sexta-feira, 25 de agosto de 2017

AO FILHO PRÓDIGO COM CARINHO






Podem me chamar de velha, mas sou do tempo em que as "Sessões da Tarde" passavam filmes muito legais tais como "Professor Aloprado" com o agora saudoso Jerry Lewis e um em especial que convêm lembrar agora  "Ao Mestre com Carinho" com o ator negro (raros naquela época) Sidney Poitier. A sinopse fala de em um engenheiro que aceita lecionar numa escola barra pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito e exigindo o mesmo entre os alunos, eles abandonaram o comportamento hostil se afeiçoaram ao Mestre. Esse poderia ser a introdução de qualquer história vivida na real nos dias de hoje em muitas escolas pelo mundo a fora. Uma turma "rebelde" que não aceita regras, que não possuem limites e que se acham os donos da verdade. Vale lembrar que por eu ter visto muitas vezes esse filme foi lançado em 1967. O tema continua atual, porque tratam de conflitos que existem até hoje. É um filme que te envolve e o final é gratificante, pois vemos o crescimento e amadurecimento dos alunos e do professor. Quando tratamos com pessoas e intelecto, existe uma troca que não só o aluno ganha, mas principalmente o professor ganha também. Nessa vida sempre somos alunos de algo seja em qualquer área da nossa vida, não é verdade? A etimologia da palavra aluno não é um ser sem luz como muitos afirmam, mas sim algo muito mais peculiar e extremamente correto que é lactente, criança de colo, ou seja, aquele que está crescendo e sendo nutrido. Volto a repetir, somos todos alunos em algum momento de nossa vida e em qualquer área que seja. E eu ousaria dizer que de certa forma somos todos rebeldes em determinados momentos de nossas vidas, porque essa rebeldia faz parte do crescimento. Existe os confrontos, as regras, os questionamentos que se não formos bem orientados podemos enveredar por caminhos tortuosos. As vezes batemos cabeça, e nos convencemos de que a nossa verdade é absoluta e inquestionável. Quando confrontados a primeira coisa é rejeitar a pessoa portadora do ensinamento e aí se instala os conflitos. Os Mestres têm que possuir muito jogo de cintura para conseguir quebrar a carapaça da rebeldia e extrair o que se tem de melhor dentro desse aluno. Assim também somos nós com Deus. 

Tenho visto e lido por aí que pessoas estão rejeitando a religião e acabam não entendendo que Deus não tem nada a ver com isso e se entristecem com Deus por conta disso. A Trindade não tem nada a ver com os mandos e desmando do homem. Eles estão acima de todas essas discussões canônicas e o que vemos são pessoas cada vez mais feridas e magoadas com "irmãos" das igrejas locais. Eu posso dizer que fui uma dessas pessoas que não conseguia separar a Trindade da humanidade. Como via a igreja na Igreja não compreendia que aquela a igreja é formada por pessoas passíveis de erros, pessoas que precisavam de cura e nem sabiam e que onde existir pessoas existirá problemas emocionais. Vi esses dias nas redes sociais um Apóstolo que afirmou com muita autoridade que nunca existirão pessoas perfeitas na igreja e que era para que nos lembrássemos que o Céu foi inaugurado por Jesus e um ladrão arrependido. (Lucas 23:43) Intrigante e instigante essa afirmação porque joga por terra todas as desculpas para as pessoas que colocaram as suas vidas nas mãos de outras pessoas e não cultivaram um relacionamento saudável com Deus. Quando vemos o homem lá na frente com o microfone na mão ou bradando na igreja achamos que eles são perfeitos e que devemos jogar todas as nossas fichas nele, mas ledo engado meu caro, pois assim como eu que careço de entendimentos e sabedoria, não enxergamos que na verdade eles são pessoas carentes de entendimentos e sabedoria também, pois nenhum de nós pode dizer que entende tudo ou sabe tudo. Nos magoamos com atitudes erradas de pessoas que levam o nome de Jesus estampado na camiseta, mas que não tem esse Jesus cravado em seu coração. Mas Deus ainda está esperando por nós essa que é a grande sacada e uma verdade maravilhosa que ocupa meu coração de uns tempos para cá e pretendo somente acrescentar mais e mais esse entendimento e sabedoria.

Agora volte o seu olhar para o título deste post e reflita: Já parou pra pensar que todos nós, cada um de nós é este filho pródigo que estava "morto" e "reviveu" e voltou para casa de seu pai descrito por Jesus na parábola que leva o mesmo nome em Lucas 15:11-32. Na vida espiritual assim como quando nascemos de nossas mães e precisamos ser nutridos com o leite materno, porque ele é durante um determinado tempo o único tipo de alimentação que recebemos para que haja um desenvolvimento correto e pleno. Quando entendemos que Jesus é a nossa Salvação somos alimentados com um alimento adequado e não adianta querer ingerir feijoada com o estômago de lactente. Acabaria nos fazendo mal e não absorveríamos o que era preciso. Imagino que quando Jesus falou dessa parábola este rapaz teve a orientação do pai da mesma maneira que seu irmão mais velho. Mas ao contrário do que todos imaginaram, ele não teve a mesma atitude de obediência e submissão do que o irmão mais velho; ao contrário, ele quis tudo que lhe era devido na metade dos bens do pai e caiu no mundo. Parece familiar? Esse filho mais novo tinha tudo; um pai que o amava, um lar, uma família, empregados, negócios e prosperidade financeira. Dava a entender que eles eram abastados, ou seja, tinham muitas posses. Ao olhar este quadro havia felicidade naquele núcleo familiar  e o quadro era bonito de se ver! Mas aquele rapaz mais novo não enxergava o quadro como ele estava exposto, pois havia dentro dele um enorme vazio que ele acreditava que seria preenchido com o dinheiro e posses de seu pai. Olhemos para 2017 e eu te pergunto: Essa atitude do filho mais novo não se encaixa em muitas pessoas pelo mundo a fora? Quantas pessoas podem comprar tudo com o dinheiro, mas não se sentem plenos e nem completos? A imagem no espelho da vida aparece retorcida e faltando vários pedaço e que  nenhuma cirurgia plástica é capaz de recuperar. Suas vidas pessoais são fragmentos daquilo que eles desejam ser e quando se veem dessa maneira, vazias, elas recorrem a muitos ansiolíticos e psicotrópicos porque não são capazes de gerencias as suas emoções e muito menos suas frustrações e elas não entender a dor que estão sentindo. É uma dor irracional, mas que existe de fato. Quando temos que lidar com o vazio emocional acabamos construindo grandes armadilhas que nos levam a tomar caminhos dolorosos. O medo e incertezas nos confundem e nos tornamos paralisados por nutrir tamanha ilusão. Acabamos ficando presos em nós mesmos e imediatamente procuramos pessoas para serem o nosso porto seguro, ou usando o português clássico, procuramos por moletas humanas capazes de nos carregar e pensar por nós. 

Ok! Deus nos deu o livre arbítrio assim como o pai da parábola de Lucas 15 sequer questionou o porquê e para que o filho queria a sua parte na herança ele ainda sendo muito jovem. Posso fazer uma ideia de como o coração desse pai ficou dilacerado, ao ver as costas desse filho indo embora de seu lar. Esse pai sabia que o filho não tinha maturidade e nem responsabilidade com tanto dinheiro a sua disposição. O mundo tem muitos atrativos que a princípio não te cobram nada, mas lá na frente tudo é cobrado, porque todas as nossas atitudes tem consequências e aprendemos a duras penas que temos que ser responsáveis para arcar com todas elas. Quando li este texto vi muitas pessoas que foram criadas dentro de igrejas e que hoje estão "divorciadas de Deus". Eu não fui criada dentro de uma igreja cristã desde a infância, mas recebi Cristo na minha vida a pelo menos 15 anos e senti como eu fui este filho pródigo muitas vezes. A princípio não fui abraçada pela minha igreja e acabei deixando de frequentar e ninguém procurou por mim até hoje. Voltei a colocar meu pé no mundo e vivi usufruindo o que ele tinha de "bom", mas a cobrança veio e bateu a minha porta. Voltei Cristo e junto comigo foi meu marido e juntos vivemos momentos extraordinários do sobrenatural de Deus. Mas tivemos problemas com pessoas que acabaram nos machucando e machucados nos mudamos de Estado. Quantas vezes Deus olhou para mim como o filho pródigo? Hoje posso sentir toda a alegria de ter um relacionamento com Ele e na minha maturidade pessoal e espiritual também sou capaz de ver o quanto de tristeza causei ao coração do meu Pai, pois Ele viu minhas costas muitas vezes ao longo desses quase 50 anos. Ele viu também as vezes que me machuquei com pessoas e colocava Deus em cheque, porque tudo ocorria dentro da instituição igreja e espelhava com isso a imagem que Deus permitiu meu ferimento. Eu não tinha maturidade para entender que a Igreja de Cristo é composta de seres humanos falhos e incapazes de gerenciar as suas próprias frustrações e emoções. O centro da Igreja é a Trindade, mas só vemos pessoas no comando. A canalização de suas frustrações e emoções são feitas através de mentiras, fofocas, contendas, assédio moral (quando falamos de liderança e liderados); enfim, uma gama enorme de adjetivos ruins que não podem fazer parte da Igreja de Cristo e nem da denominação nenhum que carrega Seu nome. A verdade é que existem muitos filhos e filhas pródigos que não tem maturidade de pegar sua herança e cair no mundo. O mundo nos dá uma falsa sensação de liberdade que na realidade nos vicia, arruína e nos faz sofrer. O pior é que não damos nosso braço a torcer e continuamos pagando um preço desnecessário. 

Em outras traduções do mesmo texto de Lucas 15 fala sobre A Parábola do Filho Perdido. Me responde uma pergunta, quantas vezes nos sentimos perdidos e sem direção? O filho determina que haja a partilha dos bens desse pai. Sempre que estamos no controle de nossas vidas acabamos indo para bem longe do nosso Pai e vivendo as delícias do mundo e não adianta tudo isso porque é um tempo perdido. Durante a narrativa vemos que ele tem a falsa impressão de que tudo vai bem e nada vai acontecer. Mas o tempo passa e o dinheiro, a vida, a saúde se esvai por entre os dedos. Tudo fica relativizado e não temos mais nenhum discernimento de nada. Acabamos nos tornando "mendigos emocionais" que orbitam em determinados lugares e perto de pessoas que nos dão a falsa sensação de preenchimento e saciedade. Visualize esta cena: um pai na soleira da porta sentado admirando e podendo até estar pedindo a Deus que cuidasse de seu filho que partiu; ele vislumbra uma silhueta que caminha com uma certa dificuldade pela fraqueza e fome e cansaço cambaleante e esse pai nutri no coração a esperança de ver mais uma vez aquele que partiu. Do mesmo lugar que este pai o viu partir e que dilacerou seu coração ele viu este filho voltar aos seus braços arrependido, maltratado pela vida que viveu, dizendo que sabia que fez o errado que não se importava que o pai não o aceitasse mais como um filhos, mas que o aceitasse como um escravo. Você acha mesmo que esse pai vendo o seu filho que para ele estava "morto" iria mesmo o aceita-lo como escravo? Claro que não! Deus não quer marionetes, fantoches e muito menos escravos...Ele quer e deseja Filhos! Principalmente os pródigos que vageiam pelo mundo achando que não tem mais jeito. Na verdade não sabemos que quanto tempo o filho pródigo ficou fora e nem com quantos anos ele retornou.

Jesus foi o Mestre dos mestres, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e assim como mencionei no inicio deste post, as vezes nos rebelamos contra o Mestre, mas Ele tem total convicção e certeza que vamos entender e dizer que o mundo não tem nada a oferecer, mas somente o amor desse Mestre é capaz de nos ensinar a admoestar da maneira certa para o nosso entendimento e evolução. 

Para terminar quando mencionei o filme "Ao mestre com Carinho" esqueci de falar sobre a trilha sonora que foi a música To Sir With Love, ou para nós Ao Mestre com Amor, que é cantada por uma das personagens no final do filme quando a turma faz a sua homenagem ao seu mestre que o refrão diz assim: "O que posso lhe dar em troca? Se você quisesse a lua eu tentaria começar, mas prefiro dar meu coração. Ao Mestre com amor"
Mesmo que você esteja combalido e achando que o Pai não vai te receber de volta, não se deixe levar pelas verdades que o inimigo coloca na sua mente. Lembre-se que quando o filho chegou ele foi recebido com festa, roupas limpas e um anel no dedo que traduz autoridade. Deus quer te autoridade e te ensinar com amor que mesmo que você erre ainda dá tempo de voltar para casa. 


Cristina Miranda - Espaço Elohim

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O MAL DO SÉCULO: NOSSA MENTE E NOSSOS JULGAMENTOS







É engraçado que quanto mais a gente lê, quanto mais a gente aprende, mais dá vontade de saber. Conhecimento é viciante, mas um vício bom que te acrescenta, te faz amadurecer e crescer. O conhecimento pode ser comparado a um doce que você goste muito e que fica impossível comer um só. Ter o Espírito Santo como mestre e principalmente como amigo está sendo um grande aprendizado na minha vida. Minha mente não reage mais aos assuntos do cotidiano como agia anteriormente, porque tudo tem um colorido que não havia antes. Diante de qualquer situação vivida, lida, vista na TV ou na internet me afloram perguntas que imediatamente coloco em pauta com meu amigo Espírito Santo e juntos vamos desbravando os temas mais improváveis que posso imaginar. É tanta coisa que existe dentro do ser humano em si mesmo que daria páginas e mais páginas de incontáveis livros e publicações. Sempre gostei muito de ler e estudar e escrever sobre coisas que me interessava. Nunca me vi uma blogueira, mas como hoje tenho este recurso ao meu alcance, não me fiz de rogada e comecei a desbravar esta selva que já existem de tudo o que é tipos, assuntos e estudos. As margens das antigas folhas de papel almaço em que eu tinha que usar para fazer as minhas redações ficaram extensas longas e infinitas, pois não existem mais limites para a nossa tecnologia atual. Abraçar essas ferramentas foi um clique e com uma ajuda extra do meu amigo Espírito Santo tenho redigido artigos que não é porque foi eu quem escreveu, mas tenho gostado muito e o melhor de tudo está sendo o processo de criar todos esses post no Blog. Estar a disposição para passar por tudo esse processo tem sido no mínimo gratificante, pois eu mesma tenho crescido e me alegrado em Deus por tudo que tenho recebido de graça e pela Graça. Pode parecer estranho, mas em tudo vejo a mão de Deus nas coisas mais simples da vida. As pessoas que me conhecem e estão acompanhando meus posts afirmam que mudei de nível nas publicações e se vocês lerem meus posts antigos fica nítido essa diferença. É fato! A evolução existe para todos que querem mudar!

Ser profundo na simplicidade é muito complexo, porque temos que ter um nível de entendimento muito alto que teria creio que por meio de cursos ou faculdades, enfim, qualquer ambiente que faça a nossa mente emergir da ignorância e começar o pensar. O estímulo ao pensamento seria muito bom, mas na sociedade em que vivemos isso é um instrumento muito complicado e perigoso para estar em determinadas mãos. A manipulação do conhecimento, da mente, das pessoas, já nos mostrou historicamente que não dá certo esse tipo de "escola". Os detentores do poder/conhecimento normalmente dentro da história da humanidade sempre  foram pessoas que possuíam características meio que comuns: eram cultos, estudioso ou perturbados emocionalmente. O lado emocional do ser humano mostra muitas das vezes que não somos capazes de aceitar o tamanho dos nossos próprios fantasmas; não sabemos gerenciar as nossas próprias emoções. Somos feitos de tantas células, tecidos, órgãos, e muito material genético, mas o que vai contar muito em cima desse "chassi" chamado corpo humano é o que temos dentro de nossa cabeça. Quanto mais emocionais, sanguíneos, verborrágicos, sensíveis, irados, temperamentos difíceis ou extremamente tímidos e introvertido; tudo isso vai recair sobre o nosso corpo e aí a mente vai se sobrepor ao corpo, porque é nessa hora que o corpo padece pelo o que passa pela nossa cabeça. Lixo emocional e saber gerenciar as nossas emoções são temas muito atuais nas principais #hashtags na rede, pois sempre haverá do que se falar sobre as nuâncias que envolvem o fator humano e onde habita em suas mentes. Os psiquiatras e psicólogos que o digam, pois esta seara está cada vez mais necessitada de seu olhar, pois a humanidade está padecendo com o mal do século: CRISE DE ANSIEDADE. Este tema tão peculiar e atual não me passou desapercebido quando conversando com uma amiga de trabalho no qual ela me confidenciou que não sabia se ela iria trabalhar no dia seguinte, porque ela estava tendo crises de pânico. Muitos a volta dela falam e a maioria das pessoas pensam que é "frescura" que é "corpo mole", uma "besteira" que a pessoa se deixa levar ao desespero. O pânico é algo que nasce dentro da mente e toma por completo o seu corpo e ele dá sinais de taquicardia, sudorese, tremedeira, falta de ar, sensação de morte iminente e muitos outros sintomas. Pode se apresentar como problemas para estar perto de pessoas e parece que o mundo as esmagam, as paredes se mexem como que as devorasse. É assustador, pare para pensar... onde está a frescura nisso? O que mais me chamou a atenção foi ela disse assim: "Obrigada pelo apoio" e eu respondi "Que isso, não me agradeça, não fiz nada... só não julguei você" e ela me respondeu: "Foi diferente da maioria e ainda está me ajudando." Isso me fez parar pra pensar, pois o que temos lá fora é um monte de pessoas prontas para te julgar; julgar sua roupa, suas palavras, seus desejos, sua postura, enfim, uma série de coisas que acabamos que quando vivemos em uma sociedade como as de hoje, em que as brigas de criança tomaram outra dimensão chamado de bullying, que ao contrário da minha época nas brigas de colégio em que brigávamos na saída e depois cada um ia pra casa com seu machucado pra casa; hoje é altamente letal sendo categorizado como crime. O mundo caminha para sua autodestruição, pois a nossa mente está caminhando para isso. A falta de tempo, o stress, as cobranças, metas impostas, a falta de gestão empresarial em muitos aspectos, muitas horas de trabalhos e uma remuneração que em muitos casos não compatíveis com as cobranças, enfim, tantos fatos que giram em torno da vida profissional que acabam afetando a vida como um todo. A maior parte do dia de um empregado normal (8 horas do dia) é ficar num ambiente altamente nocivo se sua mente estiver sendo bombardeada por ofensas subliminares e assédios morais. Muita coisa gira em torno de nosso ambiente de trabalho que nem sempre só flores. A ansiedade tem elevado o nível de pessoas que precisam de afastamento médico para se tratarem porque elas não conseguem segurar  pressão do dia-a-dia e acabam sucumbindo aos problemas de insônia, pânico, ou seja, situações que começam na cabeça e acabam afetando o corpo diretamente. 

Quando digo que tudo me chama atenção agora eu não estou mentindo. Minha mente está ligada em outro patamar e por conta de uma frase de uma amiga numa conversa no WhatsApp me chamou atenção a querer e fluir sobre este assunto. Mas não é só isso; parece que tudo que tem a minha volta estão ligadas a mim de alguma forma e aí consigo liga-las de alguma maneira com a Palavra que é o objetivo deste Blog. Estou lendo um livro publicado em 2016, e que está bem próximo de ir parar nas telonas dos cinema. O Livro é O Homem Mais Inteligente da História que nada mais é a própria Odisseia do autor, psiquiatra, psicólogo, dentre outros títulos acadêmicos, que era ateu e mergulhou dentro de si mesmo e se envolveu tanto no meio dos ensinamentos de Cristo, que isso foi capaz de modificar o caminho por ele inicialmente havia trilhado em uma pessoa que hoje crê em Deus e em Jesus Cristo. Ele estudou a mente de Cristo de uma maneira científica, mas mergulhando de cabeça.  Voltando  a minha conversa com minha amiga um trecho ficou muito nítido na narrativa dela "(...) Sem amor não há inclusão social sustentável. A Europa, palco da Primeira e da Segunda Grande Guerra, precisa redescobrir um Jesus não religioso, uma amor que transcende barreiras culturais, que abraça mais e julga menos, (...)". Contundente essa pequena frase, mas muito real e verdadeira que habita fora páginas de um livro considerado de auto ajuda. Jesus foi um grande exemplo para todos nós sempre ouvimos isso, mas nunca vimos a dimensão do que isso significava. Sendo o autor médico ele escolheu estudar o livro narrado pelo médico Lucas para fundamentar o seu achismo. O autor achou que nada haveria para estudar nesse livro apesar de ser narrado por outro médico e ele indagava: Como é que uma pessoa inteligente, que fez o juramento de Hipócrates como médico pôde seguir para o resto de sua vida um mero crucificado? Esse é Jesus! Não tem explicação, mas podemos viver isso. Falo de Jesus, mas Deus já tinha planejado tudo e muito mais, Ele quando viu que o homem não sucumbiria ao mal; Ele se encarregou de deixar tudo bem explicadinho nas linhas de textos e mais textos, no qual, inspirados pelo meu amigo Espírito Santo, usou de homens que aceitaram a tarefa de deixar registrado a solução dos problemas da humanidade. Várias passagens bíblicas mostram as respostas para aprendermos a gerenciar as nossas emoções e variados dilemas. 

Em Mateus 6:25 vem intitulada assim na Bíblia King James Atualizada "As Preocupações da Vida". Já pelo título entendemos que Deus já sabia de nossas necessidades e preocupações cotidianas e assim pôs Jesus para ensinar que "Portanto, eu digo: Não se preocupem com a sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo que, hoje existem e amanhã são lançadas ao fogo, não vestirá muito mais vocês, homens de pequena fé. Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? ou o que vamos beber?ou Que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia seu próprio mal." Seria razoável tentar entender que a solução para as preocupações diárias de hoje podem ser resolvidas dessa maneira? Como seria mais fácil entender nas entrelinhas e fora delas que Deus CUIDA de nós nos mínimos detalhes. Mas tem uma condição: Em primeiro lugar temos que buscar o Reino de Deus que as demais coisas nos serão acrescentadas! Para nós que temos acesso a esse conhecimento, porque entregamos a nossa vida a Cristo já é complicado, imagina para quem não entregou-se e nem a Cristo? Outra passagem bíblica muito difundida e que nos mostra o quanto Deus nos ama no verbo presente é de Salmos 23. Na Bíblia King James Atualizada diz que "O Senhor é meu pastor; nada me FALTA. Em verdes prados me faz descansar, e para águas tranquilas me guia em paz." Olha que certeza maravilhosa! Compreendem quando digo que Deus é um Deus do nosso presente? Porque no Antigo e no Novo Testamento Ele revela que Ele está cuidado de nós o tempo todo.  Deus também é Aquele que fez grandes obras no passado e Aquele que fará grandes obras no futuro, mas na nossa vida do dia-a-dia de hoje nesse exato momento em 2017 Ele já CUIDA de nós nos mínimos detalhes. 

A resposta do mundo para a minha amiga seria "deixa de palhaçada e vá trabalhar", mas Deus me deu Graça para dizer "não me agradeça eu não fiz nada... só não julguei você". Julgamentos são venenos que caem com conta gotas ou a baldes dependendo da situação. Desde muito cedo Deus mostrou ao seu povo que os julgamentos feitos aleatoriamente sem nenhum senso de justiça são perigosos e não são certos (Levíticos 19:15). Apesar de estarmos inseridos em uma sociedade democrática e que nela existem as leis do Estado; estamos também sujeitos a sermos julgados pelos nossos atos, mas de outra forma e só cabe a Deus nos julgar, e pode crer que irá chegar esse tempo em que estaremos diante Dele para o nosso acerto de contas. Quando julgamos uma pessoa colocamos nela estigmas que muitas das vezes não são verdadeiros e acabamos rotulando as pessoas para sempre. Quando julgamos é o mesmo que apontoar os erros dos outros sem que antes vejamos os nossos próprios erros; e na maioria das vezes é o mesmo erro do outro. Quando julgamos a racionalidade parece estar ao nosso lado, mas esquecemos que do outro lado existe uma pessoa que por algum motivo agiu de uma determinada forma, ou se vestiu de uma determinada forma, mas houve uma razão. Apoio  é melhor que julgar, pois se não fosse assim não teríamos sobre nós todos os dias um sol raiando significando que Deus teve misericórdia de nós e permitiu que abríssemos os nossos olhos novamente pela manhã. Se Deus teve misericórdia de mim e de você este dia, porque vou olhar com olhos de julgamento para uma pessoa que está ao meu lado? Porque vou censurá-la sem saber antes o que acontece? A maioria dos bullyings que ocorrem hoje em dia são baseados em julgamento que uma pessoa faz e que persuade a outros a ver a mesma coisa que ela e assim começam a caçada brutal. 

A mente humana é capaz de feitos extraordinários, tendo em vista, no auge da evolução e tecnologia que vivemos hoje, no entanto, a mesma mente capaz de produzir feitos tão extraordinários também é capaz de criar pensamentos e verdades inexistentes que só levam ao corpo físico dor e sofrimento. A mágoa e rancor causado por terceiros, por exemplo, são extremamente nocivos a nossa saúde física. A falta de perdão também é outra forma agravante de doenças físicas causadas pela mente. Somos máquinas maravilhosas ricamente criadas para ter um funcionamento perfeito, mas devido ao nosso caráter nos separando do Amor de Deus acabamos ficando perfeitamente imperfeitos, mas entender  e abraçar essas imperfeições não nos tornam menores ou coitados aos olhos do Pai. Abraçar e aceitar as nossas mazelas e limitações nos ajuda a nos sentirmos vivos e capazes de aceitar as nossas limitações, mas o que mais importa nesse processo é além de aceitar as nossas limitações precisamos entender as limitações do meu semelhante. Abrace mais e julgue menos, abrace mais e aponte menos, abrace mais e fale menos. Abraço é terapêutico e capaz de curar feridas que nosso olhos não são capazes de enxergar, mas que maltratam o corpo físico. 



Todo lixo emocional vem encharcado de silêncios, acusações, medos, desrespeito, repreensões. Não expomos as nossas fragilidades por medo dos julgamentos e apontar de dedos. Jesus não julgou ninguém em toda a sua caminhada em nosso meio, ao contrário, Ele compreendeu as mazelas e limitações da vida, pois sendo Ele somente o único que restou no quase apedrejamento da mulher pega em adultério; podendo Ele atirar a primeira pedra naquela mulher, ELE NÃO ATIROU! (João 8:1-11) Tem um música do rock nacional que diz: "Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra!" 
E você, seu teto é de vidro? Pode atirar a primeira pedra?


Cristina Miranda - Espaço Elohim

domingo, 13 de agosto de 2017

OS ATRIBUTOS DE DEUS: ONISCIÊNTE




Onisciente característica ou condição, quem tudo sabe e conhece, quem tem saber absoluto, pleno conhecimento infinito sobre todas as coisas. Esse é o significado de ser oniscientes. A palavra Espírito Santo no Antigo Testamento, em hebraico, quer fizer Ruah que significa vento, sopro ou brisa. Já quando feita a tradução para o grego é pneúma que também significa soprar e respirar. Tudo tem significado já reparou? Interessante que os significados conduz o nosso entendimento e conhecimento. Assim fica fácil de conceber a ideia de que o Espírito Santo seria um "ser" fluido se desloca como o vento faz. É excelente essa ideia do vento, pois ele sopra para onde quer, do jeito que quer; forte ou fraco, para lá e para cá ou para todos os lados ao mesmo tempo. O vento é livre e não há quem possa conter o vento, engarrafá-lo por exemplo. Vento é o ar em movimento, algo que não podemos ver, mas podemos sentir. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade que se move, sopra para todos os lados e carrega em si a sabedoria para a concretizar o que é da vontade de Deus. Como já afirmei em outros posts anteriores, para se ter um relacionamento com alguém é preciso ter intimidade e que também esteja livre emocionalmente. Livre das prisões emocionais, livre do lixo tóxico que nos torna inerte e perdido, porque não sabemos o que fazer e nem para onde ir. Temos que ser livres das palavras ou sentimentos, ou momentos que nos aprisionam e dentro de 4 paredes invisíveis que nos fazem incapazes de amar. Ser privado de nossa liberdade de locomoção deve ser muito ruim, mas pior do que isso é a prisão emocional. Ela nos limita tanto que não somos capazes de dar passos para concretização de sonhos, dar amor, lidar com as frustrações ou caminhar e seguir em frente apesar dos percalços. Mas é libertador saber que Deus sabe de todas as coisas inclusive o que passa em nosso coração!

Mas a liberdade de tudo isso veio em Cristo que nos libertou de tudo, inclusive da formalidade que impõe a religiosidade e nos deixou livres para nos aproximar com confiança ao Trono da Graça de Deus (Hebreus 4:16). Todo relacionamento pede liberdade, confiança e amor. Pelo poder do Espírito Santos muitos milagres são vistos e sentidos. Todos os atributos de Onipresente, Onipotente e Onisciente fazem parte da Trindade assim como os outros atributos, mas estes mais ou menos sintetizaram os outros, pois é assim que vemos a figura de Deus: quem tudo pode, quem tudo sabe e quem pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 

Quando me dei conta de que estava escrevendo sobre estes atributos especificamente, me dei conta de que Onipresença estava ligado ao Deus Pai, o Criador; Aquele que era, Aquele que é e Aquele que há de vir. Já a atributo de Onipotente estava ligada a figura de Deus Filho, pois Jesus usou de sua Onipotência para ter o poder de até mesmo se despir do poder para servir ao próximo e ser exemplo para nós. E agora vemos a terceira pessoa da Trindade que é o Espírito Santo como a parte do ser Onisciente que também é Pai e Filho "No 4º Concílio de Latrão de 1215 da Igreja Católica, definiu a Trindade como "uma realidade suprema, incompreensível e inefável, que é verdadeiramente o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ao mesmo tempo as 3 pessoas são consideradas juntas e cada uma delas isoladamente - informação colhida do Livro Encontre com Deus na Cabana de Randal Rauser, página 50". A Teologia foi capaz de estudar e testificar que os três são um quando que ao mesmo tempo são vistos também de maneira isolada. É incrível e como é difícil de ser absorvida pela nossa mente pequena. Como pode 3 pessoas distintas ser 1 só?
Jesus nos avisa em João 14:16 que Ele iria partir, mas que deixaria O Consolador e em outras edições um outro Advogado a fim de que esteja para sempre conosco. Jesus já sabia de sua partida eminente e certificou que nós não ficássemos "abandonados" e nem nos sentíssemos assim. O Consolador a quem Ele se referiu também como Advogado é o Espírito Santo que já sabia e nos faz saber a cerca das coisas do Reino. Ele habita em nós e quando permitimos Ele nos revela o oculto das Palavras de Deus, manifesta o poder conecta com o Amor do Pai e por isso recebemos Dele toda a informação necessária para nossa vida, tais como, o pastor o que vai pregar, o levita o que vai tocar no louvor, o mestre o que ensinar e o que escrever, as palavras do Evangelista para tocar no coração de quem não conhece a Cristo, o profeta a revelação do desconhecido e o Apóstolo para onde e que ferramentas usar para iniciar a obra em lugares distantes ou cuidar dos pastores. 

O Espírito Santo...

Nos Convence (João 16:7-9). Não é nossa eloquência e palavras bonitas que fazem com quem não conhece a Cristo o aceite como verdade em sua vida, mas sim o Espírito Santo.  
Nos Atrai (João 6:44) Por serem uma Trindade quando Jesus coloca que ninguém pode vir a Ele a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair Ele está declarando que o Espírito Santo o fará. O Espírito Santo nos atrai para junto ao Pai, mas temos que fazer isso passando por crer e se entregar a sua salvação através do sacrifico feito na Cruz por Cristo declarando que só Deus é o Senhor e fazendo a Confissão de Fé.
Nos Ensina (Atos 16:14) Todo aquele que crê e recebe o Espírito Santo Ele nos capacita e nos ensina a cerca das Escrituras assim como foi com Lídia nessa passagem de Atos. Ao abrir seu coração e receber o Senhor; o Espírito Santo a fez compreender tudo o que Paulo ministrava.  
Nos Sela (Efésios 1:13-14) Nessa passagem Paulo declara que somos selados com o Espírito Santo da Promessa que guarda o nosso direito de herdarmos, pois somos propriedade exclusiva de Deus e Seus Filhos para Seu louvou e da Sua glória e co-herdeiros juntamente com Cristo das Promessas vindouras. 
Habita em Nós (1 Coríntios 6:19-20) Somos como santuário do Espírito Santo que habita em nós para que possamos realizar as mesmas obras ou maiores as quais Jesus mencionou aos discípulos em João 14:12-13, pois é necessário crer e pedir em Nome Dele e Ele o faria para que o Nome do Pai fosse honrado. Portanto, cuide bem desse corpo físico que o Espírito Santo habita, pois não é só da aparência externa, mas principalmente a interna que é aquela que só Deus vê.
Nos Consola (João 14:16) O Espírito Santo também é como O Consolador é aquele que ficou na terra para nos ajudar em todas as coisas entre nós e o divino. Eles nos cura, nos ajuda nos momentos complicados da vida, principalmente nas grandes perdas. Perdas são muito difíceis de ser digeridas, porque não sabemos lidar com a morte. Nesse momento pessoas tentam nos consolar, mas palavra alguma é capaz de nos consolar e por isso que contamos com nosso amigo Espírito Santo para cuidar dessas questões tão humanas e tão complexas que só Ele pode nos ajudar. Se Ele é o Consolador Ele sabe de tudo o que precisamos para sermos consolados. 
Nos Guia (João 16:13) O Espírito Santo nos leva ao caminho da verdade e Ele nos guia por essas veredas. Ele nos mostra o caminho a seguir para estarmos alinhados a vontade do Pai que é Boa, Perfeita e Agradável.
Nos dá Poder ( Atos 1:18) Lucas ao escrever Atos dos Apóstolos menciona que devemos  receber o poder do Espírito para que possamos ser testemunhas dele por onde quer que a gente for, seja em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil ou outros países, ou seja é a missão da igreja, pois Ele é o sucesso da missão da igreja. Somos testemunhas de Cristo através do poder a nós dado que é o Espírito Santo de Deus.
Intercede por Nós (Romanos 8:26) Quando não temos como dizer, nem como pedir, nem o que falar o próprio Espirito Santo intercede por nós, porque existem momentos que ficamos paralisados com determinadas situações ou não sabemos mesmo como se dirigir a Deus. Nossas lágrimas e orações em línguas nos conecta com o Pai através do Espírito Santo e nos ajuda a fazer o que é necessário ser feito. 

O Espírito Santo está constantemente conosco e nunca nos abandonará. A Onisciência do Espírito Santos é fazer a vontade do Pai, pois Ele tudo sabe, tudo pode e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo e vejo a verdade do significado da palavra Ruah... Vento...Sopro...Brisa. Se Onisciência é saber sobre tudo, o Espírito Santos é este vento impetuoso que está em todo lugar, sabendo sobre tudo e ao mesmo tempo e nos ajudando a caminhar pelos Caminhos da Fé; Ele que nos convence, nos atrai, nos sela, habita em nós, nos consola, nos guia, nos dá poder e intercede por nós.

Em 1 Coríntios 2 existem vários versículos explicando e revelando o Espírito Santo, mas o que destacaria o versículo 12 que diz: "Nós, entretanto, não recebemos o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito de Deus, a fim de que possamos compreender o que por Deus nos foi outorgado gratuitamente", ou seja, concedido, permitido de graça.


Cristina Miranda - Espaço Elohim

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

OS ATRIBUTOS DE DEUS: ONIPOTENTE







Onipotente significa alguém que é capaz de fazer tudo, não tem nenhum tipo de dificuldade e que é Todo-poderoso. Um ser onipotente é aquele que não precisa de ninguém, que ele é poderoso em todos os sentidos, segundo o site significados.com. Este é um outro atributo de Deus, pois Ele pode tudo sem depender de ninguém. 
"Nunca ninguém tão grande se fez tão pequeno para fazer grandes os pequenos". Quem afirma isso e acredita nessas palavras é Augusto Cury, psiquiatra, psicólogo, pesquisador e escritor. O mais bonito nessa frase não é ela em si, mas a verdade que passou a fazer parte da vida deste ex-ateu, cético e cientista que não acreditava e nem concebia a ideia de Deus até ser levado a estudar a natureza da personalidade de Cristo. No livro "O Homem mais Inteligente da História", ele conta como foi estudar a personalidade de Jesus e como esse estudo foi capaz de mudar totalmente a visão deste pesquisador. O modo de olhar do autor mudou para o modo enxergar. O Deus que se fez homem, essa é a afirmativa mais ampla e correta descrita na Bíblia em João 1:14 e Hebreus 2:17-18. É fácil para nós olharmos e ver Jesus, porque sabemos de sua história e de como se deu; Ele foi semeado no ventre de uma jovem virgem, nasceu e cresceu como qualquer um de nós; estudou, pois aprendeu o oficio de se "Pai" José, o carpinteiro e foi criado em meio de amor tanto de mãe quanto de pai. 

Mas, mesmo desde menino ele agia e pensava de um jeito diferente, porque na verdade ele sabia que não era uma pessoa comum. Nossa identificação com Jesus é de como Ele está mais próximo de nós do que Deus Pai. Jesus seria como o nosso irmão mais velho que está sempre ao nosso lado para nos mostrar o caminho correto a seguir. Mas também não seria um atributo de um pai zeloso? Sim, mas a humanidade de Jesus foi palpável e se não fosse o bastante houveram 4 testemunhas de sua existência; são os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. O mais incrível foi o fato de que Ele se despiu de toda a Sua majestade e veio até nós humilde e simples, sem grandes revelações ou apresentações fantásticas. Quem poderia imaginar  que de Nazaré poderia estar o ser humano mais interessante e extraordinário da Terra? Já imaginou você vivendo naquela época e ter tido Jesus ao seu lado como vizinho da casa ao lado? Nazaré era uma pequenina cidade da Galileia e por muitos anos foi repudiada até mesmo pelos próprios judeus pela mistura de raças com os pagãos na época do cativeiro junto aos assírios, Os pagãos foram enfraquecendo a sua descendência, mas a fama fez com que o povo de Israel não visse com bons olhos os nascidos ou criados naquele região. O lado sul da Galileia já era diferente, pois não houve essa mistura racial, até o sotaque de quem morava em Nazaré era diferente dos que eram judeus ortodoxos. Até nisso Jesus pensou, que todos soubessem o Messias vinha da onde ele menos poderiam imaginar. Na cidade em que Ele viveu não conseguiu fazer nenhum milagre, mas mostrou ao mundo inteiro que de onde você menos imagina ali pode estar a saída, a solução e que nunca as aparências podem fazer parte de nosso pensamento. 

Mais uma vez vemos Deus se acomodar ao nosso pequeno intendimento e nos deu o maior de todos os exemplos de como devemos andar e agir neste mundo já corrompido pela idolatria e todo o tipo de pecado. Quando Deus Filho se esvaziou de si mesmo, de tudo e limitou-se a imagem humana, nascido de mulher, no qual, Deus viu graça nela; Ele não perdeu o seu atributo de Onipotente, porque o poder de fazer qualquer coisa ainda estava nele, porém Ele atribuía este poder ao Pai através de sua vida. Como Deus nos usa? Quando estamos dispostos, tendo um relacionamento com Ele e sabendo que nada vem de nós e sim de Deus. Todos os créditos são Dele e para Ele! A Bíblia diz que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda seremos capazes de dizer a monte saia dai e vá para lá e ele sairá. Jesus afirma nessa passagem de Mateus 17:20 que nada será impossível para nós mediante ao fato de termos FÉ. A Fé é uma grande chave para movimentar o mundo espiritual e cheia de poder.

Umas das coisas que Jesus nos deixou de legado também foi o fato de que precisam exercitar a nossa fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Do que valeria se Deus Pai viesse passando uma borracha na humanidade e acabar com o pecado se ele está instalado até as raízes mais profundas da sua existência? De nada valeria...o povo iria voltar a fazer tudo  novamente e a possibilidade de redenção e perdão não existiria, porque ela só existiu pelo o que Jesus fez na cruz. Alguém teria que ter tomado o nosso lugar, mas mais que só tomasse o nosso lugar, mas que fosse além. Sempre vamos ver Jesus como uma figura palpável que nasceu, cresceu, viveu e morreu assim como acontece com todos nós. A nossa identificação com Jesus é imediata, porque se encaixa no nosso entendimento, pois ele evoluiu como nosso em um corpo físico; célula por célula, membro por membro. A vida de Jesus do ponto de vista físico ocorreu da mesma forma do que eu ou você em tudo ele passou por processos assim como nós. Mas a única coisa que era diferente Dele para nós era a sua missão. Qual seria a sua missão que Deus te designou? Você acha que só Jesus teve um propósito em seu nascimento? Não! A todos nós Deus deu uma missão a ser cumprida: que o mundo possa vir a conhecer e receber a Palavra Dele para a humanidade. É maravilhoso saber que cada nascimento tem seu propósito, que não estamos de passagem só para viver e morrer. Estamos aqui, porque somos um projeto e não somente indivíduos errantes sem rumo e sem direção. Quando as pessoas não sabem a que vieram nesse mundo recai sobre elas os problemas existências, porque elas não sabem nem de si mesmas e nem o porque estão aqui. 

Jesus enquanto homem sentiu todas as emoções humana e Ele mais do que ninguém sabe o quanto foi difícil para Ele e pôde compreender o quanto que seria difícil para nós. Ele sentiu raiva, amor, dor, decepção, compaixão, sede, fome, cansaço. Apesar de sua magnitude Ele sentiu exatamente como nós. Ele fazia milagres, mas principalmente Ele ensinava, porque Ele estava fazendo a vontade de Deus. Ele podia erguer as mãos e acabar com a cegueira, com a lepra, com a paralisia ou com o morte e fazer mudar toda a circunstância, mas Ele se submeteu ao Pai para nos ensinar que o poder vem Dele. Jesus sempre se referia a Deus como Pai. Louco isso! Mas Jesus era Deus e Deus era Jesus. Onipotente é ter o poder para até mesmo se despir do poder para servir ao próximo e de exemplo nós. Ele esvaziou-se de si mesmo para nos salvar.

Jesus mesmo morto venceu e nunca ninguém tão GRANDE se fez tão pequeno para tornar GRANDES os pequenos. Poder e majestade pertencem somente a quem tem o Nome que está acima de TODO o nome... Jesus! (Filipenses 2:9)


Cristina Miranda - Espaço Elohim

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

AINDA EXISTEM PROFETAS!






"Tenho ouvido muitos gritos e barulhos que o povo emite,  mas que não tem nada que ver Comigo. Ter um culto racional não é se entregar a uma histeria coletiva, e gritos inteligíveis e coisas que não atraem o Reino a Terra. Os Dons não são dados a todos, mas os  Dons do Espírito que são Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento, Fé, Dons de Cura, Dons de Milagres, Profecia, Discernimento do espírito, Variedade de Línguas e Interpretação não estão sendo expostos na igreja porque, as pessoas não estão pedindo a mim e isso não está nem edificando a Igreja e nem os irmãos em Cristo. Tudo que vejo é tudo menos a racionalidade para chamar a atenção para alimentar a alma e não o Espírito que habita em vós. Ter autoridade não é gritar, dar pulos, nem rodopios. Vejo isso a tempos, mas o que menos vejo são cultos racionais que alimentam o Espírito e curam a alma. De que adianta alimentar a alma e matar o relacionamento Comigo? A alma tem gana e é insaciável, que devora os sonhos, as realizações e a intimidade que constroem Comigo; a alma consome o que se recebe no culto, porque é feito com alma."

Introdução que veio ao meu coração e ainda lateja como ferida aberta, porque isso está acontecendo agora mesmo em qualquer templo que diz que adora a Deus. Ainda existirão outros trechos em aspas pela frente. Infelizmente o que escrevo não é para jogar na cara de ninguém e nem cito nomes, mas diz um velho ditado que se a carapuça serviu enterra ela até o umbigo! Antes de escrever para o blog tudo passa por mim e dentro de mim e a dor é tremenda coisa que não dá para definir em palavras, mas só quem é como eu sabe do que estou falando. Deus deu os Dons para serem usados para a edificação do povo e a disseminação da Palavra para todo o mundo. Isso que faço é uma espécie de missão, pois acabo chegando em países que nem imaginava colocar meus pés um dia e estou chegando. Mas a ferramenta para isso são os Dons que Deus nos dá conforme as nossas habilidade e as quais Ele quiser nos dar. Eu posso querer um Dom, mas não ser da vontade Dele para dos planos do Reino e não ter o que quero... Vou bater os pés de pirraça? NÃO, porque quando se atinge uma certa maturidade espiritual entendemos que Deus sabe o que faz e somente pergunto O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA? Deus nos responde sempre podendo ser de maneira direta ou indireta. Mas como admoestar as pessoas mesmo sabendo que isso pode se virar contra você? Vida de Profeta é assim mesmo, em sua maioria não são levados a sério e esse é o ônus deste Dom. Ninguém te escuta ou diz que não sabemos o que estamos falando. Matar a carne conforme diz Paulo em Romanos 8 é entre aspas matar a alma e calar os desejos e receber pelo Espírito e do Espírito que vem o combustível correto para caminhar com Deus. Já colocou diesel num carro que precisa ser colocado como combustível gasolina? Com certeza vai dar ruim e seu carro não vai sair do lugar. Teremos que chamar um guincho, porque terá que ser levado direto para um mecânico tentar consertar a besteira que foi feita. Assim é o que está acontece em muitas igrejas que estão alimentando almas ao invés do Espírito. 

Então devemos ficar estáticos inertes durante o culto? NÃO! Apenas precisamos saber o porque e como fazer, porque Deus não quer robôs; Ele quer filhos que tenham um relacionamento com Ele e seus irmãos. Demonstrar amor, compaixão, domínio próprio e os outros Frutos do Espírito não passam pelos sons estranhos que na verdade não passam do teto. Não é assim que funciona o mundo espiritual, porque o inimigo não sai de perto de nós quando gritamos. "Senão vier de Mim não faça, sinta-Me primeiro e sinta paz e ai se manifeste o Meu Espírito em você e não a sua alma. Estarei no seu meio e haverá Minha manifestação através de sua vida e haverá cura, libertação e restauração. Quanto mais se alimenta a alma mais filhos famintos de atenção, do Meu amor ágape, de valores, de princípios e como crianças não crescem desnutridas e se alimentando deste púlpito vazio acabam por ficarem em estado de inanição. Os princípios de como deve se agir e ser um culto racional está bem longe de ser racional." 

Romanos é um livro escrito por Paulo que mostra  como é necessário se esperar para viver como cristão não se espelhando em pessoas (judeus ou gentios), mas sim  se espelhando em Deus, no Cristo que fez o que era necessário para que somente vivêssemos matando nossa carne todos os dias, porque somos pecadores desde o nascimento. Não ler a Palavra de Deus leva-nos a caminhar por caminhos que não são os caminhos do Senhor. Tudo foi escrito, tudo foi dito e tudo foi feito e ainda me pergunto, porque esse tipo de situação de "Sessões Evangélicas" que acabam em resultando em achismos de que tudo está bem e na verdade o povo está morrendo de fome. Mas não culpo somente as lideranças, mas  o povo que não lê, não ora, não busca, não estuda e principalmente não busca um relacionamento verdadeiro e profundo em Deus e visam pessoas nesse púlpitos "vazios". Jamais Deus permitiu que nenhum filho seu, qualquer que seja, seja enganado por falta de conhecimento. Deus não permitiu, mas não depende Dele que você se deixe enganar! O interessante de ler Oseias nos dias de hoje mostra de como muitos a coisa ainda não mudaram depois de tanto tempo passado, ao contrário, hoje se  tem muito mais acesso a informação, mas muitos são os carentes de entendimento. Quando o povo não faz o mínimo para ter intimidade como Pai, vai ter intimidade com quem? Quem acha que vai mudar e viver no meio dos que se dizem cristãos, mas não vivem como tal? Todo o conhecimento e sabedoria estão na Bíblia. O Pai nos ajuda e orienta a buscar o caminho que leva a Ele. Sem ela a vida fica como um navio sem capitão, avião sem comandante, ou seja, ficamos totalmente sem rumo e direção, a deriva. É triste e dolorido saber que as pessoas não entendem e que estão sendo levadas para um poço sem fundo e a um possível caminho da total destruição. Triste diagnosticar que o fato que Oseias não mentiu e que ele foi um Profeta de Deus que falava o que Deus mandava. Me perguntei o porquê eu sinto a dor que Deus sente e não consigo ficar imparcial a toda essa prosopopeia que parece real e verdadeiro, mas que não passam de embustes. Peço perdão já de antemão, mas não posso ficar calada diante de tanta inutilidade gospel que tenho visto pelos caminhos da vida e das mídias. Não sei vocês, mas não consigo participar dessa igreja. Essa igreja que não alimenta, não cura, não há a manifestação do Reino, que não une, que não liberta, que não ama, que enfraquece a fé do povo e faz o rebanho do Senhor se espalhar. Foi escrito por Mateus e dito por Jesus que os falsos profetas viriam e que levariam o povo ao engano e tudo que está escrito na Bíblia vai se cumprir. Mas não é preciso cair na armadilha e se deixar levar por emoções carnais e infantis. Elevemos o nosso pensamento cativos a Cristo (2 Coríntios 10:4-6). 

Encerro este post com as palavras escritas na Bíblia King James Atualizada e também com o que disse uma amiga vendo a minha tristeza e preocupação de como dizer algo profundo e doloroso: "...E se alguém não gostar, que coma só as batatas."


"(...) Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo. E estarmos preparados para repreender qualquer atitude rebelde assim que alcançardes a perfeita obediência. (...) Apesar de tudo,, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor", portanto, quem se vangloriar não será aprovado, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda. " (2 Coríntios 10)



Cristina Miranda - Espaço Elohim


quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ARRIVALS AND DEPARTURES = CHEGADAS E PARTIDAS







Nos aeroportos do mundo inteiro em qualquer idioma local sempre tem escrito as palavras Arrivals e Departures que em português significa Chegadas e Partidas. Demorei para engrenar neste post, porque não sabia o porquê essas duas palavras começaram a povoar a minha mente toda vez que eu queria escrever. Já deve ter se passado quase um mês desde que senti no coração de escrever sobre isso, mas me perguntava o que? Aeroporto existem dois sentimentos antagônicos que o permeia; primeiro a alegria de viajar ou de chegar de uma viagem e outra o sentimento de tristeza da partida de alguém muito querido que se vai e não sabemos se e quando vai voltar. Falemos da primeira parte que é quando vamos viajar que programamos tudo e é em sua maioria uma alegria, pois é a recompensa por termos trabalhado o ano todo e que agora podemos descansar e em um lugar onde não conhecemos e quem fica sabe que você tem dia e hora para voltar vai ficar acompanhando tudo pelas redes sociais, porque somos assim mesmo exibidos. Vamos vislumbrar esta chegada pelo âmbito da vida... Quando estamos esperando a chegada de um novo membro da família seja natural ou adotado, fazemos exatamente o que fazemos quando fazemos os preparativos para ir viajar e ter as nossas merecidas férias. Desejamos muito, fazemos planos, compramos os acessórios necessários, ficamos com a expectativa de ver o nosso sonho sendo realizado. Nessa mesma vibe imagina a felicidade de Deus quando Ele idealizou você? Ele te conhece mesmo antes de você ser gerado e por isso sabe o que início, meio e fim de sua vida. A alegria segundo a Bíblia de Estudos da Mulher é um dos Frutos do Espírito e que é claramente diferenciada dos prazeres temporais deste mundo que estão sempre associados a circunstâncias. Uma mulher cheia do Espírito Santo continua a alegrar-se ,mesmo enfrentando problemas. Quando você se alegra, essa alegria pode ser dividida com os outros. Permanecer na fé é a chave para se ter essa alegria. Em Gênesis Deus mostra a sua tremenda alegria em criar tudo o que conhecemos hoje, o dia, a noite, as estrelas, a natureza com suas plantas, os animais e a sua maior e predileta criação, o ser humano. A alegria que Deus teve quando criou todas essas coisas pode ser comparado ao nosso intelecto de como uma mãe que espera por seu filho querido. Deus deu a mulher o privilégio de gerar vida assim como Ele na criação. Ele gerou vida, deu nome, colocou todas as coisas em seu devido lugar. Separou tudo conforme teria que ser para que houvesse o equilíbrio e a perfeição nesse mundo. Deu um nome para nosso planeta, Terra, e por isso tudo tinha sua identidade e propósitos. A alegria da chegada ou do termino de um projeto é indescritível dependendo do ponto de vista de quem o fez. Cada vez que coloco um ponto final em meus posts me sinto realizada, pois tenho a convicção de quem fiz o que me foi dado a fazer e quando fazemos o que nos pedido a fazer sentimos que fazemos parte de algo maior, sentimos que realizamos algo; mesmo que para outros isso não seja nada ou até seja insignificante. Mas para mim que fiz, que coloquei cada detalhe e palavra e pesquisa antes de escrever, quando contemplo a minha "obra" terminada me sinto realizada assim como me senti quando fui mãe. Em algumas publicações de Bíblias vemos a seguinte frase de Neemias 8:10 que diz que a alegria do Senhor é a vossa força e em outras diz que que era para que o povo  não se entristecesse, porque aquele dia era consagrado ao Yahweh o Senhor. 

Dependendo da partida gera uma certa tristeza, porque partida quer dizer alguém que vai para algum lugar e também pode ter o sentido de não voltar. Tenho um filho que mora longe de mim a bastante tempo; uma hora era aqui mesmo dentro do país, mas em um Estado bem distante e agora ele e sua família estão morando fora do Brasil. O sentimento de quando ele chegava era de imensa alegria e o de partida era uma tristeza só. Não tem como não ficar com o coração na mão quando vemos os nossos amigos ou parentes passando pelo portão de embarque. Dá um nó na garganta e uma tristeza profunda nos acomete, porque não sabemos quando será a próxima vez que iremos nos ver novamente. Ainda bem que existe a nossa "querida" internet, porque assim pudemos encurtar as distâncias, mas coração de mãe sabe como é né?! Nunca será o suficiente a não ser quando estamos perto o suficiente para abraçá-los. Todas as vezes que me sinto triste pela falta de alguém querido o certo é não se entristecer e sim se alegrar, mas se alegrar, porque Deus está andando comigo neste momento difícil de saudade. Essa palavrinha que não existe significado em outros idiomas machuca demais o coração da gente. Temos saudades de pessoas, momentos, gostos, sensações que um dia nos deram muita alegria e hoje não existe mais. Outro dia vendo um vídeo do meu pai falecido meus olhos se encheu de lágrimas e de saudades. Meu pai não poderei mais conviver, porque ele já se foi mas a saudade ainda que dolorosa nesse momento, sei que um dia ela vai deixar de doer e passar a ser uma feliz lembrança de um momento descontraído que apresentava no vídeo; ele dançando aos 80 e poucos anos como uma criança contente mas já com a demência senil  já instalada. E quando essa partida é pra sempre? De que maneira ela doe? Ainda não somos evoluídos e entender que nada nesse mundo é eterno, poque ele foi criado para ter um começo meio e fim em todas as coisas, inclusive em nós. Ninguém vai ficar para a semente como dizias os antigos. A chegada de uma vida trás tanta alegria e felicidade que posso dizer que é na mesma medida da tristeza da partida ou morte de alguém que amamos. É no momento exato de nosso nascimento que começamos a morrer. Chegadas e Partidas são movimentos que é princípio da natureza e não existe como se livrar disso. O ciclo da vida é assim é imutável; mas existem pessoas que não se conformam com a lei natural e ficam querendo mudar as situações e mudar o que é natural. Nascer e morrer são ciclos, são momentos que temos que passar sem chances de não viver. Passar por eles com Deus diria que seria com alegria, pois muitos deles podem ser os momentos em que vamos rir e outros chorar. As tristezas pelo luto se tornam marcas indelével que ficam com o uma cicatriz que está ali por conta de ter sido recente ou pode ser apenas uma marca vai te fazer lembrar de momentos.
  
Aprendi com o passar dos anos e tive a certeza quando alguém descreveu isso para as telas do cinema de que Deus nos ama tanto que faz algo que ninguém mais faz que é recolher as nossas lágrimas sejam elas de tristeza ou alegria. Lágrimas são sementes que quando lançadas palavras de nossos lábios Ele joga as lágrimas recolhidas para germinar o que nasceu em nosso coração e saiu de nossa boca. A Palavra do Senhor é uma espada de dois gumes, ou seja, ela tem fio para separar as coisas tanto as boas ou como as coisas ruins. Cada palavra que lançamos está encharcada de emoções e seja ela qual for Deus vai depositar as lágrimas nessas palavras e ali nascerá o que você proclamou. Deus é tão maravilhoso que não só vê nossas lágrimas como também as recolhe/guarda em seu odre e as enxuga. Quem mais faria isso por nós? Quem mais se inclinaria e olharia para nós com tanta compaixão e enxugaria as nossas lágrimas; e ainda existem momentos em nossas vidas que nos achamos sozinhos... Ao mesmo tempo que é lindo ter essa certeza é assustador, porque tudo que plantamos colhemos e por isso devemos vigiar sempre o que falamos e o que desejamos em nosso coração. Lembra da Alegria Fruto do Espírito? Então este fruto que devemos desenvolver dentro de nós o tempo todo, pois mesmo com o coração enlutado, triste ou feliz é com esta mesma alegria que devemos andar, porque sabemos que Deus está ao nosso lado mesmo nos momentos mais difíceis e que ter essa alegria não é desrespeito e sim a convicção de que vivemos pela fé e pela fé veremos a vitória prevalecer em nossas vidas. 

As lágrimas recolhidas por nosso Pai é reservado para regar todos os sentimentos existentes em nosso coração sejam eles bons ou ruins. Tudo ceifaremos assim está afirmado na Palavra e por isso temos que tomar muito cuidado com o que desejamos e falamos. Chegadas e Partidas geram sentimentos opostos e ao mesmo tempo iguais, pois podemos sentir tristeza na chegada ou alegria na partida; como é complexo o ser humano...e principalmente antagônico. Mas foi assim mesmo que Deus nos fez, nascemos assim porque são nas diferenças que existe a beleza da criação, pois se tudo fosse igual que graça teria? Chegadas e Partidas, alegrias e lágrimas estão misturadas, pois tudo isso pode acontecer no Embarque e Desembarque que é viver nesse mundo. Creio que muitos já leram este poema e eu achava que era de um autor desconhecido, mas estava enganadaseu título é Pegadas na Areia. Ele foi escrito em 1938 por uma mulher chamada Mary Stevenson. Como ela não tinha a hábito de assinar seus escritos muitos foram que se apropriaram deste poema e em 1987 foi comprovada a sua autoria. Mas o que mais importa são as palavras que fizeram desse poema um dos mais bonitos e verdadeiros que já li. Deus sempre estará ao nosso lado tanto nas CHEGADAS OU PARTIDAS...



"Um dia eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
E no céu passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava percebi que eram deixadas dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes  da minha vida. 
Isso aborreceu-me deveras e perguntei ao Senhor:
- Senhor, tu me disseste que, tendo eu resolvido te seguir, tu andarias sempre comigo em todo o caminho? Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegada na areia. Não compreendo que na hora que mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu: 
- Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas de prova e sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegas eram as minhas. Foi exatamente aí que te carreguei nos braços".


Cristina Miranda - Espaço Elohim