quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

OBDC





Quantas vezes você já não ouviu de alguém... é melhor obedecer do que sacrificar! Fácil é o falar para outra pessoa do que viver essas palavras. Vejo pessoas a minha volta com grande dificuldade de entender um princípio bíblico e posso me incluir nessa mesma dificuldade. Em determinados momentos todos nós não obedecemos e sacrificamos e isso chega a ser natural, porque viver o que Deus tem para nós não é bolinho. Abdicar, renunciar, calar, amar sem restrições, oferecer a outra face, baixar a bola, tirar a roupa de crente santo, matar a carne todos os dias, negar-se a si mesmo e por ai vai, pois a lista é longa. O pronome eu não existe para Deus, por que ele se trata do nosso ego, de nós mesmos, dos nossos achismos que se chocam com o que o Pai tem para nós. Inevitavelmente nada do que pensamos que é bom para nós é o que Deus sabe que é bom para nós. Mas Ele não é um tirano autoritário, pois Ele considera o nós quando aceitamos passar pelos seus caminhos, desafios, provas e fidelidade. Tirar as vestes do Eu e colocar a do Nós é complicado devido a todas as feridas e hábitos nocivos que construímos por ideologias e paradigmas retratados tanto pela sociedade civil quanto pela sociedade eclesiástica. São muitos rótulos que nos imprimem que as vezes deixamos de sermos nós mesmos por conta da forma como devemos nos portar diante dos outros, ora sendo no convívio social, ora no convívio nas igrejas. Falar para os outros é muito mais fácil do que falar tudo isso que acabamos de falar para nós mesmos. Infelizmente nós não nos ouvimos e acabamos cometendo erros por conta de não ouvir-se a  si mesmo quando prega, quando estuda, quando lê a Palavra. 

Pensa o quanto é penoso você ser comparado a Jonas, o profeta desobediente que todos conhecem a sua história e como ela termina. Pois bem, as vezes é preciso ouvir uma pessoa falar para você o que você não ouvi de si mesmo ou quem sabe até do próprio Espírito Santo. Foi doloroso ler todo o Livro de Jonas e ouvir Deus falando assim: Leia a Palavra, mas ao invés de ler Jonas você vai falar seu nome em voz alta... Está bom para você??? 
Mas quando fiz isso pude sentir a Palavra literalmente entrando em mim e me revirando do avesso e mudando pontos de vista, posturas e principalmente posicionamentos. Dói viu, mas é libertador. É tipo um remédio que é muito ruim para tomar, mas que vai trazer a cura que tanto você precisa, por que na verdade você nem sabia que estava enfermo. Quando a gente descobre que está doente se assusta, te deixa triste, mas graças a Deus podemos contar com Ele sempre.

Olha o que afirma a Palavra em Salmos: "Ainda que minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que sempre preciso. Os que se afastam de Ti certamente morrerão e Tu destruirás os que são infiéis a Ti. Mas quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que Ele tem feito."
(Salmos, 73:26-28)


O salmista afirma que não importam as circunstâncias SEMPRE PRECISAMOS ter o Pai como nossa fortaleza, nosso escudo e com isso cuidamos e aprendemos a administrar as nossas emoções. Para que essa declaração seja verdadeira é preciso deixar a Palavra penetrar de maneira profunda e contundente, pois sem maturidade emocional e espiritual não alcançamos este pensamento e essas palavras não passarão de palavras velhas sem nenhuma importância para nós. Cuide da mente, faça-a estar submetida a uma transformação diária através da Palavra que é a fonte da verdade que salva, cura e liberta. Caso contrário seremos presa fácil para os que manipulam palavras, sentimentos, atitudes, posturas e emoções. Absorva que obedecer é também entender, que mesmo nem tudo dando aparentemente certo, é ao Alvo que temos que mirar; é ao Alvo que devemos renunciar as nossas vontades e desejos; é ao Alvo que precisamos SEMPRE coloca-lo como prioridade em nós. É engraçado como as pessoas acham que servir a Deus é mole; é mole quando estamos sempre nos bancos das igrejas nos tornando gados de abate, por que só engordamos e nada mais. É mole quando só pensamos em nós mesmos e não olhamos para a pessoa que está do nosso lado e nem damos bom dia, boa tarde ou boa noite. É mole quando acreditamos que somos donos da verdade e que nada nos afeta. Só que uma hora ou outra Deus rejeita as atitudes soberbas e orgulhosas e quebra a dura cerviz no meio. A pessoa tão usada, tão ungida, tão tudo que de repente Deus vai lá e coloca ela em seu devido lugar. Então vai se perguntar: porque isso Deus? E ainda tem a cara de pau de perguntar? Deus resiste aos soberbos e orgulhosos de coração. E uma hora o palco se apagam as luzes, o púlpito fica vazio, o show acaba e as máscaras sempre caem. É nesse momento que Deus entra com misericórdia e tenta mais uma vez mostrar que a dependência e obediência será SEMPRE somente a Deus! Aleluias!




Cristina Miranda - Espaço Elohim

  

sábado, 12 de janeiro de 2019

ASSUMIR A POSIÇÃO







 
Como escrever sobre algo que ainda não se viveu? Seria uma espécie de ficção ou engodo para fazer com quem está lendo achasse que eu sou expert no assunto. Esse título ficou um tempo parado sem conclusão na lista para ser postado,  porque tinha haver com uma coisa que eu precisava passar e fazer. Desde o ano passado ouvi de pessoas próximas a mim, de pessoas que não conheço e nunca vi falar da mesma coisa... Assumir a Posição! E digo que estou ouvindo isso desde o ano passado, mas era um grande enigma pessoal que eu mesma tinha que desvendar. Aos olhos de quem está de fora isso não é tão difícil ou complexo de se resolver, pois é só tomar uma posição a cerca de algo que estará tudo resolvido. Mas quando esta palavra te trás conflitos, renúncias, decisões, então Assumir a Posição é deveras complicado e requer da pessoa um esforço não só para entender, aceitar e principalmente obedecer. E por que Deus nos coloca nessa sinuca de bico, vocês podem perguntar. O mais engraçado disso é que em muitas situações não é Deus e nem o diabo, mas nós mesmo que nos colocamos nessa posição e usando um português chulo, na situação do "ou dá ou desce". As perguntas emblemáticas de de onde eu vim, para onde vou que parecem clichês de pessoas que tentam preencher um vazio existencial, podem ser boas perguntas para serem refletidas e respondidas nesses momentos.

Quando nos encontramos em momentos difíceis da vida acabamos que nos esquecemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Quem diz que nunca passou por isso, afirmo ser tu um grande mentiroso, porque sempre estaremos nessa beirada, ou melhor nessa estrada onde teremos duas escolhas; ir pela direita ou ir pela esquerda. Fato é que uma das duas direções te levarão ao lugar certo ou não e quem nunca pegou o caminho errado da estrada e teve que dar ré para voltar no ponto da bifurcação e tomar outra direção? Por isso digo que serão hipócritas os que afirmarem que nunca fizeram isso. Em via de regra essas pessoas são as que mais criticam e condenam os outros por terem errado o caminho. Mas é nessa hora que Deus sinaliza com um letreiro de todo o tamanho com luzes de neon piscantes em letras garrafais a palavra ...DESPERTA! Isso remete facilmente ao texto de Efésios 5:13-15 em que Paulo diz "E quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, ACORDE! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará." Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam ignorantes, mas como os sábios." Nesse momento, meus caros, é impossível não colocar o pé no freio, parar e olhar para trás e ver que entramos na rua errada. Temos a obrigação de parar e querer saber o que aconteceu com a nossa vida. Vida essa que não dá frutos, não rompe, não avança, não prospera, não edifica, não cura, não ajuda, não liberta e vemos que a força que estamos fazendo para viver é tanta que sentimo-nos cansados de tanto viver. Já tentou remar contra a corrente? É um esforço hercúleo em que muitas vezes não conseguimos vencer a força do mar. Puxa, quantas negativas. A princípio parece ruim, mas são essas negativas que vão nos fazer pensar no que está acontecendo e o que devemos fazer para revolver este impasse. 

Há alguns dias Deus me mostrou algo; me via num enorme pasto muito verde, um lugar lindo e de encher os olhos de alegria. No meio desse pasto vi um grande e imponente cavalo negro, com uma crina espetacular, brilhava de tão negro que era. Lindo animal pensei comigo e vi ele cavalgando por toda aquela extensão verde de pasto num dia radiante; era um cenário digno de uma bela foto. O animal corria de lá pra cá, de cá pra lá, pulava e da minha perspectiva ele estava totalmente solto em liberdade. Nada parecia segurá-lo, não havia cabresto em sua boca. Em minha visão ele era um lindo animal selvagem, livre e sem amarras. Mas em um momento ele correu muito em grande velocidade e quando chegou numa espécie de cerca ele foi contido como se estivesse preso por uma corda invisível. Mas olhando bem percebi que havia sim uma corda muito fina, muito sutil, muito delicada que quando o sol batia nela refletia luz e parecia um fio brilhante em volta de seu pescoço. Apesar de ser fina e de aparência delicada conseguiu domar e impedir que aquele corcel forte e imponente atravessasse aquela barreira. Vendo tudo isso, tive que perguntar ao Pai: O que é isso, que cena é essa? E Ele me responde e deu-me esse entendimento:
O cavalo é um animal que nos remete a companheirismo, amizade, força e muito trabalho. Este é você e essa linha sutil, fina mas forte e brilhante sou Eu. O pasto verde e muito bonito é a vida vivida na carne, ou seja, vivida do seu jeito, você usando de seu livre arbítrio fazendo somente o que quer. Só que não posso deixar você transpassar o limite, porque te amo e para que você não se perca e Eu fique sem você para realizar tudo o que tenho a fazer através da sua vida em que só você pode fazer. Posso colocar outra pessoa para fazer? Sim posso, mas Eu escolhi você e não abro mão de ver você fazendo o que escolhi para fazer. Quero te ver livre sim transpondo a barreira, mas fazendo o que é da Minha vontade  e não da sua. Se Eu te soltar vou te perder e isso Eu não vou permitir, porque nunca desisti de você. Quero sim intimidade e obediência para que você possa alcançar lugares, coisas, pessoas, que você nunca imaginou chegar. Quero que você cumpra a sua carreira que Eu reservei para você e não para outrem. Só então você vai poder viver o melhor dessa terra, mas mesmo você tendo o arbítrio ao seu favor, você precisa decidir e se posicionar o que você quer fazer: Cavalgar livre cumprindo a carreira a você destinada, ou ficar nesse cercado sem poder transpor por falta de maturidade e de entender o que Eu tenho para você.

É, agora estou podendo escrever sobre Assumir a Posição pelo simples fato de que Deus nos deixa seguir sozinhos até a página 2 e sempre chegará o tempo que Ele vai nos pegar na curva e puxar essa fina, sutil e resistente correntinha que Ele tem sobre o controle para não perder aqueles que Ele escolheu para um ministério, uma tarefa, uma missão. A lição que tiro é: não espere Deus puxa esta corda para você entender o que deve fazer o que Ele quer para sua vida. Obedeça ao chamado! Os sonhos Dele são maiores dos que os nosso e melhores também. Não espere a sua vida ser reduzida a poeira do caminho do deserto para entender que este não é o seu lugar. Não espere que Ele mostre e grite: DESPERTA! Não espere, porque o tempo urge e Ele está as portas para levar a sua Igreja com Ele. Se são pelas obras que seremos julgados, o que temos feito nesse tempo...estamos galopando presos a uma correntinha sutil ou transpondo limites e barreiras levando vida aos que não sabem o que é viver? A escolha é totalmente nossa e Assumir a Posição também!



Cristina Miranda - Espaço Elohim