sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

GOD IN A BOX





A língua portuguesa é difícil? Sim é difícil... Manga pode ter dois significados? Sim, manga pode ter dois significados... e é por isso que adoro saber o significado de cada palavra que escrevo em meu idioma, para que fique claro a mensagem que tento passar a cada postagem. Isso é só um introito para um assunto que vem fazendo parte do meio cristão a tempos e agora parece mais tangível do que nunca. Para que possamos entender algo é preciso saber o significado das palavras e seguir tendo uma linha de raciocínio lógico. Estamos falando daquilo que é natural. Mas vemos hoje em nosso meio muitas denominações sofrendo com pessoas que vindo de outros ministérios, se agradam deste, mas querem porque querem trazer as coisas "velhas" que nessa igreja atual não serve mais. Sabe quando você faz determinada coisa a muitos anos e vem uma outra pessoa e te mostra que é possível fazer a mesma coisa de modo diferente e de maneira mais eficaz e você não aceita? É isso...A teimosia tem sido um grande entrave para a liderança de hoje saber administrar. E quando o líder é mais novo do que o liderado então aí a coisa azeda de vez, por que acha que o tempo de carreira é superior a idade da pessoa e isso também vai azedar. Deus está deixando de usar pessoas, porque não aceitam correção, não aceitam o agir Dele, não aceitam serem submissos aos pastores e líderes, não aceitam a visão da Palavra e principalmente não aceitam a forma como Deus agi, pois para eles Deus segue um protocolo religioso, ou quem sabe um roteiro de "Para ter um culto cheio de Deus é preciso...isso..isso e mais isso... ah!!! e não pode faltar aquilo, senão ele não vem".
É senhoras e senhores o Alfa e Ômega, o Todo Poderoso, o El-Shaday, o Princípio e o Fim, Pai da Eternidade precisa seguir protocolos senão Ele não vem... 
Não é novidade para ninguém que me conhece que adoro desenhos e animações e tem um que vem bem a calhar no que estou mostrando e que vem acontecendo. O filme é Aladdin, a frase é a do Gênio da Lâmpada explicando para o pequeno Aladdin quem ele era: "PODERES CÓSMICOS E FENOMENAAAAAIS... dentro de uma lâmpadazinha" Essa é a definição perfeita para as pessoas que querem trazer para a igreja um protocolo uma forma sobre algo que elas mesmas não tem a menor noção do que seja! Colocam Deus dentro de uma "lâmpadazinha" tendo Ele todo o poder. E isso tem um nome e se chama LITURGIA.

O significado de liturgia, segundo o site significados.com.br "é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica. A palavra tem origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada.
Apesar da palavra liturgia ser usada na Antiguidade, só depois dos séculos VIII e IX passou a ser usada no contexto da eucaristia na Igreja grega. O termo passou a fazer parte da igreja católica bastante mais tarde, por volta do século XVI.
A manifestação central da liturgia é a celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e a prestação de culto a Deus. Inicialmente a liturgia era da responsabilidade dos apóstolos e bispos, mas é sabido que algumas igrejas criaram a sua própria liturgia, como a Igreja da Alexandria no Egito e da Antioquia na Síria.
Até a metade do século XVI não havia uma regra geral e obrigatória para a liturgia, mas foi implementada por Pio V e Clemente VIII. O Concílio Vaticano II significou uma renovação da liturgia, dando maior relevo à Sagrada Escritura na liturgia da palavra, incluindo a utilização de outras línguas em vez do latim, de forma a que mais pessoas pudessem participar de forma mais ativa. A liturgia luterana derivou de ritos da missa católica, e adotou formas de oração e de canto. A Igreja calvinista, por exemplo, simplificou a liturgia, mas a anglicana, manteve quase todas as tradições litúrgicas da Igreja Católica.
Existem várias manifestações de liturgia, como a liturgia ambrosiana, liturgia de S. João Crisóstomo, liturgia moçárabe, liturgias orientais. Existe a liturgia das horas, sendo esse nome a designação de leituras para horas diferentes do dia, com hinos e passagens bíblicas. Também existe a liturgia comentada, com textos explicativos a respeito da liturgia em questão." Trocando em miúdos para quem já foi católico ou foi pelo menos uma vez na igreja católica é aquele papel que recebemos quando entramos na igreja no início dizendo tudo o que vai ser dito, cantado, feito naquele encontro. Tudo pré estabelecido, pré determinado, sabe-se tudo o que vai acontecer; com início, meio e fim, tudo muito bem orquestrado e controlado.

Aí eu pergunto a vocês: Alguém consegue controlar a Deus? Alguém pode limitá-Lo? Alguém pode dizer o que Ele pode ou não pode fazer; deve ou não deve fazer? O culto tem de começar assim e tem que terminar assado, senão não é culto, senão não tem Deus na parada, senão não vale e pior senão não é de Deus!
É senhoras e senhores a coisa está desse jeito e pessoas agindo assim acabam contaminando os outros e limitando o agir de Deus na vida delas e na vida dos irmãos. É triste admitir, mas tem um monte de crente litúrgico que não entende que Deus possui multiforme e graça, ou seja, Ele age como Ele quer, onde Ele quer, do jeito que Ele quer e principalmente usando quem Ele quer. 1 Pe 4:10 é claro a respeito desse assunto: "(...) servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.(...)" Devemos servir uns aos outros conforme os dons que Deus nos deu e deixar Deus nos usar da maneira Dele sem ficar presos a protocolos. Se as pessoas litúrgicas deixassem de ser letárgicas e permitissem serem usadas para Deus fazer, creio que elas também seriam usadas por Deus em seus dons, em sua maneira de ser; seja sapateando, cantando, gritando, chorando, tocando instrumentos, ensinando, marchando, dançando e por aí vai; por que Deus não tem fórmula certa para agir, pois Ele age da forma como nós precisamos que Ele aja. 
Quer uma dica? Não queiram ajudar a Deus a ser Deus, Ele sabe quem Ele é. 
Parece que é vocês quem não estão sabendo nem quem vocês são e nem onde vocês estão agora. 



Cristina Cunta - Espaço Elohim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para deixar aqui seu comentário sobre o assunto tratado acima.

Obrigada e Fique na Paz!

Cristina Cunta - Espaço ELOHIM