sábado, 29 de abril de 2017

O QUE PEDRO APRENDEU NO EPISÓDIO DA TRANSFIGURAÇÃO? - PARTE IV









Como caminhar com Jesus 24 horas do dia e não aprender nada? Diria que seria praticamente impossível. Nem que fosse por osmose os 12 iriam aprender, pois foram escolhidos para levar a diante a Palavra do Senhor. Foram sempre mensagens simples para o nosso entendimento de hoje, mas para eles creio que tenha sido deveras difícil.
Muitos milagres eles testemunharam bem na sua frente, tais como, aleijado andar, cego enxergar e morto ressuscitar, mas o que Pedro, Tiago e João viram no monte naquela noite mudaria muita coisa dentro deles, apesar de tantos milagres sendo visto; ainda assim isso seria demais para o entendimento deles. A intensão de Jesus naquela noite era fortalecer mais ainda a fé dos seus pupilos. Quando chegaram no alto do monte, eles viram que a aparência de Jesus estava se transformando, não em uma coisa ou em alguém, mas viram que o rosto de Jesus brilhava como o sol  e suas vestes ficaram tão brancas que se mesclavam com a luz. De repente junta-se a Jesus Moisés e Elias e ficaram a conversar todos envoltos numa luz muito brilhante que transcendia o entendimento dos discípulos.
Pedro foi até Jesus e perguntou se não queria que fizessem tendas para cada um Deles. Agora pergunto eu... pra que tendas e 3 tendas se eles na verdade eram a personificação de 1 só, Pedro?
Explico...Moisés foi levantado libertador do povo hebreu do Egito e recebeu as primeiras Leis  das mãos de Deus. Podemos entender que Moisés foi o primeiro grande libertador da nação. Depois vem Elias percursos de João Batista que preparou o caminho para a vinda do Messias e com isso representava todos os demais profetas do Antigo Testamento que foram levando por Deus para anunciar a vinda do Cristo Salvador e Remidor. Jesus sendo o Messias também veria para libertar os cativos não pela espada para livrar do julgo dos romanos, mas principalmente do julgo do pecado que cada um carregava dentro de si, pois não meditavam na Palavra já anunciada pelo antigos profetas. Jesus também foi um profeta e por consequência não foi ouvido conforme ele demonstra isso em Mateus 24:1-50, pois existem coisas descritas nessa passagem bíblica que podemos refletir como essas coisas que estão acontecendo agora, nos dias atuais. Leiam!

Ali naquele momento o ciclo da obra de Jesus na terra estava tomando o seu rumo para o final, pois quando Pedro se aproxima para perguntar sobre as tendas desceu sobre as 3 figuras uma nuvem dos céus e dela uma voz disse: "Este é meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi." Se forem em Mateus 3: 13-17, ver que Deus disse a mesma coisa no momento do batismo nas águas de Jesus por João Batista descendo sobre Ele uma pomba simbolizando o Espírito Santo. Ali dava-se início a trajetória de Cristo na terra seguindo os propósitos de Deus Pai.
Todos eles, a cada um em seu tempo Deus os levantou para fazer o que Cristo fez também, mas havia um preço a ser pago que só Jesus poderia pagar.
Moisés e Elias foram homens levantados por Deus para fazer a obra de libertação dos cativos, mas Jesus nasceu como homem sendo que Ele era o Filho de Deus. Por isso não havia outra forma das profecias e promessas feitas em Isaías, Jeremias, Ezequiel e tantos outros se cumprisse se não fosse dessa maneira. Jesus como Filho de Deus pôde pagar o preço exigido pelo resgate e remição de Seu povo e junto com este povo foram os gentios e ímpios que creram que Jesus era o Messias e receberam a Palavra de Libertação. A morte para Ele foi momentânea e uma forma de passagem de um estágio humano para sua verdadeira imagem de seu corpo glorificado como os discípulos viram.
A mensagem pode não ter ficada muito clara para o Pedro, Tiago e João, mas a finalidade deles presenciarem este acontecimento era para que eles vissem  Jesus em seu corpo glorificado e deixar claro para os discípulos quem Jesus era, porque se tratava de um momento crucial de comprometimento de todos para com Jesus e Seu ministério. Tudo dependia de quem era Jesus para eles, pois um pouco antes desse acontecimento Jesus os tinha confrontado com essa questão (Mateus 16:15) quando Ele perguntou sobre quem eles achavam que Ele era. Os discípulos precisavam ficar firmes diante de uma aparente derrota (que seria a morte de cruz) para saberem que isso tudo já estava programado, porque Jesus era o Messias e Filho do Deus Altíssimo. Não havia mais como refutar dessa afirmação! Havia sim uma mensagem a ser passada e uma Palavra a ser ministrada. Nesse momento da Transfiguração Ele se revela as suas testemunhas da forma como realmente Ele era.
Pedro assim como os outros aprenderam muito sobre como deveriam ser sua vida de discípulo; como respeitar as leis locais, a serem humildes, ter fé, sobre o pecado que existe em toda parte e como lidar com ele se afastando das tentações; sobre o pastorado e como cuidar de vidas, como corrigir seu irmão sem exposição ou acusação, mas em amor; também sobre o entendimento do ato do perdão, sobre divórcio, celibato, enfim, várias assuntos pertinentes a vida com Cristo, ou seja uma vida Cristã. Os 12 sempre viram Jesus abençoar as crianças, porque elas representavam as gerações vindouras e por isso deveriam ser abençoadas; explicou inúmeras vezes sobre o Reino através de parábolas e de como era importante que ele fosse estabelecido na terra...Imaginem só, quanto não foi ensinado em tão pouco tempo!
As vezes achamos que não podemos fazer algo, porque não temos tempo e deixamos nos levar pelas circunstâncias e não fazemos o que deveríamos fazer. Jesus viveu 33 anos, segundo a história e então seu ministério foi de somente 3 anos e olhe o que Ele foi capaz de fazer. Ora, mas você pode pensar assim... ELE ERA JESUS FILHO DE DEUS!!! Sim era, mas o que estava sobre Ele está sobre todos nós hoje em dia...Tudo o que Ele fez também fomos capacitados para fazer o mesmo ou coisas maiores do que Ele fez.
Entende o que Ele quer de nós? ATITUDE...COMPROMISSO...E FÉ!
Saindo de nossa zona de conforto, nos comprometendo com a causa e tendo fé em algo que não vemos, somos capazes de andar sobre as águas, mover montanhas e fazer cada milagre feito por Jesus e os discípulos. Os 12 aprenderam dessa forma e se eles foram capazes de aprender, todos nós somos capazes também.



AGORA ME PERMITE ALGUMAS PERGUNTAS? O QUE VOCÊ QUER DE SUA VIDA? VOCÊS QUEREM SÓ PASSAR POR ELA OU FAZER A DIFERENÇA NESSE MUNDO ASSIM COMO OS HOMENS E MULHERES DE DEUS FIZERAM DESCRITOS NA BÍBLIA?
EU SEI A MINHA RESPOSTA E VOCÊS? 



Cristina Miranda - Espaço Elohim









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM