terça-feira, 25 de abril de 2017

CAMINHANDO COM PEDRO - PARTE II








Nesse momento em Mateus 10:1-2  Jesus revestiu os 12 discípulos de autoridade para expulsar  todo o tipo de espíritos impuros e curar todas de enfermidades e doenças e pregar o Evangelho da Salvação. Primeiro tiveram que aprender sobre a pessoa de Jesus para depois serem enviados em missões.  O que parece peculiar dentre algumas coisas era que em todas as listas vista sobre o nome dos 12 sempre Pedro vem em primeiro e Judas Iscariotes por último. Todos eles eram diferentes em personalidades, passados, educação e vocações; certamente não seria a escolha mais usual para futuros líderes de um momento religioso tão revolucionário. Eles saíram em duplas para que um pudesse suportar o outro, ou seja, dar suporte, auxiliar, ajudar quando um fraquejasse. Suportar não tinha o sentido de ter que aguentar, tolerar, ter que conviver a força e sim suportar em amor, pois assim seria mais fácil a caminhada com o que viria pela frente. Jesus deixou que experimentassem do sobrenatural de Deus e que aprimorassem a fé de cada um nessa jornada.
Mas houve um momento que mesmo depois de terem experimentado do sobrenatural mais uma vez Pedro foi colocado a prova e por sua vez Pedro testou a Jesus novamente. Em Mateus 14:28-31 conta de como Pedro também andou por sobre as águas assim como fez Jesus. 
Estava tudo bem, Jesus orando no monte e os discípulos saíram de barco e quando já estavam bem distante da margem começou uma grande tempestade que jogava o barco de um lado para o outro e os deixou aterrorizados de medo por conta do tamanho das ondas e  por isso, todos temeram por usas vidas.
Na madrugada Jesus volta do monte e vê o que acontecia e Ele vai até eles no meio da tormenta caminhando sobre as águas. Os discípulos quando viram aquela imagem se aterrorizaram mais ainda achando que se tratava de um fantasma. Mas Jesus disse: "Não tenham medo, coragem! Sou Eu," Então Pedro, como eu disse antes, desafiou a Jesus mais uma vez e disse: "Se é realmente o senhor, ordene que eu vá e caminhe também por sobre as águas até onde estás." Sem demora Jesus disse VENHA!. E Pedro foi compenetrado somente vislumbrando a imagem de Jesus e ele seguia andando sobre as águas assim como seu Mestre. Isso fez com que os outros discípulos vissem quem era Jesus e se alguém tinha alguma dúvida de quem Ele era, ali já não tinham mais.
Mas...sempre tem o bendito mas, o tempo adverso e a tempestade violenta fizeram com que Pedro perdesse o foco em Jesus e se distraiu com o que acontecia ao redor e começou a submergir. Como parece familiar esta atitude de Pedro nessa passagem conosco, não?! Quando não temos o nosso foco direcionado para Cristo perdemos a coragem, o amor, a intrepidez, o bom senso, o valor, ou seja, perdemos literalmente o rumo da nossa vida e nos deixamos nos aterrorizar com as coisas do mundo. 
Pedro experimentou os dois lados de uma mesma moeda; a fé que o fez caminhar por sobre  as águas e a falta dela no momento em que ele deixou de contemplar a face de Cristo e começou a olhar para seu redor e as suas circunstancias. Mas não foi por um acaso que isso aconteceu com Pedro, pois ele precisava experimentar o sobrenatural ele mesmo e aprender que quando ele não tivesse a fé necessária não adiantaria nenhuma autoridade lhe ter sido dada por Jesus para fazer a Obra. Mas também ele aprendeu que mesmo ele não tendo fé Jesus nunca o abandonaria. Isso acontece conosco o tempo todo! A gente deixa de crer em nós mesmos, mas Deus NÃO.
Passando por todos essas experiencias tanto naturais e sobrenaturais, muitos que se diziam discípulos de Jesus foram embora, porque diziam que os ensinamentos de Jesus eram de palavras muito duras. Não tenho dúvidas em afirmar que muitos deles foram testemunhas dos milagres, prodígios e maravilhas feitos através de Cristo, mas mesmo assim eles viraram as costas pra Jesus. Sabe o porque eles já negaram a Cristo nesse momento, porque a Palavra era de conserto, exortação e Jesus já sabia que muitos iriam o abandonar e trair. Os primeiros a receberem a Palavra foram as próprias ovelhas desgarradas do rebanho de Deus, os judeus, mas eles esperavam um Rei com um exército que iria toma-lo pela força do braço o poderio de Roma. Mas desde o Antigo Testamento o alerta dado não foi esse. No Antigo Testamento foram vários os profetas que falaram sobre isso, ensinaram, proclamaram, mas os verdadeiros responsáveis de abrir os olhos do povo corrompido não foram capazes de compreender as Escrituras, porque também estavam corrompidos, ou seja, os sacerdotes, os doutores da Lei. O que já estava escrito não foi passado adiante e por isso Jesus não foi reconhecido pelo seu próprio povo. Poucos foram os que creram e a maioria atingida, no bom sentido, pelo furação Jesus foram os gentios, os ímpios, ou seja, pessoas que nunca tinham ouvido falar de Deus. Mais um dito popular que faz muito sentido; casa de ferreiro espeto é de pau, ou seja, os que crucificaram a Cristo foram os hebreus e os que ouviram e receberam a Palavra de Salvação e vida eterna foram os gentios. Que ironia!
Quando Jesus começou a pregar, ensinar, e mostrar o quanto as coisas estavam erradas eles acharam ruim o conserto, mas os milagres e maravilhas, viver o sobrenatural era legal...COMO VOCÊ QUER VIVER O SOBRENATURAL SE VOCÊ NÃO ENTENDE O NATURAL, A LEI, A PALAVRA, A ORDEM? Dos 10 mandamentos dados a Moisés no Antigo Testamento Jesus resumiu em 2 e não conseguimos viver esses 2...COMO É QUE VOCÊ QUER VIVER NO SOBRENATURAL SE NÃO É CAPAZ DE AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E (E NÃO OU) AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO??!?!?!?!? Palavra dura Jesus, afirmaram eles na época.
Queremos tudo de Deus, mas não queremos ser moldados por Ele. Com barro Deus moldou a Adão o primeiro de nós, porque o material sendo maleável e moldável Deus o fez com suas mãos conforme ele quis. O homem veio do barro e curiosamente todos os elementos que compõe o barro  é encontrado em nosso organismo, cientificamente provado.
Mas Deus poderia fazer o homem de ouro ou prata que elevado a altas temperaturas ficaria líquido e também teria como  dar a forma que quisesse. No entanto para Deus a simplicidade é a maior de todas as grandezas. Não é o ouro ou a prata, porque tudo isso já é Dele, mas Ele queria algo que apesar da aparência de pouco valor (barro) recebesse o que de mais valioso Ele tinha para dar: O FOLEGO DE VIDA E UM ESPÍRITO ADORADOR. A riqueza dada do homem estava dentro dele e não fora dele, não em ouro, nem prata, nem pedras preciosas, roupas de marca, carros ou por quaisquer símbolos de prosperidade que conhecemos hoje em dia. O mais valioso para Deus é a nossa adoração e nossa vida. Barro é algo sem valor, barro se encontra em qualquer lugar, barro é sujo, muito disforme, mas quando equilibrados o barro e a água sempre surge algo maravilhoso. Somos barro que Deus moldou com suas próprias  mãos, mas seu povo eleito, naquele momento não O reconheceu e nem tão pouco a sua mensagem. Vejam como não era difícil somente para Pedro e os outros discípulos. Era difícil para todos como ainda é até hoje. Todos precisamos ser moldados conforme a vontade de Deus e aperfeiçoar nosso caráter assim foi com eles também. E não é fácil ser moldado.
Jesus os instruiu a terem um espírito aguerrido e que não temessem pelas suas vidas, porque quem reconhecesse a Cristo em público seria reconhecido pelo Pai que o enviou do céu. Ele já estava os preparando para sua partida para que pudessem saber o que fazer após sua morte. Os 12 foram os primeiros a pregar o Evangelho da Salvação e foram a pé caminhando por onde foi possível ir até o dia de sua morte, mas Jesus deixou um legado que tem passado de geração em geração assim como era feito no Antigo Testamento, pois as histórias eram passadas dessa forma. Mas o que não podemos deixar de crer é que não foram somente estórias e sim fatos, história vivida e registrada no Livro que é nosso manual de sobrevivência na selva que é esse mundo de hoje.... A Bíblia. Lê-la e refletir sobre o que lemos nos abre as portas para o sobrenatural. Não existe mais essa desculpa que as Escrituras são de difícil compreensão hoje em dia, porque quando você se molda a vontade de Deus Ele senta ao seu lado e coloca as respostas em seu coração e te revela o que esta escrito nela. A desculpa acabou quando Jesus morreu por mim e por você na Cruz e o acesso ao Pai se transformou em um relacionamento vertical, ou seja, direto com o Ele. 


QUER CAMINHAR SOBRE AS ÁGUAS? ENTÃO CHEGA DE DESCULPAS E DEVORE A PALAVRA DE VIDA ETERNA...PEÇA DISCERNIMENTO PRA DEUS...SÓ ASSIM QUANDO O DIA DO SENHOR CHEGAR SEREMOS APROVADOS, PORQUE JÁ TEREMOS SIDO PROVADOS PELAS CIRCUNSTANCIAS POR QUE NUNCA DEIXAMOS DE OLHAR PRA CRISTO E FOMOS FEITOS E REFEITOS PELAS MÃOS DO OLEIRO!



Cristina Miranda - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM