quarta-feira, 25 de julho de 2018

QUAIS ESTÃO SENDO AS NOSSAS ESCOLHAS?







Em quantos momentos da nossa vida paramos para pensar de como estamos fazendo nossas escolhas; se elas estão sendo as certas e acaba se dando conta que em muitos momentos fizemos escolhas não tão boas? Assim que caminha a nossa humanidade porque é assim que somos movidos, pela nossa auto suficiência, por não estarmos centrados em algo, melhor em alguém que é muito mais capaz de nos orientar e fazer as escolhas que nós fazemos errado. É certo que Deus nos deu o livre arbítrio, mas vamos combinar que não somos muito bons em escolher o que é o bom para nós mesmos. Dependendo do momento somos egoístas e não damos atenção a situações, a pessoas e acabamos colocando como sempre os pés pelas mãos. E como fazer as escolhas certas e tomar caminhos corretos para que evitemos os tropeços? Desculpa, mas essa resposta é que não é possível. A questão não é querer ou não querer; pois não podemos evitar os tropeços em alguns momentos de nossa vida, mas podemos tentar não errar tanto quanto erramos ouvindo mais e praticando mais aquilo que nosso Mestre nos ensinou. O pior de tudo isso é que essas escolhas causam grande impacto em nossas vidas e podem acabar por definir situações que poderíamos ter feito de maneira diferente. E ainda falo mais, mesmo como cristãos; ainda assim, colocamos os pés pelas mãos como qualquer outra pessoa, mesmo sabendo que devemos entregar os nossos caminhos e escolhas a Cristo...Imagine quem não conhece a Palavra e caminha como folha seca levada pelo vento?

Falando em escolhas não podemos deixar de falar que as escolhas tem suas qualificações e creio que quando temos esse entendimento podemos compreender que não somos mais donos de nós mesmos quando entregamos a nossa vida para Jesus gerir. A gestão de Jeová é simples, básica e certeira e está muito bem descrita em Mateus 6:33 e muitos devem conhecer esta passagem da Bíblia, pois ela fala de PRIORIDADE. Se lermos o capítulo todo de Mateus 6 existem lições valiosas e também a única oração que Jesus ensinou e que ficou registrada para a posteridade que é o  "Pai Nosso" como a conhecemos. Ali Ele fala de como devemos nos comportar diante das pessoas, diante de situações diárias, diante dos costumes da época de ajudar com esmolas, orar e jejuar. Todas essas coisas que eram feitas para que os outros vissem que estavam fazendo Ele advertiu que se fizessem no secreto, ou seja, que só você e Deus vissem, num lugar guardado e próprio para este encontro. O Pai trabalha em segredo para que não nos gloriemos no lugar Dele, não busquemos a fazer com a força do nosso braço e afirmemos... "foi EU quem conseguiu". O agir de Deus é no silêncio, é no reservado pois é lá que devemos O buscar. Continuando em Mateus 6 Ele fala diretamente para nossos dias de hoje que são as preocupações do dia-a-dia; o que vamos comer, beber, vestir, trabalhar, estudar, e tantas outras mais. Ele deixa claro que não precisamos nos preocupar, ou seja, nos ocupar com algo antecipadamente, sendo que Ele não permite que sintamos falta de nada, porque também disse Davi em Salmos 37:25-28 que nunca ele viu um justo desamparado e nem seus filhos mendigar o pão. Desde de sempre Deus não desamparou nenhum dos seus que mesmo em desalinho com Ele os guardou. Adão e Eva não saíram nus do Éden, pois Deus providenciou vestimentas de pele de animais para os cobrir e dai se deu o primeiro sacrifício da humanidade.  Deus tem sempre por nós um sentimento de cuidado e zelo, mesmo quando Ele não nos dá o que pedimos, pois Ele sabe que tal coisa pode ser a nossa ruína e isso Ele não permitirá. Percebeu que Deus sempre nos viu como PRIORIDADE para Ele? Será que isso não mexe conosco em saber que Deus sempre está ao nosso lado e tentando nos orientar a fazer boas escolhas, mas principalmente buscar a Ele primeiro antes de se jogar no desespero? As aflições e situações difíceis sempre farão parte de nossas vidas, porque existem dias em que estamos vivendo de maneira plena e em outras em que achamos que nos encontramos em um "inferno astral". Mas tudo isso não é questão de sorte ou azar e sim uma questão de viver as intempéries da vida da mesma forma em que vivemos quando a bonança está conosco; colocando como PRIORIDADE buscar o Reino antes de buscar para si. A busca pelo Reino nos leva diretamente ao coração do Pai e Ele antes mesmo de sabermos que vamos precisar de algo Ele já sabe. 

Hoje em dia o que vemos é uma inversão de atitudes e posturas que revelam o quanto egoístas estamos sendo diariamente. Vivemos em tempos de filhos mimados que se define muito bem como está descrito em Provérbios 30:15 "A sanguessuga tem duas filhas que se chamam Me dá e Me dá! Há três grandes demandas que jamais estão completamente satisfeitas, quatro que nunca declaram: É o bastante!". Filhos que só buscam por que querem algo e pior pedem sem ao menos buscar estão buscando em outro pai. Nunca estão satisfeitos, sempre querendo algo e não existe a possibilidade de não ter. Já se depararam com pessoas assim que só querem e não dão nada? Somos assim com Deus, sanguessugas espirituais que achamos que por sermos filhos o Pai nos é obrigado a sustentar as nossas demandas na hora, do jeito, da forma que queremos. Esquecemos que somos cacos entre muitos cacos diante do Grande Eu Sou. E imagino Ele olhando para nós nos comportando de uma maneira tão infantil que Ele coloca a mãos na testa e diz: "Coitado de Ti, vê se cresce e me veja como um Pai e não um caixa eletrônico; no qual você digita a senha Amém ou Aleluia e Eu te dou o que você quer".

PRIORIDADE é condição do que é o primeiro em tempo, ordem e dignidade, ou seja, Deus é PRIORIDADE, vou piorar, tem que ser PRIORIDADE e para muito de nós Ele não é. Só deixamos Ele ser assim quando somos acometidos por alguma situação ruim, uma doença, uma dependência, uma perda, uma ferida, uma dor. Quando nos vemos no fundo do poço é que nos lembramos que Ele é a nossa PRIORIDADE. E pior de tudo é que demoramos para nos darmos conta disso e as agruras e desertos nunca se apartam de nós. Buscar o Reino de Deus e Sua Justiça para que as demais coisas serem acrescentadas é um sinônimo para a palavra PRIORIDADE e quem não consegue entender que sem ela só continuaremos a dar voltas no deserto vai continuar a murmurar e colocar a culpa em Deus pelo seu próprio fracasso. 

PRIORIDADE é o segredo... PRIORIDADE é a chave e quando entendermos essa condição iremos entender o que diz essa canção...

Filho
Sem intimidade Comigo, não há como você vencer
Sem dobrar os seus joelhos e na madrugada Me buscar
Sem examinar as Escrituras
Não há como descobrir os segredos que Tenho pra você
Mas sondei seu coração e vi desejo de adorar
Foi pensando, então, que decidi Me revelar
E lhe mostrar alguns segredos para uma vida de vitória e de conquista
Escuta o que Eu vou lhe dizer

Filho
Enquanto Eu for sua prioridade, pode vir o que vier
Pode também contar Comigo, seja lá para o que for
Mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita
Mas você não será atingido, verá livramento
Sou Eu o seu Deus!
Se lhe fecharem uma porta, outra pra você Eu abrirei
De preferência onde não tem parede
Só pra mostrar que Sou o Deus da sua vida
Sou o Deus da sua história
E ninguém irá sentar à mesa
Enquanto com glória Eu não lhe honrar! (...) - Midian Lima


 
Cristina Miranda - Espaço Elohim



sexta-feira, 20 de julho de 2018

RESTAURANDO VIDAS




Quem nunca precisou recomeçar?
O recomeço pode e deve ser algo que vem carregado de emoções e aprendizado por conta pelo o que se está recomeçando. Como seria a nossa vida se não existissem os recomeços? Seríamos fadados a não ter mais uma chance; seríamos fadados a morrer de várias formas mesmo que elas não significassem a nossa morte física; seríamos condenados mesmo antes de sermos julgados. Quando somos acometidos por injustiças, erros cometido, mal entendidos, situações adversas podemos nós mesmo nos levar a nossa própria condenação e isso é muito triste, porque sabemos que existe uma pessoa que mesmo sabendo que somos apenas trapos de imundícies ainda assim nos vê com um olhar de misericórdia e lança fora tudo o que em nós é ruim. Uma pessoa que é capaz de nos olhar como uma obra completa e não a forma inacabada em que nos encontramos. Jesus é essa pessoa que principalmente quando esteve em nosso meio foi o Mestre em não nos condenar. Na verdade Ele via o grande potencial que existia nas pessoas e a partir dali era feito um trabalho de restauração daquela vida. Olhando pela ótica do significado da palavra restauração é um substantivo que denota a ação ou efeito de restaurar; restauro; ação de recuperar e/ou reparar; conserto ou recuperação.O trabalho que, realizado numa obra de arte ou de construção, faz com que suas partes deterioradas sejam restabelecidas. O seu adjetivo que é a palavra restaurador é aquele capacitado para restaurar, recuperar e restabelecer. O significado das palavras são tudo para que a nossa mente se abra e faça com que façamos elos de entendimentos e sejam escancaradas janelas novas para determinados entendimentos. 

O restaurador tem que ser um especialista no que ele faz e no tipo de trabalho que ele faz, pois há aqueles que restauram móveis antigos, obras de arte, prédios, roupas; enfim, existem especialistas para tratar com cada artefato, algo que precise de ser recuperado. Existe o desgaste natural do tempo, existe o desgaste por mal uso e existe o desgaste pela falta de manutenção. A Trindade é especialista em restauração de vidas! Olhando para que foi descrito na Bíblia o que não faltam são exemplos de restaurações e recomeços. Existem técnicas que podem ser aplicadas para que haja essa restauração; são ferramentas específicas, maneiras específicas de lidar com cada material disponível para o restauro. Não é qualquer produto que se pode usar, qualquer maneira que se pode pegar; umas vezes é preciso rasgar para refazer outras precisa de tanta delicadeza que se usam luvas para não estragar o pouco que restou. Ser restaurador é muito complexo e exige anos de estudo, experiência e conhecimento histórico sobre o que se está restaurando e  em sua maioria é necessário muito tempo e paciência e um projeto para a completa restauração.  

Agora reporte essa informação para uma restauração humana, uma restauração de caráter, uma restauração do ser tricotômico que somos que é preciso passar pelas nossas três formas em nós: corpo, alma e espírito. Imagine de como é complicado reconhecer que precisa de restauração,  querer ser restaurado e passar por todo o  processo que envolve esta dinâmica. Não vou negar, é doloroso sim. Tirar o ranço dos preconceitos, das feridas, dos tormentos, das palavras de maldição lançadas sobre nós, da decepção, da perda, das mentiras, dos medos criados, dos medos colocados, inúmeros fatores estão envolvidos nessa dinâmica, mas ela se torna necessária em algum momento de nossa vida. A restauração é o prenuncio de um recomeço; é o prenuncio de que algo irá causar mudança em nós; é algo que precisa e que encontrou desejo de ser restaurado. Somos tão arrogantes em nosso pensamentos e ações que sempre achamos que não precisamos passar por recomeços e restaurações. Somos tão donos de nós mesmos que vemos que só o outro que está ao nosso lado é quem precisa desse remédio. Não vemos que a trave que está em nosso olho precisa ser tirada antes de que possamos olhar para os erros dos outros. E quando somos aquelas pessoas que já tem uma certa idade e muitas manias e que não dá o braço a torcer? Nesse momento em que nos colocamos em recomeçar e se restaurar temos medo do desconhecido e muitas vezes recuamos, nos rebelamos, e acabamos empurrando com a barriga e pior não deixamos Deus trabalhar em nós. Podemos colocar uma placa em nosso pescoço escrito assim "em obras", pois esse tratar de Deus conosco demanda muito tempo dependendo do tamanho do muro de nossas resistências. 

A tarefa de restaurar vidas é complexa, mas ao mesmo tempo recompensador, pois quando nos sujeitamos aos recomeços e restaurações nos tornamos testemunhos vivos de como nós éramos e como Jesus nos tratou e cuidou e no que nos transformamos. Isso se chama testemunho e ele causa edificação da fé e também desejo de passar por este mesmo processo. Todo processo é difícil, pois no mundo sabemos que teremos muitas aflições e aflições podemos abrir em parêntese e colocar, rejeição, medo, desemprego, dificuldade financeira, e por ai vai. Não é fácil passar por todos essas coisas sozinho, por  causa  do desalento nos transforma em seres sem esperança e com isso uma morte lenta da nossa fé. E não digo isso só para os novos na fé não.... pior, isso é justamente casos que ocorrem no meio daqueles que já estão a anos "caminhando" com Cristo, mas se recusam a serem transformados, restaurados e capacitados para recomeçarem em suas vidas em diversas áreas. O cristão ele tem que ser cristão por inteiro e não só dentro da congregação. Ele precisa ser convertido em todas as áreas de sua vida, porque como já disse antes somos seres tricotômicos, no qual fazer parte de ser um corpo, uma alma e um espírito. Qualquer desalinho em qualquer um desses "organismos" a vida não flui, ministérios não fluem, sentimentos não fluem e o corpo adoece. Restaurar tem que ser um desejo de mudança e principalmente de transformação. Deus capacita os escolhidos para fazer dos verbos recomeçar e restaurar uma máxima na vida do ser humano como um todo, pois não podemos separá-lo dele mesmo.  Ser  restaurador e disponibilizar recomeços é uma ação de generosidade para com o próximo, pois o que mais o restaurador quer na vida é a peça que passou por suas mãos habilidosas voltar a ser o que era anteriormente antes do desgaste, da falta de manutenção e do descaso e transmitir a beleza da peça original.

Uma ordem foi nos dada "ide pelo mundo e pregai o Evangelho da Salvação", mas dentro dessa frase está embutido, reconciliar, cuidar, restaurar e dar condição de recomeçar que foi o que sempre Jesus fez enquanto este em nosso meio. Precisamos querer este processo e depois que tudo esteja feito, ser nós mesmos um restaurador de vidas, não só ganhando as almas, mas sendo agentes de transformação, no qual é levar o povo ao alvo que é Cristo Jesus.  Entender que é necessário a restauração e o recomeço é dar o start que precisamos para viver uma vida plena, cheia de aflições, mas plenos da certeza que somos vencedores e que nada nos fará perder a fé e a esperança.  Este desejo de restauração e recomeço se mostra muito presente nesta canção:


"Ele abriu mão de Sua glória
Sangrou no madeiro por mim
Me conectou, salvou curou
Ele me deu um destino
Uma capa e um pouco de vinho
Ele me deu unção, cajado e pão
Pôs um anel em meu dedo
Me tirou o medo
Novas sandálias pra suportar o ide
Pôs um anel em meu dedo
Me tirou o medo
Novas sandálias e disse vai
E eu me despedi dos meus pais
E eu queimei minhas carroças
E eu afundei meus barcos no cais
E eu me despedi dos meus pais
E eu queimei minhas carroças
E eu afundei meus barcos no cais
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Pra onde eu irei se eu não tenho pra onde voltar?
Só tenho você, Deus, palavra de vida eterna
Sou, sou totalmente Teu
Fui encontrado pelo Teu amor
Pelo Teu amor
Sou, sou totalmente Teu
Fui contemplado em ser um com você
Ser um com você".



 Cristina Miranda - Espaço Elohim