sexta-feira, 20 de abril de 2018

QUANDO TESTAMOS A LONGANIMIDADE DE DEUS







Olhando para esta imagem temos uma pequena ideia de como é grande e constante o caminho para chegarmos a bater uma meta. O caminho nem sempre é fácil e depende muito do nosso esforço próprio para que ele se concretize. Perguntas sempre permeiam a minha mente quando vou conversar com Deus. É uma característica do ser humano perguntar e existe uma fase da criança que mostra muito bem isso em que ela fala assim: "Porque?", "mas porque?" Nessa fase infantil temos que ter uma certa habilidade para responder as perguntas de forma que irá satisfazer a curiosidade da criança, mas a fome de querer saber é maior do que quaisquer explicação dada sendo ela conveniente ou não. Com o passar do tempo e conforme vamos crescendo alimentamos nossa mente e psiquê com o que encontramos ao redor; seja no conhecimento familiar, popular, ou conhecimento formal adquirido na escola ao longo de quase 20 anos sentados nas carteiras. Vinte anos seriam o suficiente para aplacar a fase dos "Porquês"? Essa é uma pergunta que não se cala dentro de mim desde que retornei a minha vida com Cristo. Uma das primeiras frases que digo quando começo a conversar com o Pai é "mas porque?". Nem sempre obtemos a resposta na hora que queremos e nem a resposta que desejamos, mas ela vem de alguma forma. Os estudiosos, catedráticos, cientistas, filósofos, sociólogos, psicólogos, vão ter um tete-a-tete diário com os porquês; pelo simples fato de que eles estudaram para questionar. Mas somente essas pessoas são dotadas dessa característica comum entre eles? Não! Todos nós somos dotados dessa peculiaridade que é o questionar, porém, uns vão atrás das respostas e outros não. É nessa passividade de pensamento, é nessa inércia de mudanças e falta de ímpeto que eu vou escrever hoje. Somos seres dotados de inteligência, desejos, sonhos, vontades; mas, encontramos muitos comportamentos passíveis bem perto de nós e quem dirá na história da humanidade. Tenho ficado muito curiosa em ler o Livro do Profeta Isaías, pois ele foi declarado o primeiro profeta maior. Não pela sua titularidade, mas pelo quem ele era e pelo o que escreveu. Sabiam que Isaías era uma pessoa influente no palácio do rei Ezequias e que também tinha muito conhecimento como os da Lei, estratégias de guerra e sobre política? O primeiro Livro Escatológico existente na Bíblia foi o Livro de Isaías, pois Deus revelou a ele a vinda do Messias e os acontecimentos futuros. Mas para isso, apesar dos conhecimentos sobre política, estratégias e tudo o mais, Isaías teve que ser preparado, ou seja, ele foi levado diante do altar do Senhor e de lá anjos pegaram fogo do Altar para purificar os lábios do profeta, pois seus lábios não pertenciam mais a ele e sim seriam a boca de Deus na terra. O que está saindo de seus lábios se todos nós somos vasos diante de Deus? Será que você está mesmo preparado para não ter mais seus lábios pertencentes a você ou ainda escapa em palavrãozinho daqui ou uma olhadinha num site pronô ali, ou fala nas entrelinhas ou diretamente das pessoa a sua volta? Como ficaria os seus lábios, ouvidos, olhos, mente, e coração? Tudo enlameado! Para não dizer outra coisa e pecar... Estamos a todo instante, momento de nossas vidas em processo de crescimento, mas tem pessoas que já ouviram, já viram, já experimentaram e continuam como o povo hebreu que entregava sacrifícios de novilhos, cabras, conforme relata Isaías 1:11. Convido para que leiam e vejam como Deus não se agradava com os deslizes em repetição que o povo hebreu dava naquela época. E ainda o povo tem coragem de dizer que a Bíblia não é atual, não é para nossa época. A Bíblia é mais fresca do que os sites de notícias de hoje em dia meus caros. Veja a forma como Deus fala e como você percebe, posso dizer, do desprezo que Ele se referia as coisas erradas que Ele estava cansado de alertar, avisar e mostrar. Um dos atributos de Deus é a longanimidade que quer dizer virtude de suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem. Imagino que seja mais do que ter a famosa  santa paciência; é demorar e muuuuuiiiiito em se irar. Mas quando isso deu para Deus, Ele manda o famoso também Papo Reto, sem aspas, sem vírgulas, sem mais sem menos mais; Ele vai direto ao ponto de maneira bem cirúrgica, contundente e sem delongas. Mas existem pessoas que mesmo assim só falta Deus perguntar "Quer que Eu desenhe, não entendeu ainda meu filho/filha?". Quando oro em algumas circunstâncias ou pessoas, eu consigo sentir uma dor tão grande mais tão grande que percebo que ela não é minha dor e sim a dor que o Pai está sentindo por tal situação. O coração de Deus sangra povo!!! O coração de Deus sofre por conta de saber que enquanto Cristo Ele viu todas as mazelas do mundo sobre suas costas. Se cremos que servimos a um Deus Único, Trino e Vivo como não podemos não sentir a dor Dele quando Ele nos vê fazendo o que não O agrada?

Assim como nos tempos de Isaías Deus é o mesmo de ontem e existem comportamentos que Ele sente muito, pois como Pai Ele nos vê por completo e não como somos hoje. Essa peculiaridade sobre Deus Ele sabe onde podemos chegar, mas quando vê que estamos indo pelo caminho que não vai levar aquele no qual Ele viu o fim, Ele precisa intervir junto a esses filhos que não conseguem entender sobre o que é ter uma mente voltada para o certo, para a mudança, para a preparação, para a capacitação e o cerne da questão; ser instrumento de cura, salvação, e propagação da Verdade do Reino de Deus. Para que isso aconteça precisamos receber o que vem de Deus para nossas vidas. Mas nem sempre ouvimos a voz de Deus em nossos ouvidos carnais e em muitos casos Deus fala através das outras pessoas, pastores, ou seja, quaisquer vaso disponível para ser usado. O grande problema é que quando recebemos dessa forma e é uma exortação, não sabemos bem como lidar com ela a princípio e acabamos ficando "magoados" por termos passado por tal situação. Não vou dizer que não deva ser ruim, sim, pois ninguém quer levar um puxão de orelhas ao vivo, mas ainda assim podemos processar e digerir da melhor maneira possível. O problema é quando levamos para o lado pessoal e ao invés de vermos Deus vemos o mensageiro. Como o mensageiro não porta asas e nem é anjo, vimos  somente o ser humano de carne e não um vaso usado por Deus. Outra palavra de confronto que veio direto e reto foi Provérbios 29:1 "Aquele que, sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura". Dá para imaginar uma pessoa ser tão chamada a atenção e receber essa Palavra de Deus? Como ela reagiria? Conheço várias pessoas que estão andando assim...com a cerviz que não se dobra e que estão prestes a serem quebrados no qual não haverá cura para tal posicionamento.

Quando li sobre Isaías e vi como Deus acusava o seu povo sobre as coisas que estavam sendo feitas em nome Dele, mas não para Ele diz enfaticamente "Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem. Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar; estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros, nem cabritos. Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo? Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeioo incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas da Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso. (...)" e por ai vai ao longo dos 20 versículos. Aí você pode me questionar...Ora, mas estamos em 2018 e não somos o povo hebreu e por isso essa palavra não se aplica a nós. Antigamente eu via a Bíblia dessa forma, ou seja, que o Antigo e o Novo Testamento não se correlacionavam, mas quanto mais eu leio e estudo, mais percebo que existe sim correlação e que tudo se entrelaça. Em Hebreus 13:15 por exemplo, diz que  "Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre o louvor a Deus. Esse louvor é sacrifício que apresentamos,  a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele. Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus." Será que isso não nos mostra a forma correta de prestar o nosso "sacrifício" a Deus do qual Ele se agrade e não se entristeça conforme aconteceu no passado com os hebreus? Muitos dizem que não sabem fazer como fazer para alcançar a bênção, ou como servir a Deus de maneira correta. Em Hebreus continua dizendo como nós devemos nos posicionar diante das nossas lideranças e como se agirmos corretamente cuidando das coisas de Deus para que as demais nos sejam acrescentadas; explica para que "Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada." Se não colocarmos a nossa mente alinhada a mente de Cristo não conseguiremos entender as exortações como sendo tratamento, será difícil se não estar enxertados na Videira Verdadeira e absorver a Sua seiva para que com essa absorção nosso eu morra e Cristo viva em nós. Ou seja, de modo geral, desculpe informar mas estarem sempre com uma plaquinha na nossa testa escrita assim "ESTOU EM OBRAS" e assim estaremos até a volta de Cristo, mas nada impede de termos o desejo de evoluir através de nosso posicionamento ou através de um processo de cura interior, pois a alma chega a Cristo detonada, abalada, ferida, purulenta, nojenta, podre mesmo. Cabe também  a nós querermos se deixar ser tratados e reprogramado para funcionar conforme a vontade de Deus e não mais a nossa. 

Uma música que não conhecia diz bem sobre isso: 

"Muda tudo aqui, transforma tudo em mim
Não quero mais te magoar
Dizendo que eu vou mudar, Senhor
Todo dia há um gigante pra eu derrubar
Todo dia esse mundo quer me desviar
Estou lutando contra minha vontade
Estou tentando matar a minha carne, Senhor
O meu desejo, não posso desejar
Meu sonho, não posso mais sonhar
Meu querer, não posso mais querer
Essa vida, não posso mais viver
Preciso morrer, morrer, morrer, morrer
Morrer, morrer, morrer
Pra viver, pra viver
Pois viver, viver, viver, viver
Viver, viver, viver
É morrer pra mim mesmo

Espírito Santo, Espírito de Deus
Vem quebrantar o meu coração
E convence-me, convence-me
Convence-me do mal

Preciso morrer
Pra viver, pra viver
Pois viver, viver
É morrer pra mim mesmo
Preciso morrer, morrer, morrer, morrer
Morrer, morrer, morrer
Pra viver, pra viver
Pois viver, viver, viver, viver
Viver, viver, viver
É morrer pra mim mesmo
Pra mim mesmo, pra mim mesmo"


Cristina Miranda - Espaço Elohim
V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM