quarta-feira, 18 de abril de 2018

O QUE ACONTECEU NA ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM




Nunca antes, em de Sua vida terrestre, permitira Jesus essa demonstração de popularidade e nem nada parecida; pelo contrário, quando O queriam ovacionar ou chamar atenção Ele fugia, escondia-se. Previa claramente o resultado...A Cruz. Desejava chamar a atenção naquele momento, para o sacrifício em que Lhe devia coroar a missão para com o mundo caído e mostrar-se publicamente como o Redentor. Mas...redentor de  quem? Ele, o Cordeiro de Deus, se apresentava publicamente naquele desfile, provas de Seu amor, redenção e poder terrenos enquanto vivia nessa terra...O cortejo não se assemelhava ao dos famosos conquistadores da Terra. Não fazia parte daquela cena nenhuma comitiva composta de lamentosos cativos, como troféus da bravura real, como era próprio de cortejos de realeza humana. 

Sabe quem acompanhava a Jesus? Eram gloriosos troféus de Seus serviços de amor pelo homem caído.  Estava os cativos pelo pecado, pela doença, pelo poder do mal traduzidos pelo poder de Satanás, e naquela hora louvavam a Deus por sua libertação. Os cegos a quem restituíra a visão, abriram a marcha moviam-se por seus próprios movimentos, guiados por seus próprios olhos. Os mudos cujo língua Ele soltara, entoava os mais altos hosanas. Hosana era uma palavra para chamar pela salvação de Jesus nos momentos de angústia e temor, mas com o acontecimento da entrada de Cristo em Jerusalém, ele ganhou uma conotação de o Salvador. O Messias para os judeus deste momento imaginavam um Salvador carnal, alguém forte, bravo, valente, na verdade um guerreiro, disposto a lutar bravamente pela salvação de seu povo. Mas ao contrário do desejo de sua carne, Jesus o apareceu calmo, manso, sem nenhuma ostentação física, social, moral, quando realizava os prodígios ao invés de glórias Ele procurava e isoladamente, pois sabia que ainda não havia chegada a sua hora. Porém em sua segunda volta a este mundo já está escrito em Apocalipse 19:11 no qual Jesus surgirá conforme o entendimento dos judeus antigos que o viam como guerreiro e não como Cordeiro. Esta transformação é explicada em versículos posteriores, pois Ele explicou que era preciso morrer para frutificar, que quem tem apego a vida, vai perdê-lo, mas quem a despreza por amor a Deus, vai conservá-la pela vida eterna. Era preciso o povo entender que Ele era o Messias que salvava pelo amor, mansidão, paz, e que a guerra pela salvação seria ganha através do amor e não da luta. Em João 12:12 foi cumprida o que declarou o Profeta Zacarias 9:9.

Os ex endemoniados agora O louvavam a plenos pulmões. Saltavam de alegria os coxos que foram curados por Ele, sendo os mais ativos em quebrar os ramos de palmeiras, pois agora moviam-se dominando seus movimentos. Quem mais estava lá? As viúvas e os órfãos exaltavam o nome de Jesus pelos atos de misericórdia quem lhes dispensara. Os leprosos a quem Ele purificara, estendiam na estradas as vestes incontaminadas (percebe a amplitude dessa palavra incontaminadas?), ao mesmo tempo que O saudavam como Rei dos reis. Havia mais sim, pessoas que sentiam diariamente em suas vidas o peso pelo pecado, que quando deitavam a cabeça no travesseiro não dormiam pelo peso de suas ações corruptas, imorais, destituídas da Palavra durante o dia e que agora repousavam o sono dos justos que os capacitava para suas atividades plenas no novo dia. E para mim, o mais emocionante aqueles a quem Sua voz despertara do sono da morte, tomavam parte do cortejo, tais como Lázaro, cujo corpo provara a corrupção no sepulcro, mas que então se regozijava na força da vida retornada conduzida o animal que Jesus montava com um enorme sorriso no rosto. Mas meu enfoque maior será se eu lá estivesse, o que estaria fazendo? De que lado estaria? Pois vou falar dos fariseus que queriam calar a turba também; eu estaria louvando ou tentando calar a turba movida pela inveja? Enfocarei ainda o que as pessoas levaram a Jesus (João 12:13) pegaram ramos de palmeira para encontrar com Ele e eu, o que levo e ofereço a Jesus quando encontrá-Lo? 

O simbolismo do jumento é uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "Príncipe da Paz" e não um rei guerreiro. Quando Jesus avistou a cidade de Jerusalém Ele pôs-se a chorar e este fato ficou conhecido pelo latim de "flevit super illam"; ou seja, sua entrada Triunfal em Jerusalém. Ele sabia o que aconteceria em breve com Ele naquele lugar e o tamanho do Seu sofrimento.  A turba estava exaltando o Rei dos reis e estavam consequentemente exaltando a Deus, com júbilo, adoração e louvor. Todos ali tinham um motivo contundente e real para estarem ali ao lado Dele naquele momento. Não eram somente uma monte de curiosos, mas sim pessoas que realmente foram tocadas de alguma forma pela passagem de Jesus em suas vidas. Como não ser transformado quando Jesus entra em nossa vida? Como deixar passar de forma irrelevante esse momento. Eu creio que todos naquele momento tinham motivos de sobra para estarem ali. Muitos ali foram tocados no profundo e no oculto, muitos ali escutaram as Palavras do Mestres e absorveram os Seus ensinamentos. Quem não foi curado no corpo, já tinham sido curados na alma e por isso motivos não faltavam para seguir o Messias.
 
Que motivos você teria para seguir ao Mestre nessa entrada em Jerusalém? Seria uma cura física, seria um milagre, seria uma cura emocional/alma? Aqui existem algumas razões para louvarmos a Deus: Lucas 15:10; Êxodo 15:3, Lucas 1:57-64, Mateus 21:8-14, Mateus 28:5-8 e Lucas 2:25-29, mas convido você a refletir: 

PORQUE MOTIVO VOCÊ FARIA ESTE DESFILE COM JESUS A SUA FRENTE NO MOMENTO CHAMADO DE "DOMINGO DE RAMOS" ? VOCÊ ESTARIA SE EXPONDO ASSIM COMO ELE O FEZ? VOCÊ ESTARIA VIBRANDO O EXALTANDO OU ESTARIA TENTANDO VER DE LONGE E SE ESCONDER PARA QUE NINGUÉM SAIBA O QUE ELE FEZ POR VOCÊ OU QUE VOCÊ É CRISTÃO TENDO VERGONHA DE ADMITIR? VOCÊ SERIA O FAMOSO CRENTE 007?


Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM