sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

NÃO E SEGURA QUE EU VOU FALAR ! Parte 3



 
Se isso serve de algum tipo de justificativa eu realmente não queria falar sobre esse assunto, porque ele é por demais controverso e quando falamos dá a impressão que estamos julgando e isso nem passa pela minha cabeça. Mas me comprometi com Deus de falar tudo o que Ele colocar em meu coração mesmo eu não querendo, pois não pensem que é fácil para minha pessoa ser uma espécie de "catalisador" de Jeová. Pode acreditar... Não é fácil não! Tem coisas que eu tenho que estudar, ler e orar para poder entender e não escrever um monte de abobrinha sem sentido, ou disfarçada de palavras rebuscadas que fala fala e não diz nada. Não sou desse tipo de pessoa no meu dia a dia quanto mais com as coisas de Deus. Falar de algo subjetivo, de sentimentos e da mente humana é mais complexo ainda e por isso confesso que estou "pisando em ovos". Mesmo sendo este um Blog que trata muito do tema espiritual não posso deixar de lado de dar a versão da medicina para retratar este tipo de transtorno que está muito latente em nossa sociedade atual e está alcançando, pessoas de quaisquer gênero, de quaisquer idade, classe social ou crença. Vejamos pelo aspecto médico. 
Depressão... essa é a palavra que mais tenho ouvido falar nos últimos tempos e o que mais tem causado estragos também em nosso meio. Procurando em sites busca de saúde coloquei duas perguntas: Quais são os tipos de depressão e quais  as causas da depressão? Ousadia a minha falar sobre esse assunto tão complexo sem eu ter nenhum embasamento acadêmico para isso, mas o mundo é feito de desafios e andar com o Pai não é diferente.

1 - Quais são os tipos de depressão?
Eu creio que tenha até mais de 9, mas segundo o site + Tua Saúde seriam 9: 
Depressão Pós-parto: Surge depois do parto e gera sintomas como tristezas, irritabilidade e rejeição ao bebê
Depressão Major: Apresenta 5 sintomas característicos da depressão, durante mais de 2 semanas, que comprometem as atividades diárias do indivíduo.
Depressão Bipolar: Caracteriza-se por mudanças constantes no humor dos indivíduos, variando entre depressão profunda e alegria excessiva.
Depressão Reativa: surge após um acontecimento estressante, como morte de um familiar, e para o qual o indivíduo não consegue reagir.
Distimia: Presença de vários sintomas típicos de depressão durante mais de 2 anos, sendo o principal a tristeza constante.
Depressão Atípica: Apresenta sintomas contrários aos da depressão normal, tendo os pacientes maior necessidade de dormir, comer ou ter contato íntimo.
Distúrbio Afetivo Sazonal: Episódios de depressão anuais, principalmente quando há mudanças de estações, devido à falta de sol, e tem como sintomas fadiga, tendência a comer muito doce e sonolência.
Síndrome Pré-menstrual: Presença de pelo menos 5 dos sintomas comuns da depressão durante o ciclo menstrual, piorando na semana anterior à menstruação.
Depressão Psicótica: Além dos sintomas de depressão, podem aparecer delírios e alucinações. 
Os indivíduos com depressão geralmente apresentam sintomas como tristeza constante, sentimento de culpa, perda de energia, ansiedade, irritabilidade, insônia, falta de apetite e tentativas de suicídio. Estes sintomas duram longos períodos de tempo.

2 - Quais as causas da depressão?
Seguindo a mesma linha de investigação e no mesmo site de busca, informa que existem 5 possíveis causas para depressão:
*Acontecimentos marcantes na vida
*Bullyng ou Chantagem Emocional
*Doenças Graves
*Alterações Hormonais
*Uso de Remédios

É indicado marcar uma consulta com um psicólogo quando os sintomas de depressão, como choro constante, cansaço excessivo ou pessimismo estão presentes por mais de 2 semanas e a pessoa não consegue ultrapassar esta fase sozinha.

Toda a parte que informa e responde as duas perguntas vem do site https://www.tuasaude.com  e assim como foi falado neste site existem outros inúmeros e até mesmo Blogs de pessoas que passaram por isso e contam como é difícil e possível vencer esta situação complexa e complicada da vida.  Tudo o que envolve a mente humana é um campo de areia movediça. Um lugar muito temerário de se andar, porque em muitas vezes revela o pior de nós mesmos. Como pessoa e ser humana que sou precisei por um tempo buscar ajuda de psicólogo que me ajudou a falar sobre coisas que eram difíceis até deu mesma ouvir em voz alta. A vida nos rodeia de eventos que não controlamos, mas posso afirmar que muitos deles, em minha vida, eu vi o inimigo a me rondar. Pude vê-lo e escutá-lo dizendo: beba tudo, ninguém se preocupa com você mesmo, acabe com essa dor que está sentindo agora. Detalhe a medida indicada do remédio pelo médico era de 10 ml a noite e tomei o vidro inteiro de uma só vez e estava cheio aquele vidro. Isso eu ouvi aos 12 anos segurando um vidro de Valium, ou popularmente falando o famoso Diazapam, que fui obrigada a usar por passar por distúrbios que apresentava naquela tenra idade por conta de questões não resolvidas direito, que as pessoas teimavam em jogar para debaixo de um tapete. As pessoas tendem a jogar tudo para debaixo de um tapete e que possa ficar lá todo a sujeira e erros cometidos não só por nós, mas por outros contra nós ou por nós. Tinha 12 anos quando descobri a minha Certidão de Nascimento e vi o nome de meu pai biológico no meu documento (quem me criou foram meus tios maternos). Quando fui perguntar aos meus pais tentaram me enrolar e jogaram muitas coisas debaixo do tapete.  Isso não fez nada bem para mim e comecei a questionar se eu era amada como filha naquele núcleo familiar. Meus pais não eram pessoas de demonstrar afeto, e nem conversar sobre as coisas da vida. Aprendi na cara e na coragem as coisas da vida, mas nesse período foi bem complicado e acabei dando ouvidos ao inimigo e tomando todo o frasco do remédio e o que era para ser meu último dia de vida nessa terra acabou em uma bela e grande insônia naquela noite. Essa insônia hoje vejo como sendo a mão de Deus me livrando do resultado mortal que eu poderia ter como uma overdose medicamentosa. Deus me deu muitos livramentos, mas a maioria era plantados em minha mente e aí lanço mão de um livro que veio a minha lembrança que é Campo de Batalha da Mente da Joyce Meyer que afirma que o inimigo age é na nossa mente e sabemos que quando ele consegue chegar nela e nos tornamos acessíveis a suas astutas ciladas, caímos todos independente de sexo ou idade ou classe social. Todos, totalmente todos somos atraídos e caímos em suas ardilosas amarras. Segundo a escritora o diabo ergue fortalezas em nossas mentes e tornam certas mentiras em verdades e somos capazes de até morrer por essas pseudo verdades. Já se sentiu assim? Vivendo uma verdade que de repente do nada ela cai por terra, mas até que essa verdade caia por terra levava muito tempo e fazia muito estrago? Pessoas são o alvo do inimigo, nós somos um alvo, nossa mente, principalmente, é um alvo certeiro. 

Não podemos deixar de vislumbrar a ideia de que muitos transtorno mentais podem sim ter sido derivados pelo inimigo que são atormentados dia e noite sem parar, levando-os a serem recolhidos a instituições adequadas, tomando medicações fortíssimas e que muita das vezes essas mentes jamais se recuperam. São homens, mulheres, crianças que atormentadas espiritualmente, causam efeitos colaterais em seus corpos físicos e mentais. Tentem imaginar uma vozinha falando em sua cabeça sem parar para você fazer isso ou fazer aquilo. Não é historinha da Dona Carochinha não! É real e pobre de quem achar que diabo e inferno são coisas que não existem e que foram criados pelo padres para colocar medo nas pessoas ou recolher indulgências. É exatamente isso que o diabo quer que pensemos...Que ele seja somente uma história para assustar as crianças. É uma pena que muitas pessoas pensam dessa forma e não se esforçam para se proteger contra suas as astutas ciladas. No Livro de Efésios 6 explica detalhadamente como ele age, onde ele age e como devemos nos proteger dessas ciladas. Todo cristão sabe o que é e o que não é pecado e sabe o que deve ou não deve fazer, agir ou falar, mas nos tempos atuais (o que não é nenhuma novidade para quem lê a Palavra, pois Jesus nos alertou a cerca de todas essas coisas) os próprios cristãos estão andando na contra mão do Caminho de Cristo. O que vemos é um emaranhado de baboseiras, profetadas, pregações mortas, atitudes lamentáveis e isso tudo digo que não sou quem está inventando e sim está tudo nas redes sociais pelo mundo a fora. Não preciso atacar ninguém, porque eles mesmo já se expuseram e já se colocaram para serem julgados. Pessoas levantadas por Deus para a obra, mas estão fazendo feirão de negócios, construindo mega Ministérios as custas das ovelhas, enfim, uma série de atitudes que aos olhos de Deus não deve agradar em nada. 

Mas porque falei sobre depressão no início do post? Hoje pela manhã me deparei na primeira página do Google de Notícias o suicídio de mais uma Pastora da Igreja Quadrangular na cidade de Criciúma no Sul do país e gelei... Caramba mais um pastor se foi, que triste isso! Lendo a reportagem escreveram sobre os outros dois pastores que também se suicidaram. O fato que me chamou a atenção e aí me veio este ímpeto de escrever, foi a forma como ela fez. Assim como os outros dois pastores ela tirou a vida dela por enforcamento. Meu sangue gelou de novo e ouvi no meu coração as seguintes palavras: "Vai ter mais...vai ter mais pessoas se matando dessa forma, pois tipifica o que ele fez lá atrás e mostra que ele tem poder para envolver e principalmente envolver meus filhos. Do mesmo jeito que foi feito com Judas, pois ele era o mais manso, tranquilo e ponderado; foi nele que o diabo tocou, ele continua agindo da mesma forma. Ele está mandando um recado...VOCÊS ACHAM QUE ESTÃO IMUNES?!?! NADA DISSO, EU CONTROLO QUEM EU QUERO, DO JEITO QUE EU QUERO E NA HORA QUE EU QUERO". É um belo tapa na cara da sociedade cristã e colocam somente a culpa na depressão, na dificuldade do trabalho pastoral, na ingratidão das ovelhas, nas batalhas dentro do Ministério. Não afirmo que isso não seja um fato preponderante, mas não consigo entender como é que pessoas separadas para o trabalho pastoral estão se suicidando sabendo o que isso tem como consequência. A depressão existe sim e precisa sim ser tratada e levada a sério sim. Os problemas com pessoas são sérios sim, ferem muitos pastores e vice-versa sim, os problemas administrativos também existem sim, familiar existem também sim, enfim, todas as coisas de cunho físico, emocional, financeiro, e mental são verdadeiros e existem sim. Não estou espiritualizando as coisas, mas não posso deixar de ver as coisas com os olhos do espírito. Deus me deu esta faculdade e não pude deixar de ouvir, de sentir a angústia e o aperto no meio da minha garganta. Mas como me foi dito hoje por conta dessa notícia que precisei falar com alguém, porque senão eu ia explodir e essa pessoa me disse: "TEMOS QUE COLOCAR A BOCA EM SIÃO, PORQUE VEJO EXATAMENTE ASSIM, COMO SE FOSSE UM CICLO VICIOSO". Essa pessoa afirmou que via não só o lado depressivo da coisa, mas sim um "modus operanti" igual mostrando para quem entende que pingo é letra e que isso tem o dedo podre do inimigo. A minha intenção não é culpar, julgar, mas sim alertar que abram os seus olhos espirituais e vejam o que vocês não estão querendo ver; abram os olhos para entender que mais ainda nos dias de hoje, que com tanta tecnologia e tudo o mais de avançado o modo operante que o inimigo usa é o mesmo desde que o mundo é mundo. 

Levantemos um clamor não só por essa família que perdeu um ente querido, mas por todos os outros que vieram antes, porque cada notícia dessa para as famílias afetadas anteriormente sentem muito e acabam revivendo a mesma dor intensamente. Levantemos como TROMBETA EM SIÃO  e não ter medo de revelar o que está sendo colocado debaixo do tapete. Atalaias levantem-se para mostrar o que está acontecendo no mundo espiritual. Não sucumba.. não se desespere e principalmente não tenham medo...Sejam fortes e corajosos!

Nada melhor de dizer do que Efésios 6: 13-18 ... Versão King James Atualizada

"(...) Por este motivo, vesti toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhando até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder. Estai, portanto, firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça de justiça, calçando os vossos pés com a proteção do Evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar, todas as setas inflamadas do Maligno. Usai igualmente o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos. (...)


Cristina Miranda - Espaço Elohim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM