quarta-feira, 6 de setembro de 2017

S.E.M.E.N.T.E.S




 

 

Não tenho como não falar de sementes e de como elas podem influenciar as nossas vidas tanto para o bem quanto para o mal. A própria Bíblia fala constantemente em sementes e sua função e ensina como plantar para melhor colher. A semente é o início de vida, de onde vem tudo, o que aquela semente carrega em seu DNA todas as suas características que ela possuem, ou seja, se vai ser maçã, se vai ser banana ou feijão, enfim tudo tem início em uma semente e é através dela que saberemos a individualidade das coisas. 

O trecho mais conhecido e lido e pregado é a Parábola do Semeador que está em Mateus 13:1-9, Marcos 3:9 e Lucas 8:4-8. Em todos os signatários dessa parábola falam na verdade de como acontece quando a Palavra de Deus genuína penetra em nossa alma e arrebata o nosso coração nos levando a compreender que nada somos sem Ele. Na citada parábola conta:

Um semeador saiu a semear (lançar sementes). Enquanto realizava a semeadeira parte dela caiu a beira do caminho e vindo as aves, a devoraram.
A semente é tudo o que temos de valor e é preciso ficar bem guardada e no caso da semente bem enterradas em solo fértil, porque caso contrário, pessoas, aves, o inimigo, vão devorar sonhos, desejos de frutificar inviável, pois não haverá sementes. Depois de plantada e brotar e produzir frutos o inimigo não tem poder de te roubar essa semente. Nos enganamos quando achamos que em determinado lugar é bom porque "aparentemente" passa essa segurança, mas em se tratando de plantas nem sempre toda terra é boa para o plantio e as vezes temos que acrescentar algo para que aquele solo esteja apropriado para esta demanda dessa semeadura. 

É preciso nutrir e preparar o solo para determinados tipos de sementes. Não perca a sua colheita por ser displicentes com as determinações de Deus. Ele é quem sabe o que é o melhor para nós e não o contrário. Quando colocamos nossas sementes/promessas em lugares ou pessoas que na aparência julgarmos prósperas, mas sem o discernimento do espírito, na verdade é uma terra morta, seca que não brota nada e nem abrolhos. 

Outra parte caiu em terreno rochoso onde havia fina camada de terra, e logo brotou pois o solo não era profundo. Porém quando veio o sol as plantas se queimaram; e por não terem raiz secaram.
Esse entendimento cairia muito bem para as denominações que insistem em colocar o homem a frente e não Deus no centro. Pensamos que está firmado na Rocha, mas não enxerga que o terreno é rochoso. Apesar de não ser a Rocha ainda assim tinha sim uma fina camada, superficial de terra que quando vemos achamos que era fértil colocar a nossa semente. 

Aparentemente cresceu, mas as falsas verdades e as famosas "profetadas" queimaram as raízes e secaram e principalmente feriram. Existem muitos crentes secos, porque depositaram suas sementes em pessoas e na aparência e sofreu grande perda espiritual. Essa perda abre feridas e portas que permitem que o engano, a tristeza, descrença, revolta, amargura, feridas difíceis de cicatrizar e acabam esses irmãos morrendo espiritualmente. 

Outra parte caiu entre os espinhos. Estes ao crescer sufocaram as plantas.
O espinhos que brotam em vidas castigadas ao longo do tempo torna o coração dessa pessoa impossível aos nossos olhos que haja solução. Pessoas que passaram por grandes perdas, falta de amor, desrespeito, cultivam  em seu coração amargura, sofrimento, dor, rancor, e todos esses adjetivos são espinhos afiados e letais para essas pessoas. O que mais me chama atenção é que a maioria já recebeu Cristo como Senhor e Salvador, mas não souberam cuidar da alma. Um dos dons que Deus pode nos dar é o discernimento do Espírito e Sabedoria. Eles são dons NECESSÁRIOS a nossa existência e a todos que pedir conforme da vontade do Pai Ele libera este entendimento. Lançar sementes em lugares espinhosos o que haverá é sofrimento é dor para que não surta o efeito necessário e talvez cause mais danos do que benefícios. 

É preciso arrancar pela raiz todos os espinhos que estão impedindo da semente do Senhor realizar a cura, a transformação a alegria, o amor a frutificar. 

Contudo, uma parte caiu em boa terra, produziu generosa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Quando temos o entendimento dessa parte da parábola, não questionamos, não fazemos perguntas, só desejamos viver a simples e reta Palavra do Pai. Os exemplos acima de formas de semeador mostra exatamente isso; os questionamento que permitimos que o inimigo faça para nós, as dúvidas e questionamentos que se estivermos alinhados e certos no que temos a viver com Cristo não fazemos, porque entendemos a Palavra. Precisamos ter a necessidade de ser terra boa que produza efeito transformador e edificante na nossa vida e que também cause grande impacto na vida dos que estão a sua volta. 

Me perguntei  o porquê queria dizer "colheita a cem, sessenta e trinta por um", pois demonstra um sentido de percentual. Todos quando estamos congregando temos oportunidades de produzir conforme a nossa disposição de trabalhar na obra do Senhor. Lembrei da história e da seguinte pergunta "Quem você é na seara do Senhor...uma galinha ou um porco? Parece estranho mais te perguntar se vc é galinha ou porco com relação as coisas com Deus, mas você irá entender. A galinha para produzir os ovos ela simplesmente os põe normalmente num determinado horário do dia, ou seja, ela tem um compromisso de colocar os ovos todos os dias. Já o porco, para que seja extraído qualquer coisa dele é necessário que ele morra para isso, ou seja, para você comer o bacon gostoso o porco morre mostrando que ele tem um comprometimento de nos servir o bacon. 

Cristo morreu, porque Ele se comprometeu com a humanidade que Ele seria a nossa salvação e que através Dele teríamos vida eterna e seríamos livres. Cristo se comprometeu e quando existe comprometimento damos o que temos para fazer o melhor. Consegue diferenciar o que é compromisso e comprometimento? Então, quanto mais nos comprometemos com a obra de Deus, com a Casa de Deus e com as coisas de Deus mais poderemos colher, porque estamos semeando muito e colheremos o quanto plantarmos. 

Não é porque dou mais tenho mais de volta, mas uma questão de quanto mais me comprometo a fazer as coisas que Deus quer de mim mais Ele vai cuidar das minhas coisas e receberei mais de Deus. Quanto mais nos permitimos nos comprometer e envolver com Deus mais Ele nos dá, mais Ele se agrada e nos surpreende de maneira sobrenatural e vemos o quanto que não somos merecedores de tanto. 

Cuidar das coisas de Deus é o melhor investimento que podemos fazer, pois nunca perdemos e sempre ganhamos. Ganhamos em amor, virtudes, graça, misericórdia, alegria, bondade, longaminidade, enfim, tudo que envolve e gira em torno da Palavra de Deus. Ganhamos sempre quanto colocamos a vontade soberana de Deus no centro de nossas vidas, ganhamos quando escutamos o que Deus quer de nós, ganhamos quando sabemos o que seria o nosso propósito para com essa vida e com Deus. 

Quanto mais nos colocarmos como essa terra boa fazendo o que Deus quer de nós, mais produziremos e por consequência disso mais colheremos. Quando nos submetemos a Deus e nos deixamos usar pelo poder do Espírito Santo fazendo com que O Semeador veja em nós a terra fértil que Ele se alegra e regozija com o nosso comprometimento. 

Comprometimento é a chave da Lei da Semeadura, comprometimento é viver a Palavra de Deus, comprometimento nos aproxima e faz com que tenhamos um relacionamento com o Pai, comprometimento gera confiança e entendimento, comprometimento nos torna fortes, porque sabemos que temos o Deus que é maior que todas as nossas adversidades; com o comprometimento morremos para o mundo, pois entendemos o sacrifico feito por Jesus na Cruz.

Analise a sua vida com Deus e avalie como você está agindo nesse relacionamento; você tem um relacionamento ou você o conhece de ouvir falar? Você sabe qual é o seu propósito? Que tipo de semente você é? A semente que caiu na beira do caminho, e os passarinhos comeram ou as sementes que caiu num lugar onde havia pedras e tinha pouca terra; ou aquelas que caíram no meio de espinhos ou você é aquela semente que agrada a Deus que cai em terra boa que é seu coração disposto a ouvir e seguir a Palavra de Deus?

Que pessoa você é diante de Deus e qual seu grau de intimidade com Ele ... Você é comprometido ou compromissado com a obra? Você é o Porco ou a Galinha? 


Cristina Cunta - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM