quarta-feira, 5 de julho de 2017

LIXO E DETOX EMOCIONAL




Essa imagem acima se refere a figura mitológica grega chamada Fênix que segundo a sua história se baseia em recomeçar, reestruturar, se refazer, se reinventar. Segundo Wikipédia a fênix é um pássaro que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo ela renascia das próprias cinzas. Olhando por esse prisma nós somos em muitos momentos seres que renascem de suas próprias cinzas e somos capazes de arrumar a nossa "casa". Mas o que é um grande engano é crer que podemos fazer isso sozinhos, pois o coração do homem é enganoso e por isso precisamos passar por essas mudanças e recomeços segurando nas mãos de Deus. Somos muito vulneráveis a sentimentos que não nos agradam e são, principalmente estes sentimentos, que nos fazem crescer. Não é fácil crescer e principalmente amadurecer, seja em que aspecto for. Uma mulher ilustre que viveu no século passado chamada de Frida Kahlo (1907 a 1954) e com pensamentos muito além de seu tempo afirmou que "cada tic tac é um segundo da vida que passa foge e não se repete e há nele tanta intensidade, tanto interesse, que o problema é só sabê-lo viver. Que cada um o resolva como puder". Sabiamente ela nos mostra que cada minuto, cada respirar é valorizado por nós, porque somos agarrados a vida que temos e que vivemos; e guardar aquilo que não nos agrega nada a não ser "lixo emocional" encurta nosso tempo e não nos permite viver da melhor maneira e saudável possível. Carregamos uma quantidade imensa de sentimentos desnecessários que pesam no nosso corpo e na nossa alma e precisamos de vez em quando parar e avaliar o que temos em nós que nos está colocando para cima ou para baixo; ai seguindo o exemplo da fênix nos "destruímos" para ressurgimos das nossas próprias cinzas, mas não na sua literalidade. Se destruir é fazer uma análise de falsas verdades sofismas e paradigmas que construímos ao nosso redor para dar base a nossa vida cotidiana, mas invariavelmente nos esquecemos de colocar Deus no centro de tudo em nossa vida e o lixo se torna insuportável de se carregar em nossos ombros. 

O ser humano é feito de ossos, pele, veias, artérias, músculos, órgão internos, enfim uma infinidade de material genético que são capazes de nos definir como indivíduos. Mas dentro desses invólucros complexos existem emoções e sentimentos mais complexos ainda que demandam tanta atenção quanto a saúde física. Sentimos amor, ódio, alegria, tristeza, paixão e em todos esses sentimentos envolvidos sempre carregam toneladas de emoções. Essas emoções tanto boas ou ruins sempre são capazes de nos fazer aprender e sermos moldados em nosso caráter por exemplo. Em 1 Tessalonicenses 5:18 afirma que em TUDO temos que dar graças, porque TUDO cooperam para aqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28). E isso significa que em TODOS os momentos sendo bons ou ruins temos que dar graças...complicado isso para nós não?!?!!? Ou você dá graças ao Pai na doença, na morte, nas coisas ruins que te acontece?!?!? Eu confesso que as vezes é difícil fazer isso e quando faço o faço chorando, porque não é fácil para a minha alma lidar com determinadas situações. Não sou perfeita, tenho defeitos iguais ou piores do que o de vocês, mas tento matar a minha carne todos os dias e entrego a minha vida todos os dias a Deus e farei isso todos os dias, porque estou a caminho da perfeição, ou seja, não sou perfeita ainda. A palavra TUDO quer dizer TUDO, ou seja, o que acontece de bom, mas principalmente o que acontece de ruim, porque são nos momentos ruins que descobrimos quem nós somos em Cristo. 

Veja que interessante, li e vi um filme a muitos anos chamado O Peregrino que contava a jornada de seu personagem central chamado Cristão que iniciava sua Odisseia particular rumo para alcançar a coroa da Vida Eterna. O que me veio a memória foi como a jornada desse homem rumo ao caminho da perfeição começou; ele carregava em suas costas um enorme fardo que aparentemente parecia muito pesado e difícil de se carregar. O livro tensionava levar o leitor a refletir como devemos ser vigilantes na vida terrena simbolizada através da jornada de Cristão. O livro é muito interessante e pasmem tão atual quanto a Bíblia por contemporaneidade mesmo tendo sido ele escrito por um pastor batista chamado John Bunyan em 1678. Ao longo de sua jornada Cristão enquanto carregava seu lixo emocional simbolizado por uma carga imensa amarrada em suas costas, ele encontrou outros personagens que o ajudou a continuar e perseverar durante todo esse caminho. Parando para analisar podemos definir que o que Cristão carregava em seus ombros era seu fardo, sua cruz, seus pecados, tudo o que nos rouba tempo energia e sentimentos? Em Mateus 11:28 está um dos versículos que acho que seja mais importante em se tratando de lixo emocional que é: "Venham para mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu julgo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu julgo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve." É tudo que precisamos ou queremos ouvir em determinados momentos de nossas vidas, porque ouvimos que temos um lugar para onde e com quem estar; seremos libertos do peso que assola nosso ombros que podem ser tudo que carregamos por anos, um lixo tóxico que não nos deixa avançar e seguir em liberdade literal. A liberdade literal vai além do fato de não se estar presso atrás das grades com bandido; é estar livre de alma, de corpo e de espírito, pois só assim podemos estar conectados com as coisas do Reino e com a nossa intimidade com o Pai. Cristo ainda oferece um refúgio, um lugar onde poderemos descansar e nos livrar de tudo que nos consome, nos afeta e nos corrói. Depois Ele nos ensina a caminhar junto com Ele, pois é dEle que vem a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7). 

O Detox para o nosso lixo emocional está muito bem descrito nos versículos de Mateus 11:28 e em suma é entregar TUDO o que temos em nós que não agregam nada em nossas vidas, mas que pesam como o mundo inteiro em nosso ombros. O peso do mundo é algo que é palpável e é capaz de nos deixar incapazes e nos levam a doenças físicas. Amargura, remorso, rancor, tristeza, pesar da alma; tudo isso são mundos que pesam em nossos ombros, mas deixe que Cristo entre invasivamente em nossa vida e faça um reboliço em nossa estrutura e que seja capaz de nos transformar e tirar todo o lixo emocional que fica marcado em nossa alma. Permita se despir do medo, do ódio, raiva, dor, da decepção, da traição que inundam o nosso ser diariamente por qualquer coisa; até uma situação no trânsito, que represadas, guardadas e engolidas vão ser o combustível que fará você sucumbir. Sucumbir nesse caso não é ruim quando colocamos TUDO nas mãos de Deus e haverá uma libertação de seus medos e situações em que não temos controle que acabam controlando a nossa vida. Lembra da fênix? Renasça, se reconstrua, se reinvente, se refaça aprendendo que o X da questão é entregar TUDO nas mãos de Deus para que Ele te molde e te faça amadurecer da maneira certa no momento certo. 

Reflitam... 1 Coríntios 13: 11, mostra o quanto temos que fazer um detox do lixo emocional diariamente, porque o que vemos no reflexo no espelho  é uma imagem de algo incompleto e imperfeito, pois somente Deus nos vê além do reflexo do espelho...Ele nos vê em um âmbito completo total; uma forma que nem nós somos capazes de nos ver, porque Ele vê muito além de nós mesmos. Ele viu além na vida de Pedro, de Moisés, de Rute, de Ester, de Daniel, de Noé e por ai vai...Ele é perfeito, nós temos que buscar a perfeição TODOS os dias as nossas vidas. 

"Quando eu era criança, falava como criança, pensava e raciocinava como criança. Mas quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança. Agora vemos de modo  imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos TUDO face a face. TUDO que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei TUDO plenamente, assim como Deus já me conhece plenamente"



Cristina Miranda  - Espaço Elohim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM