terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

TERRORISTAS ESPIRITUAIS

 


Termo e título fortes, mas se faz necessário esse título vir a baia e não foi a toa que ele surgiu. O termo terrorismo significa o ato de provocar terror nas pessoas através do uso da violência física ou psicológica, com o intuito de intimidar uma sociedade e impingir ideologias fundamentalistas, sejam elas políticas, religiosas ou de outra natureza. Os ataques terroristas tem o propósito de amedrontar o povo ou o governo e, por norma, são baseados em questões religiosas ou políticas extremistas. Os indivíduos que são defensores dessas ideologias e que praticam o terrorismo são chamados de terroristas. Os terroristas agem com base na intolerância, ameaçando os indivíduos que não compartilham da mesma visão de mundo que eles. Como meio de atingir os seus objetivos, os terroristas usam de variados ataques violentos, metódicos e organizados, visando desestabilizar a sociedade vigente. E se eu te disser que existem terroristas emocionais e espirituais dentro das igrejas, principalmente na liderança como um todo? Você ficaria escandalizado? Pois é, pior é que tem e essas pessoas com essas posturas tem aterrorizado e até mesmo coagido a pessoas permanecerem nos ministérios para não "PERDER" a bênção. Curioso como é o mecanismo que é feito para isso; primeiro você conquista a confiança, depois você vai mostrando com o famoso morde e assopra as suas atitudes, aí passa para o modo de falar que muda, pois antes era "minha filha amada" e depois te chama de burra; e a cereja do bolo a pessoa fica tão acuada de tanta cajadada e palavras atravessadas (porque só sabe brigar e não exortar em amor) que aqueles que antes se achavam filhos tem tanto medo desse "pai" que se afastam dele e logo depois saem da igreja feridos pelas palavras que saíram de sua boca. O problema é que as pessoas estão fazendo púlpito de latrina e vomitam nele toda a sua alma, porque sinceramente não vejo Deus gritando tanto, brigando e expondo tanto pessoas nas igrejas. O Senhor fica bravo, chateado com nossas ações, sim, acredito que sim, mas vejo muito mais o Espírito Santo chorar pelo filho que está no caminho errado do que ameaça-lo. 

Terrorismo espiritual é isso nos tornamos reféns de pessoas que manipulam e centralizam tudo a volta delas e se não for do jeito delas, na visão delas, da forma delas, da maneira delas, não é de Deus. Eu também creio que Deus está de saco cheio dessas pessoas que aterrorizam os outros para mantê-los por perto e usá-los como bem entender. Quando você começa a sentir medo de chegar perto do seu pastor ou líder por você não sabe se ele está de bem com a vida nesse dia existe alguma coisa errada que não está certa. Ouvindo isso me assustei e fiquei indagando ao Senhor, como pode um filho ter medo do pai, um filho fazer as coisas tudo certo, não porque está feliz e é prazeroso para ele, mas sim porquê tem medo de sua reação caso cometa algum erro ou não saia do jeito do pai. Medo, pavor de ouvir gritos e infelizmente muitos insultos mascarados de brincadeirinhas são comuns nesses lugares. Por isso as pessoas se questionam dizendo para que eu vou querer esse "jesus" que eles pregam se eu tenho medo dele, por que esse líder é minha referência desse "cristo"? E aí? Como desfazer o má impressão que estão pintando de Jesus nos púlpitos? Como explicar que por conta de atitudes erradas da mesma boca acabam vertendo água doce e água amarga?

Tiago, irmão de Jesus, líder na igreja em Jerusalém deixou instruções bem claras mostrado que somos hipócritas em ocasiões de nossas vidas, mas ele nos chama a razão  e mostra que apesar da natureza humana falha é possível agir com sabedoria no falar e no agir.

Tiago 3:
1 Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor.
Até mesmo os que foram chamados para este ofício, o de ser mestre, precisa ter muito cuidado do que sai da sua boca, pois na sua frente estão pessoas que a princípio não sabem o que você sabe e acabarão tomando como verdade, mesmo que você esteja falando tudo errado e fora da Palavra. Alguns líderes tomam para si o fato de exercer uma liderança e se acham no direito de falar o querem, da forma que querem só porque são líderes trazendo para o meio receio, medo de errar e de não ser bom o suficiente para eles.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se colocamos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer.
Não parece, mas a língua e o que ela profere do que vem do coração é mais forte que qualquer força bruta e aqui descrita como um cavalo; que é um animal muito forte usado para trabalhos pesados. Se ele não recebe o freio em sua boca quem o conduz não consegue fazer com que ele o obedeça e com isso o cavalo faz o que quer, e vai para onde quer... ou seja, sem freios na nossa língua falamos o que não devemos e muito menos da forma correta que deveríamos falar. Outro exemplo dado por Tiago com base em contextos vividos são os navios grandes e imponentes, mas que são guiados por um pequeno instrumento chamado leme que se não tiver ele fica sem rumo e sem direção.
 
Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. 
Muitas das obras da carne descritas em Gálatas 5:19-21 advém da língua, do que é falado, do que é passado, do que é pronunciado, declarado. Tão pequena, mas com um grau tão grande de dano não só a si mas a terceiros o que sai de nossa boca pode até matar!
 
Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua ninguém é capaz de domar; é mal incontido, cheio de veneno mortal.  
Junta o fato do sermos seres humanos falhos, com o destempero emocional, e uma língua solta e desenfreada. Será uma mistura explosiva e nociva para os que precisam ou tem que conviver com pessoas assim, tanto no dia-a-dia quanto nos ministérios.

Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim. 11 Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga? 12 Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce. 
Escolheria este como versículo chave para este post de hoje, porque o que encontramos nos púlpitos ou em reuniões ministeriais é exatamente isso; uma boca que adora a Deus e depois mete a boca e esculacha os outros, principalmente na frente de toda a congregação. Que isso!!!! Isso não existe no Brasil não... Isso é a essência de ser hipócrita, que de um lado faz uma coisa e depois faz outra, principalmente quando lhe convém. Essas são atitudes e comportamentos que exemplifica o hipócrita inveterado. Já vi a mesma boca que declara bênção declarar maldição e retirar bênção também. Pode isso produção?!?

13 Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. 14 Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. 
Acho que pecado todos nós carregamos, mas o diferencial é o que Deus sondou de nosso coração e as nossas atitudes diante do que um dia foi pecado para nós. Por isso pedimos perdão a Deus todos os dias por que falhamos com Ele todos os dias. O arrependimento faz parte do pacote. A misericórdia Dele que nos mantêm vivos por que ainda existem coisas que precisamos fazer para Ele antes de alçar o nosso voo final. Tolice é pensar que quando levantamos a mão a primeira vez para aceitar Jesus ganhamos uma capa de invisibilidade e podemos fazer o que quiser quando ninguém está olhando. Pior ainda, tolice é acreditar que Deus não está olhando. Nossas obras serão avaliadas e obras não é só as coisas físicas, mas sim um legado tanto, emocional, social quanto espiritual. Jesus ensinou a cuidar dos desvalidos e isso é obra social. Agora te pergunto, de que adianta tudo isso se a liderança não tem a sabedoria ao falar com os liderados? Que tipo de líder é esse que ao invés de prevalecer o amor prevalece o medo e coação? Não estaria ele pecando também? E o pior é que ele se acha santo!
17 Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
 Pelo discorrido nos trechos 17 e 18 deste versículo, me reservo no direito de ficar calada principalmente para não pecar, pois somente eles já disseram tudo sobre em não ser um TERRORISTA ESPIRITUAL! 



Cristina Cunta - Espaço Elohim




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

GOD IN A BOX





A língua portuguesa é difícil? Sim é difícil... Manga pode ter dois significados? Sim, manga pode ter dois significados... e é por isso que adoro saber o significado de cada palavra que escrevo em meu idioma, para que fique claro a mensagem que tento passar a cada postagem. Isso é só um introito para um assunto que vem fazendo parte do meio cristão a tempos e agora parece mais tangível do que nunca. Para que possamos entender algo é preciso saber o significado das palavras e seguir tendo uma linha de raciocínio lógico. Estamos falando daquilo que é natural. Mas vemos hoje em nosso meio muitas denominações sofrendo com pessoas que vindo de outros ministérios, se agradam deste, mas querem porque querem trazer as coisas "velhas" que nessa igreja atual não serve mais. Sabe quando você faz determinada coisa a muitos anos e vem uma outra pessoa e te mostra que é possível fazer a mesma coisa de modo diferente e de maneira mais eficaz e você não aceita? É isso...A teimosia tem sido um grande entrave para a liderança de hoje saber administrar. E quando o líder é mais novo do que o liderado então aí a coisa azeda de vez, por que acha que o tempo de carreira é superior a idade da pessoa e isso também vai azedar. Deus está deixando de usar pessoas, porque não aceitam correção, não aceitam o agir Dele, não aceitam serem submissos aos pastores e líderes, não aceitam a visão da Palavra e principalmente não aceitam a forma como Deus agi, pois para eles Deus segue um protocolo religioso, ou quem sabe um roteiro de "Para ter um culto cheio de Deus é preciso...isso..isso e mais isso... ah!!! e não pode faltar aquilo, senão ele não vem".
É senhoras e senhores o Alfa e Ômega, o Todo Poderoso, o El-Shaday, o Princípio e o Fim, Pai da Eternidade precisa seguir protocolos senão Ele não vem... 
Não é novidade para ninguém que me conhece que adoro desenhos e animações e tem um que vem bem a calhar no que estou mostrando e que vem acontecendo. O filme é Aladdin, a frase é a do Gênio da Lâmpada explicando para o pequeno Aladdin quem ele era: "PODERES CÓSMICOS E FENOMENAAAAAIS... dentro de uma lâmpadazinha" Essa é a definição perfeita para as pessoas que querem trazer para a igreja um protocolo uma forma sobre algo que elas mesmas não tem a menor noção do que seja! Colocam Deus dentro de uma "lâmpadazinha" tendo Ele todo o poder. E isso tem um nome e se chama LITURGIA.

O significado de liturgia, segundo o site significados.com.br "é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica. A palavra tem origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada.
Apesar da palavra liturgia ser usada na Antiguidade, só depois dos séculos VIII e IX passou a ser usada no contexto da eucaristia na Igreja grega. O termo passou a fazer parte da igreja católica bastante mais tarde, por volta do século XVI.
A manifestação central da liturgia é a celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e a prestação de culto a Deus. Inicialmente a liturgia era da responsabilidade dos apóstolos e bispos, mas é sabido que algumas igrejas criaram a sua própria liturgia, como a Igreja da Alexandria no Egito e da Antioquia na Síria.
Até a metade do século XVI não havia uma regra geral e obrigatória para a liturgia, mas foi implementada por Pio V e Clemente VIII. O Concílio Vaticano II significou uma renovação da liturgia, dando maior relevo à Sagrada Escritura na liturgia da palavra, incluindo a utilização de outras línguas em vez do latim, de forma a que mais pessoas pudessem participar de forma mais ativa. A liturgia luterana derivou de ritos da missa católica, e adotou formas de oração e de canto. A Igreja calvinista, por exemplo, simplificou a liturgia, mas a anglicana, manteve quase todas as tradições litúrgicas da Igreja Católica.
Existem várias manifestações de liturgia, como a liturgia ambrosiana, liturgia de S. João Crisóstomo, liturgia moçárabe, liturgias orientais. Existe a liturgia das horas, sendo esse nome a designação de leituras para horas diferentes do dia, com hinos e passagens bíblicas. Também existe a liturgia comentada, com textos explicativos a respeito da liturgia em questão." Trocando em miúdos para quem já foi católico ou foi pelo menos uma vez na igreja católica é aquele papel que recebemos quando entramos na igreja no início dizendo tudo o que vai ser dito, cantado, feito naquele encontro. Tudo pré estabelecido, pré determinado, sabe-se tudo o que vai acontecer; com início, meio e fim, tudo muito bem orquestrado e controlado.

Aí eu pergunto a vocês: Alguém consegue controlar a Deus? Alguém pode limitá-Lo? Alguém pode dizer o que Ele pode ou não pode fazer; deve ou não deve fazer? O culto tem de começar assim e tem que terminar assado, senão não é culto, senão não tem Deus na parada, senão não vale e pior senão não é de Deus!
É senhoras e senhores a coisa está desse jeito e pessoas agindo assim acabam contaminando os outros e limitando o agir de Deus na vida delas e na vida dos irmãos. É triste admitir, mas tem um monte de crente litúrgico que não entende que Deus possui multiforme e graça, ou seja, Ele age como Ele quer, onde Ele quer, do jeito que Ele quer e principalmente usando quem Ele quer. 1 Pe 4:10 é claro a respeito desse assunto: "(...) servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.(...)" Devemos servir uns aos outros conforme os dons que Deus nos deu e deixar Deus nos usar da maneira Dele sem ficar presos a protocolos. Se as pessoas litúrgicas deixassem de ser letárgicas e permitissem serem usadas para Deus fazer, creio que elas também seriam usadas por Deus em seus dons, em sua maneira de ser; seja sapateando, cantando, gritando, chorando, tocando instrumentos, ensinando, marchando, dançando e por aí vai; por que Deus não tem fórmula certa para agir, pois Ele age da forma como nós precisamos que Ele aja. 
Quer uma dica? Não queiram ajudar a Deus a ser Deus, Ele sabe quem Ele é. 
Parece que é vocês quem não estão sabendo nem quem vocês são e nem onde vocês estão agora. 



Cristina Cunta - Espaço Elohim

 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DISCÍPULOS X SEGUIDORES = QUEM É VOCÊ?




Nos tempos de Jesus Ele seria O pop star, O youtuber famoso ou O vlogger que todos seguiriam. Mas Ele optou por formar discípulos do que ter pessoas seguindo O de maneira sazonal; ou seja, quando estavam precisando de algo andavam com Ele, mas quando o ensinamento era duro eles davam as costas e iam embora. Exemplo disso é a passagem dos 10 leprosos que foram curados por Ele, mas somente um deles voltou para agradecer. Seguidores só seguem por um tempo já os discípulos aprendem e posteriormente ensinam o que eles aprenderam e o ensinamento nunca para. Nesses tempos de tanta tecnologia e principalmente onde as mídias sociais são tão relevantes o que mais importa para todos que vivem deste meio (porque se tornou extremamente lucrativo) são a quantidade de likes 👍 ou seguidores que ele possui. Para se manter nesse mundo virtual é preciso ter a foto perfeita, o post perfeito ou o vídeo perfeito e nem precisa ser verdadeiro, pode ser fake também, mas tem que ser perfeito. Caso contrário o número de seguidores caem, perde-se o número expressivo de likes 👍 o que causa uma grande perda financeira ou atinge o próprio ego o faz sentindo a falta de popularidade e isso para essas pessoas é derrota. Não entendo muito como a mecânica disso funciona na integralidade, mas sei que o básico quanto mais seguidores melhor. A grosso modo vale a quantidade e não a qualidade. Triste conclusão se olharmos para o que acontece dentro das igrejas hoje em dia. Outro dia li uma reportagem  de como os líderes das igrejas estão distorcendo o Evangelho e mudando completamente o foco principal que foi a mensagem deixada por Jesus que precisava ecoar dentro de nós a cada instante. Hoje o lema do quanto maior melhor vem ganhado espaço nas redes sociais, no dia a dia, na vida de muitos, pois se não tiver um aparato tecnológico no culto, não rola aquela vibe santa. São luzes, fumaça, e tudo o mais. Não sou contra os recursos modernos serem inseridos na igreja, mas não se pode perder a essência que é Cristo. Infelizmente estamos na era de ter seguidores e não de formar discípulos.

A deformidade não está somente na parte externa, mas também em como tem sido usados os púlpitos nos últimos tempos. Os líderes preferem massagearem seus próprios egos e novamente vejo a Palavra sendo usada para benefício próprio. O famoso "prega-se o que me convém"; "prega-se o Eu". Conceitos se equivocaram, princípios foram esquecidos e o Ide foi deixado de lado para suprir a necessidade humana de alimentar o seu próprio eu; o rebanho virou gado de corte para o "abate", pois é preciso mantê-lo bem perto para não perder a sua "gordura" (diz um ditado que para um bom entendedor pingo é letra) para se manter a "obra". Para muitos as ovelhas de Cristo são apenas meios de galgar seus próprios interesses e isso acaba fazendo com que as pessoas se tornem reféns de pessoas ou ministérios. É triste a constatação, mas é a verdade que o "sistema religioso" quer empurrar goela abaixo dos cristãos. Muitos sentem-se oprimidos e com medo de questionarem a Palavra que é pregada, por que não se questiona mais o pregador e nem a Palavra que sai de sua boca. Aí que mora o perigo! A igreja de Cristo se transformou em um "clubinho" onde em determinados dias pessoas se encontram para se verem, trajando suas roupas pré estabelecidas, seus sorrisos colados no rosto e dando a paz do Senhor sendo que por dentro nem ela mesma está com esta paz. Nos assentamos ao lado das pessoas e não sentimos que seríamos capazes de ama-los como nossos irmãos. Um grande peso é colocado em nossos ombros por conta de posturas de líderes que estão erradas. Mas existe algo que Jesus deixou para nós que despedaça todos esse peso que carregamos desnecessariamente, tanto pelos erros do passado, por palavras liberadas contra nós ou peso da opressão: UNÇÃO

O significado de unção é o poder, capacidade gerada pelo Espírito Santo de Deus e entregue ou derramada, àqueles que aceitam o Senhor Jesus como sendo único e suficiente Salvador; onde a unção derramada é suficiente para gerar arrependimento e perdão, consequentemente a vida eterna. Isaías diz "E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do seu ombro, e o seu jugo do seu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da sua unção." No grego existem quatro palavras para PODER:
- Exousia: Autoridade delegada
- Ischuros: Grande força
- Kratos: Autoridade de domínio 

- DUNAMIS: Significa energia, poder, poderio, grande força, grande habilidade. 

Algumas vezes a palavra é usada para descrever os poderes do mundo que passaram a funcionar sobre a terra e o poder divino superabundando toda a existência. Desta palavra em latim deriva a palavra dinamite que causa uma grande explosão que faz um arraso onde opera. A unção que despedaça o jugo é este poder dunamis derivado do Espírito Santo  que é a Pessoa e o Poder.

Mateus 11:28-30 é o texto base que mostra o que devemos fazer quando nos sentimos sobrecarregados e cansados por questões externas e internas da vida - " Vinde a mim, todos os que estais cansados e  oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei  de MIM, que sou MANSO e HUMILDE de coração; e encontrareis para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".  

O significado da palavra jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. Normalmente se coloca um boi mais velho junto com um mais novo par que o mais novo aprenda com o mais velho e assim o ajude na tarefa. No sentido bíblico, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, com opressão de pessoas, vícios, dívidas e ações do inimigo.

A chave que nos conecta a vontade de Deus e ao que ele quer fazer para nos usar está na rendição. Quando nos rendemos damos ao Pai tudo o que temos e o que somos para Ele governar. Quando nos rendemos trocamos o nosso fardo que é pesado  e cheio de mazelas com o Dele que é leve e suave. Quando nos rendemos somos capacitados  e possuímos autoridade  para sermos como dinamites espirituais para atingirmos as pessoas a nossa volta em qualquer área  ou lugar. Quando o jugo é despedaçado voltamos a ter visão restaurada, somos capazes de realmente fazer a diferença na vida  das pessoas  e produzir o impacto positivo que Deus   deseja de nós e por conta disso, somos capazes de declarar  e a nossa vontade alinhada com a vontade do Pai produzir, cura, milagre, libertação e crescimento.  

Diante tudo exposto deseje ser realmente liberto de sofismas, achismos, paradigmas e religiosidade!
Deseje ser discípulos e não meros seguidores, pois está será a grande a diferença de quem desfrutará da verdadeira Vida Eterna, ou seja, a entrada no Reino dos Céus.


Cristina Cunta - Espaço Elohim