quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O MESTRE DOS MESTRES



 


Estamos a poucos dias de estarmos celebrando a data do Natal. Natal nos remete ao nascimento do Cristo chamado Jesus que como todos sabem não nasceu efetivamente em 25 de dezembro, mas que reza a história que era uma data de festiva pagã do nascimento anual do deus do Sol no solstício de inverno que foi transformada pela igreja católica em uma data cristã para se lembrar o nascimento do Salvador. Esse menino já nasceu comissionado a trazer de uma vez por todas as soluções para os nossos problemas emocionais, mentais, financeiros, de relacionamentos, enfim, Ele antes mesmo de nascer foi o único até hoje que veio ao mundo sabendo o que teria que fazer e o que enfrentar. Imagino Deus falando com Jesus assim: (imaginemos uma nuvem bem grande e lá sendo transmitida todas as instruções a Jesus) "Filho Meu Amado, não será nada fácil a sua temporada encarnado; desde muito cedo vc terá uma vida errante e será perseguido continuamente por homens e pelo inimigo que não te darão trégua nem de dia e nem de noite. Mas a missão vai compensar todo o Seu sacrifício, pois você reestruturará a aliança que um dia fiz com Israel, só que agora tendo o alvo qualquer ser humano que creia em Você que poderá chegar até Mim diretamente e participar Conosco da vida eterna. Será chamada de Salvação e Eu me achegarei a todos aqueles que se achegarem a Mim primeiro, pois não posso obrigar a ninguém a fazer nada que não queira, pois dotei os homens com o livre arbítrio". E assim imagino eu que tenha sido a revelação que Deus fez a Jesus a poucos dias de nascer. Tudo foi por amor e isso é o que mais me deixa boquiaberta, porque Deus poderia só ter cuidado só do povo que Ele mesmo escolheu, mas como Deus é Deus Ele também sabia que o próprio povo hebreu não reconheceria o Seu Messias. A salvação que era para alguns se tornou para TODOS. E isso mei emociona, porque Deus não faz acepção de pessoas e isso é fato. Mas estou aprendendo que mesmo Ele não fazendo acepção de pessoas Ele faz acepção de atitudes e com isso vem a tona o indivíduo e não mais o coletivo. O que é fazer acepção de atitudes? 

Vou pegar como exemplo um clássico personagem bíblico chamado Davi. Ele era simples, pastor das ovelhas do pai dele,  menino mirrado, mas era extremamente OBEDIENTE. Obediência é até hoje algo que o Pai procura como quem procura uma agulha no palheiro, pois infelizmente está cada vez mais difícil encontrar homens e mulheres de Deus que tenham esse adjetivo constante em suas vidas. Mas como assim? Não seriam essas pessoas homens e mulheres de Deus, ou seja, separados para fazer a obra? Como podem não agir em obediência? Imagina um não cristão te fazendo esta pergunta? Que saia justa não?!? Pois bem, Davi era obediente para com seus afazeres nunca questionando, mas sempre obedecendo, mesmo que a ordem não lhe agradasse. Deus o escolheu em meio a tantos outros rapazes mais viris, mais bonitos, mais tudo, só que Deus não olhava para o exterior e sim para o que havia dentro de Davi (1 Samuel 16:7): Um Homem Segundo o Coração de Deus. Não foi fácil e nem rápido a ascensão de Davi ao trono, tendo em vista que ele foi ungido na adolescência, mas só tomou posse do trono quando ele era adulto. Porque tudo isso se Deus já havia o escolhido para ser o Rei de toda Israel? Porque ele precisava ser tratado e aprender muitas coisas até ter a sabedoria e não só a força em batalha para governar uma nação. Se você quiser estudar a biografia de outros personagens bíblicos você não vai encontrar nenhum foi grande e vitorioso antes que Deus o tratasse ou determinasse suas ações. Com Davi não foi diferente. Quando já aprovado e provado por Deus Davi se apaixona perdidamente por Bate-Seba, esposa de Urias homem bravo e guerreiro excelente do exército de Israel. Davi não ponderou os seus atos e tomou-a para si e a teve como sua mulher, o que significava que ela estava adulterando o seu marido. Mais uma vez Davi ardente de paixão, não pensa novamente e manda Urias para a frente da batalha o que ocasiona a sua morte, pois só assim Davi poderia tomar Bate-Seba em matrimônio. Você pode imagina a decepção de Deus para com seu servo muito amado? Muitas vezes agimos como Davi, concorda?! 

Por conta disso o filho que Bate-Seba esperava ainda casada com Urias, mas sendo de Davi, nasceu, mas morreu porque, Deus havia proclamado através do profeta Samuel que repudiava as atitudes de Davi e por isso seu primeiro filho com ela não viveria.  Desde os tempos bíblicos a lei da semeadura prevalece e sempre prevalecerá e nem mesmo Deus poderá interferir nas suas atitudes a seu favor, porque sabemos o que é o certo e o errado e Ele nos dotou de livre arbítrio. O preço pago por eles por tudo o que ocorreu no passado, no calor de uma paixão desenfreada foi a morte de seu filho, porque Deus fez acepção de atitudes, ou seja, Ele não iria passar a mão na cabeça de Davi, mesmo muito amado por ele, pois ele descumprindo um princípio que o próprio Deus instituiu; NÃO ADULTERARÁS, NEM COBIÇARÁS A MULHER DO PRÓXIMO E NÃO MATARÁS. Por conta dessa atitude de ter Davi cometido esses pecados gravíssimos ele colheu o que plantou e a sua colheita de Bate-Seba foi a morte do seu primeiro filho. Davi não morreu, porque Deus teve misericórdia dele, mas a partir daquele momento, perdeu o seu primeiro filho com Bate-Sabe e a espada jamais se apartou de sua casa. Tudo por conta de uma atitude que foi pensada com a carne e não com o discernimento e ponderando a sua obediência a Deus, pois Davi sabia da Lei e nem poderia alegar ignorância. Essa é o tipo de acepção que Deus faz, ou seja, em todo nosso agir e pensar estamos sendo avaliados por Ele e assim pagamos pelos maus caminhos que resolvemos por nossas próprias pernas andar. Toda ação gera uma reação, toda atitude tem suas consequências e todo o plantio tem a sua colheita devida e no tempo certo. Deus é mau e cruel por isso? NÃO... nós é quem somos, porque sempre agimos em função das nossas vontades, achismos, querer e interesses. Não avaliamos as consequências de nossos atos e por fim pagamos por eles seja no mesmo momento ou anos depois. Não importa a conta sempre chega.

E por essas e muitas outras mais que Deus traçou um plano de Redenção para que acabasse com essas idas e vindas do povo entre a obediência e a desobediência. Jesus se colocou como servo e se desprendeu de todo o seu poder e majestade e veio ao nosso meio trazendo uma mensagem de salvação e não de guerra como os judeus oprimidos pensavam que seria. Eles O viam como guerreiro, um general que comandaria uma "revolta" contra o domínio romano. Mas ao invés de espada Ele trouxe a Palavra, ao invés do ataque Ele trouxe o amor, ao invés da morte Ele trouxe a vida. Isso não só para os judeus, mas para TODO AQUELE QUE NELE CRER SERIA SALVO! Acima de tudo Ele foi o Mestre que ensinou a nós a como administrarmos as nossas emoções e permanecermos firmes diante das dificuldades da vida. Em todas as suas ações haviam quebra de paradigmas e principalmente conceitos pré estabelecidos até mesmo dentro do Seu próprio povo os judeus. Ele preferia mil vezes usar de inteligência emocional do que a força física; preferia muito mais a sabedoria do que o poder. Já parou para avaliar as atitudes de Jesus enquanto ser humano? Não seria no mínimo contraditório ele não usar da força e nem de Seu poder? Do ponto de vista humano sim, mas do ponto de vista de Deus não, pois a força e o poder são passageiros, efêmeros, mas a inteligência emocional e sabedoria são eternos, ou seja, nos levam rumo ao lugar que Ele reservou para nós. Pena que ainda lidamos com a nossa vida mediante a rompantes de fúria, medo, paixão; sentimentos humanos e carnais, que nos levam para caminhos muitas das vezes sem saída e que podem levar a quadros depressivos. Gerenciamento as emoções é a chave para se preservar a mente sadia e livre dos ataques emocionais que possam vir do inimigo. O seu grande campo de batalha para o inimigo nos afrontar e nos colocar a prova é a nossa mente. E mais do que nunca a frase do poeta romano Juvenal  "Mente sã em Corpo são" seria mais do que apropriado nos dias de hoje. 

Jesus mais observava do que falava, mas quando falava suas palavras cortavam a pessoa pelo meio arrancando-a de sua zona de conforto e a fazendo se questionar e chegar a conclusão necessária. Durante 30 anos Ele observou cada detalhes da personalidade humana para poder atingi-la bem no alvo, no centro do seu ser e fazer com que isso fosse capaz de mudar o rumo e a rota da vida daquela pessoa. Arregimentou 12 dessas pessoas comuns que careciam de um curso intensivo de desintoxicação emocional e os tornou discípulos para enviá-los as nações e levar a Palavra que cura, restaura e liberta a todos. Como os grandes jornalistas dizem contra fatos não há argumentos e contra a verdade também não. A verdade do que foi feito por amor e da disponibilidade de cumprir a missão que Lhe foi dada fez com que boa parte do mundo que conhecemos esteja celebrando o Seu nascimento. Ele se tornou carne, Ele se fez fraco porque Ele era forte, Ele se entregou e não foi achado, Ele foi morto para que tivéssemos o que celebrar no dia 25 de dezembro que é a vida e VIDA EM ABUNDÂNCIA

Ele foi um grande Mestre, Mestre nas emoções, Mestre em carisma, Mestre em ensinar, Mestre em mostrar com exemplos, Mestre em confrontar e principalmente Mestre em nos tirar de nossa zona de conforto. Este Mestre foi acima de tudo generoso e sábio que em nenhum momento julgou quem quer que cruzasse o Seu caminho. Termino este post usando este louvor do Ministério Casa de Davi como uma comprovação de tudo o que disse acima e que Ele sempre foi, sempre é e sempre será o Cara! Que neste dia 25/12 possamos nos lembrar de cada detalhe do que Jesus fez deixando a Sua glória, se esvaziou de Si mesmo e se fez homem, mas recebeu o Nome que é e está acima de todo nome!



"Abriu mão da Sua glória
E semelhante a um homem se esvaziou
Servo tornou
E a si mesmo Se humilhou
E como filho obedeceu
Até a morte, e morte de cruz
Mas o Grande Deus, O nosso Pai,
O exaltou,
E lhe deu o nome
Que é sobre todo nome no céu e na terra
E debaixo da terra

Ao nome de Jesus
Todo joelho se dobrará
E toda língua confessará
Que Ele é o Senhor
Jesus, Nome sobre Todo nome,
Nome sobre Todo nome

Seu nome é Maravilhoso,
Conselheiro Deus forte,
Pai da eternidade, Príncipe da Paz."





Cristina Miranda - Espaço Elohim
 
 




2 comentários:

  1. Filipenses 2: 5. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7. mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  2. Olá Caro Diego...
    Obrigada pela sua participação no Blog, pois toda interação é sempre bem vinda.
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM