), mas nem sempre a procura do médico (o profissional de medicina) consegue resolver a necessidade de quem procura socorro. Essa é a hora de ir à procura do "médico dos médicos", para encontrar a resposta para seus anseios, pois na Gileade de Deus há médico, há remédio. É impressionante como alguns, mesmo estando na Gileade de Deus, podem continuar doentes, o fato de que não aprendeu a tomar posse do poder da palavra de Deus, em João 8:32 diz: "conhecerei a verdade e a verdade te libertará", é a palavra que nos convence, nos liberta, faz com que tomemos posse do milagre para nós, a palavra nos leva a tomar posse de Isaías 53:4. Além disso é preciso renovar a mente para que as coisas deste mundo não tome o lugar que é para que se encontre as coisas do Reino.
Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si, por isso somos sarados. Temos que confessar esta palavra, daí a palavra será real para nós, quando a palavra disser tal coisa acabou, vai acontecer em nós o que diz a Palavra, porque somos o que a Palavra de Deus diz que somos, e a Palavra de Deus diz muita coisa ao nosso respeito, diz que somos sarados, prósperos e mais do que vencedores. No livro de Jeremias 8:19, o povo de Deus acendeu a ira Dele, estava o povo em Gileade, onde tinha médico, onde tinha remédio, e o povo estava doente, ainda procurava a outros deuses como imagens de esculturas, o povo estava no meio da solução e não se dava conta disso, é a mesma coisa de alguém estar com dor de cabeça e ter analgésico em casa, e não usar, gostar de sofrer, assim estava o povo de Israel, procurava socorro onde não podia achar solução, então o Senhor Deus chamou a atenção do povo, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois não se realizou a cura da filha do meu povo? - Jeremias 8:22. 

Quando assumimos a prática da verdade da Palavra vamos ver que, na Gileade de Deus há médico, há remédio, há solução. Hoje no tempo da graça, a Gileade é a uma questão de postura diante de Deus. O médico é o próprio Jesus Cristo e o bálsamo é o próprio Espírito Santo. O bálsamo, segundo dicionário da língua portuguesa, significa: conforto, consolação; e o próprio Jesus chamou o Espírito Santo de O Consolador -  João 14:16.  


Cris Miranda - Espaço Elohim






Um comentário:

  1. ola gostei.do seu comentario,meu nome e Ailton pequeno da silva,parabens.


    ResponderExcluir

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM